Hataraku Maou-sama! – O demônio na Terra Porque servir batatas é tão difícil quanto conquistar reinos

Bolinhodearroz
Hataraku Maou-Sama!
©White Fox / Hataraku Maou-sama!

Considerado como um dos maiores sucessos da temporada de abril de 2013, Hataraku Maou-sama! é também um enorme mistério do porquê, mesmo após seu também sucesso de vendas na light novel (que, aliás, finalizou agora em 2020 com 21 volumes), não recebeu uma segunda temporada até hoje. Produzido pelo estúdio White Fox, o anime de 13 episódios, baseado na série de novels (2011) escrita por Satoshi Wagahar, deixou muitos fãs com gostinho de quero mais e até mesmo o autor da obra afirmou que está fora de seu alcance uma continuação, mesmo também querendo muito.

Agora, sobre a trama principal: Em Ente Isla, os moradores de todo o continente vivem atormentados pelo Rei Demônio Satã, o rei do submundo onde as criaturas das trevas residem e é considerado a encarnação da crueldade e do medo. Certa vez, esse Rei Demônio declarou guerra contra os humanos com o objetivo de juntar esse mundo ao seu reino de trevas e quando ele estava prestes a completar seus planos de dominação, surge um herói, em meio a todo aquele sangue e caos, que reverte a situação e traz a esperança para os humanos ao vencer aquele grande mal em nome da igreja.

Dessa forma, por se ver encurralado e (parcialmente) derrotado, o Rei Demônio abriu um portal para outro plano e fugiu com a promessa de recuperar suas forças e, um dia, retornar para sua vingança e conquistar e governar todo o continente de Ente Isla. Esse portal o fez cair direto em uma pequena cidade do Japão, onde ele teve que se adaptar e formular seu plano, junto de seu servo (e melhor amigo) Alsiel para conquistarem o mundo e Ente Isla após conseguir ser… promovido no MgDonalds.

Hataraku Maou-Sama!
©White Fox / Hataraku Maou-sama!

Isso mesmo, o Rei Demônio agora está na terra (com o nome de Maou Sadao), vivendo uma vida normal e sendo o funcionário perfeito na lanchonete que trabalha, buscando o ápice da sua profissão que é ser promovido a gerente e sobrevivendo com a ajuda de seu leal servo, Alsiel, que gerencia sabiamente o salário recebido pelo seu senhor, afinal, agora eles precisam se virar nessa nova realidade onde sua magia é totalmente escassa e jogar as regras daqueles indivíduos.

É muito engraçado acompanhar o cotidiano de Maou e de seu servo para sobreviverem e aproveitarem cada parte das coisas boas que a vida na Terra oferece. Por serem pobres, fica ainda mais hilário ver como precisam se virar e economizar dinheiro, simplesmente pelo fato de que se apegaram ao novo mundo e a nova realidade, principalmente o Maou que não deixa mais evidente seu desejo de retornar para Ente Isla e de governar seu antigo mundo.

Outra coisa também é que as interações entre os personagens são extremamente divertidas e vão melhorando ainda mais no desenvolver da história, com garotas apaixonadas, inimigos que se tornam aliados e por aí vai. Isso sem contar o Alsiel entrando de cabeça na vida de dono de casa, enquanto Maou se dedica de corpo e alma em seu emprego para dar tudo certo e poder gerenciar a lanchonete como sempre quis.

Hataraku Maou-Sama!
©White Fox / Hataraku Maou-sama!

Esse anime é daqueles que nos conquistam logo de cara e vai ficando cada vez melhor, sobretudo após o aparecimento da heroína Emilia (agora Yusa Emi) que também passou pelo portal e está vivendo uma vida de ser humano comum, porém se dando muito melhor na vida que o Rei Demônio. Nos primeiros dias ela até que tenta enfrentá-lo para, finalmente, matar seu adversário e poder salvar Ente Isla, mas ela só percebe que ele não se importa mais com coisas de sua vida anterior e agora só quer usufruir os prazeres da vida humana.

Yusa Emi só traz mais conteúdo para a história, mostrando como ela lida com as situações da vida de maneira mais adulta, mesmo obcecada em matar o Rei Demônio e sempre o espionando, até tudo mudar e ela apenas aceitar sua nova vida. Cada interação dela com a dupla é muito melhor do que a outra, principalmente quando ela julga os dois por não saberem se cuidar. Como são pobres, eles mal possuem dinheiro para comprar comida, por isso vivem com a geladeira vazia, comendo o que conseguem cozinhar ou comprar e sem poder morar em um local maior.

Hataraku Maou-Sama!
©White Fox / Hataraku Maou-sama!

Mesmo assim, Maou ainda parece se dar muito melhor com a nova vida do que ela. Apesar dela ganhar mais e ter mais maturidade, ele é quem se adequou muito melhor com as regras do mundo humano e nem se importa mais com seu outro mundo. Esse lado da história é a parte mais interessante e mais cômica, porque todas as ações do personagem são voltadas com foco total em seu desejo de conseguir a tão esperada promoção na rede de fast foods, MgDonalds (paródia com o nome McDonalds).

Apesar de antigos inimigos sempre surgindo onde o Maou se encontra agora, o enredo do anime consegue não apenas administrar cada chegada em seu momento, como também fazer com que o personagem, simplesmente, lide com todo esse caos de maneira totalmente descontraída e em benefício dos humanos, não apenas o seu. Aqui percebemos o quanto o Rei Demônio evoluiu e se arrependeu dos seus atos passados, demonstrando que a nova vida como um humano é muito mais valiosa e cheia de coisas boas do que ele pensava.

Hataraku Maou-Sama!
©White Fox / Hataraku Maou-sama!

Com todas essas confusões de novos seres atrás de Maou e sua busca por uma vida sossegada e de sucesso em seu emprego, as risadas são garantidas e o enredo vai se formando de maneira muito absurda e confusa, mas curiosamente totalmente interessante e viciante.

Hataraku Maou-Sama! é aquele tipo de anime que te surpreende com seu humor verdadeiramente divertido, sem forçar em nenhum momento, não poupando seus espectadores com umas doses de ação quando é necessário, gerando questionamentos sobre coisas impossíveis que se tornam tangíveis sob nossa visão. Embora existam aqueles que questionem o anime a partir da metade de seus episódios, principalmente por deixar de seguir mais a light novel e passar a seguir uma considerada “segunda fase fraca” com humor repetido e fillers desnecessários.

Hataraku Maou-Sama!
©White Fox / Hataraku Maou-sama!

Sinceramente, como opinião de quem não leu a light novel, o anime não passa a decair em seu nível dessa forma como podem apontar. Geralmente o ponto de vista de quem leu sempre será divergente daqueles que só acompanharam a adaptação animada e está tudo bem manter opiniões distintas, sobretudo porque a experiência é boa para todos e aqueles que se incomodam estão livres para não assistir também.

A única parte ruim é que, por ter sido um anime de apenas uma temporada de 13 episódios, a adaptação da light novel para anime se encerrou no segundo volume e ficamos órfãos do resto da trama que chegou ao fim com 21 volumes, assim a animação acabou sem uma justificativa exata para o rumo que tomou, porém isso não nos impede de gargalhar, se divertir com os absurdos e torcer pelo nosso querido Maou.

Hataraku Maou-Sama!
©White Fox / Hataraku Maou-sama!

Agora deixo o conselho para assistirem e descobrir o seguinte: será que o tão destemido Rei Demônio, o Maou Sadao, irá conseguir subir de cargo? Deixem aqui nos comentários se já conheciam esse anime e o que acham dessa obra que nos conquista de jeito com esse humor demoníaco.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.