GTO – Great Teacher Onizuka: você nunca viu um professor como esse! O mangá, em publicação pela editora New Pop, aqui no Brasil, atualmente está no seu 11º volume.

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Great Teacher Onizuka
©Great Teacher Onizuka, NewPop

Hoje quero apresentar vocês à obra Great Teacher Onizuka, de Touru Fujisawa.

Eikichi Onizuka e a decisão de se tornar um professor fodão

Eikichi Onizuka, de 22 anos de idade, veio ao Japão em busca de uma vida de sucesso e estabilidade financeira. Todavia, a única coisa que encontra é um emprego medíocre e uma vida triste. Formado na faculdade Eurásia, uma das menos renomadas do país, ele passa seus dias sentado abaixo de uma escadaria espiando as calcinhas das colegiais que passam por ali. Essa tem sido a rotina de Onizuka.

Com seu jeito delinquente, cabelo loiro e brincos, Onizuka não costuma passar uma boa impressão para as pessoas, principalmente quando o assunto é entrevistas de emprego, no qual as pessoas o taxam como “sem qualificação e/ou requisitos necessários”, sem mencionar o comportamento totalmente despojado e inapropriado dele. Ainda assim ele consegue ser carismático e despertar nas pessoas um vestígio de fé, fazendo com que possam acreditar no potencial que ele possui.

Em uma dessas rotinas de Onizuka, enquanto olhava para as calcinhas das estudantes, uma em particular veio a ele e começou a o indagar. A partir daí, para impressionar essa garota, ele começa a apresentar a ela uma pseudo vida. Ele dizia que tinha vários carros luxuosos, muito dinheiro, tudo o que uma garota, do tipo interesseira, poderia querer de um homem de sucesso. Onizuka chegou até a roubar um carro de fato. Quando, enfim, a leva para um karaokê e as coisas começam a parecer darem certo, um homem bem mais velho que Onizuka grita pela menina, do lado de fora do prédio. A garota, tomada por euforia, pula nos braços do senhor que, descobrimos mais tarde ser um professor. Nesse momento Onizuka decide se tornar um professor.

Great Teacher Onizuka
©Great Teacher Onizuka, NewPop

Os primeiros passos como professor

Após a decisão de se tornar um professor, os objetivos priori de Onizuka estavam focados nos seus últimos acontecimentos, que se relacionava com seu envolvimento com a colegial. Sendo professor, estaria mais próximo de garotas mais novas que ele e não chamaria a atenção por ele ser mais velho e, de quebra, quando estivesse com 40 anos, poderia estar casado com uma jovem de 20. O lado pervertido de Onizuka o impulsionou a esse objetivo.

Nesse meio tempo, altos e baixos aconteceram para Onizuka, chegando até mesmo a desistir de ser um professor (GTO [Great Teacher Onizuka]) e passar a se chamar GDO (Great Driver Onizuka), marcando o período em que ele passou a dirigir um caminhão, fazendo entregas pelas cidades. Mas isso logo acabou quando recebeu uma ligação de uma diretora de um dos colégios particulares mais renomados do país, oferecendo a ele uma proposta de emprego. Claro que existe todo um contexto para essa situação, porém é mais interessante ler e acompanhar de perto.

E assim, Onizuka se torna um professor.

Great Teacher Onizuka
©Great Teacher Onizuka, NewPop

Os primeiros obstáculos e as primeiras conquistas

Após assumir o cargo como professor nessa escola, Onizuka se responsabiliza pela classe que é totalmente mal falada pelos professores e também alunos da escola. Boatos que rondavam os corredores diziam que professores procuraram até o suicídio, justamente por não conseguir suportar essa tal classe. O primeiro desafio de nosso mestre iniciava-se naquele momento.

Os primeiros dias foram difíceis, onde armaram para ele. Um dos alunos que eram perito em manipulação de imagens, pegou uma foto dele e ‘photoshopou’ com um cenário erótico masoquista. Após criar esta edição, espalhou por toda a escola, sabotando a reputação de Onizuka. Esse foi o primeiro obstáculo que ele enfrentou. Mas com seu jeito malandro e esperto, afinal ele também já esteve sentado em uma daquelas cadeiras, fazendo as mesmas coisas que esses moleques, ele subverteu a situação e, aos poucos, conseguiu chamar a atenção desses “alunos insuportáveis” e criando laços de amizade e confiança.

Enquanto essas coisas vão sendo apresentadas, questões como o bullying também são abordadas na trama. Um desses personagens que sofre com este problema tentou o suicídio duas vezes, sendo que em ambas Onizuka o impediu e o salvou da morte. Esse se torna um dos principais problemas de Onizuka como professor responsável de uma classe.

Great Teacher Onizuka
©Great Teacher Onizuka, NewPop

Sobre os mangás de Great Teacher Onizuka no brasil e considerações finais

Great Teacher Onizuka está sendo distribuído pela editora New Pop que, atualmente, laçou o volume número 11. Os lançamentos acontecem de forma mensal. Os traços, desenhados com uma ênfase absurda em alguns momentos, evidenciam com mais veemência os sentimentos dos personagens. Considero a obra uma ótima indicação para pessoas que curtem o gênero de comédia e também o ecchi, que é muito explorado em Great Teacher Onizuka.

Digam nos comentários o que acharam de Great Teacher Onizuka, queremos saber de vocês!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.