Haikyuu!! mostra que não existem limites para os nossos sonhos O mangá de vôlei acompanha a história de um jovem garoto com o sonho de se tornar um grande jogador de vôlei

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Haikyuu!!
© Haikyuu!!

Haikyuu!! talvez seja um dos maiores do seu gênero. Ao falar de mangás de vôlei, é quase certo que o primeiro que virá a mente será ele. Ao longo dos anos de sua publicação, Haikyuu!! foi conquistando seu espaço e criando seu legado que, hoje, é praticamente unânime. Claro que existem outros mangás com temática de vôlei. Contudo, Haikyuu!! sempre será aquele que será o mais citado e recomendado para quem quer iniciar no esporte.

Porém, não somente por ser um mangá de esporte que cativou tanto o público, mas também pelo fato dos personagens, que foram muito bem construídos. No tocante a criar um vínculo com o leitor, Haruichi Furudate foi simplesmente perfeito.

Além de introduzir personagens que, desde o início, são muito enfáticos, expressivos e fáceis de apaixonar, ele também apresenta personagens que, inicialmente, são irritantes, mas no decorrer da história passam a ser extremamente importantes e preciosos.

Haikyuu!! é uma obra de arte que pode mudar vidas, assim como qualquer outro mangá de esporte. Narrativas esportivas, às vezes, podem ser subestimadas pelo fato de serem praticamente sempre sobre as mesmas coisas. Entretanto, sempre há um diferencial, um ponto que as tornam únicas e fazem delas singulares na vida de cada um que as lê.

Sobretudo, mesmo tendo uma mensagem objetiva  que se repete em todas as histórias desse gênero, a determinação e a resiliência, cada autor tem sua maneira única de transmitir esta mensagem. E é isto que faz a diferença em cada nova história. Ou seja, assim como outros mangás, Haikyuu!! também possui um poder significativo para mudar a vida de uma pessoa.

Aquele que deseja se tornar “o pequeno gigante”

Ao longo de 402 capítulos, compilados em 45 volumes, seguimos a história de vida de um jovem chamado Shoyo Hinata. A magia de Haikyuu!! já começa aqui. Com apenas 1,64cm de altura, ele deseja se tornar um grande jogador de vôlei. Após assistir uma partida de uma grande promessa chamada “O Pequeno Gigante”, da escola Karasuno, sua paixão pelo esporte aflora.

A grande problemática, por assim dizer, é o fato do tipo de esporte e a altura dele não convergirem. É um pensamento quase que unânime que, para se tornar um jogador profissional de vôlei, é necessário ser alto. Então, Furudate inicia a jornada da determinação e resiliência, denotando que não há limites para a realização de um sonho. Tudo é possível.

Seguir nessa trajetória de Hinata em busca de ser um jogador de vôlei é impressionante e arrebatador. Cada nova partida, cada novo adversário, cada nova frustração. Tudo isso nos aproxima ainda mais do personagem, fazendo com que torçamos intensamente por ele. O sonho de Hinata se torna nosso próprio sonho.

Haikyuu!!
© Haikyuu!!

Os personagens impactantes de Haikyuu!!

Como supracitado, se tem uma coisa sublime em Haikyuu!!, são os personagens. A construção que o autor dá a cada um deles é incrível. É impossível não acompanhar o mangá e torcer loucamente por eles, ou mesmo querer saber qual será o futuro de cada um. Cada qual com sua própria personalidade, com qualidades e imperfeições, traumas e superações.

Ademais, a jornada de Haikyuu!! não é somente sobre Hinata, embora ele seja o protagonista e boa parte da narrativa esteja focada nele. Com um olhar macro e sensível, é possível perceber que é uma história que envolve superação e determinação de vários personagens.

Haikyuu!!
© Haikyuu!!

Todos ali são importantes. Quer seja para a evolução própria ou mesmo para ajudar na evolução de outro personagem, como uma espécie de ponte. Analisar por este lado torna todo o universo construído por Furudate conectado em todos os pontos. Haikyuu!! é uma obra de arte. Talvez uma das evoluções mais tocantes seja a de Tobio Kageyama e de Kei Tsukishima.

Claro que falando acerca dos jogadores de Karasuno. Se for entrar no âmbito de personagens de outras escolas, ou seja, no geral, é difícil citar todos de tanta evolução pessoal que teve. Em síntese, é preciso ler o mangá para compreender todas essas nuances da história.

Finalizando a crítica sobre o mangá Haikyuu!!

Em conclusão, leia Haikyuu!!. Será uma experiência única e inesquecível. Aliás, para atiçar ainda mais um pouco e instigar você a ler, tem um arco no mangá que se passa no Brasil, onde o Hinata começa a jogar vôlei de praia. É um ponto bem divertido e legal do mangá.

E você, já leu Haikyuu!!? Se ainda não teve a oportunidade, não perca mais tempo e o coloque em sua lista de leitura. Vale muito a pena acompanhar a jornada do pequeno Hinata em busca do seu sonho. Por fim, deixe aí nos comentários a sua opinião sobre o mangá.

Haikyuu!!
© Haikyuu!!

ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.