Katsudou Shashin – O Primeiro Anime Conheça a primeira obra da história dos animes.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Katsudō Shashin
© Katsudō Shashin

É indescritível o impacto que as animações japonesas têm em nosso país. Os fatores pra que isso ocorra são muitos, desde nossa curiosidade pela cultura e como as obras são apresentadas, até a nossa proximidade com o povo, visto o exemplo de termos, no Brasil, a maior comunidade nipônica fora do país de origem.

1-Conceito

Isekai Quartet
© Isekai Quartet/Studio Puyukai

Anime se refere à animação ou desenho animado. A palavra é oriunda de “animação” em japonês, referência a qualquer animação, independente do país em que foi feito. Para nós, ocidentais, a palavra se refere às animações criadas no Japão.

A cultura japonesa é amplamente vasta. Dentre inúmeros aspectos, os animes, além de uma grande bandeira atrativa do país, é um enorme movimentador da economia da terra do sol nascente.

2 – A Indústria dos Animes

Naruto
© Naruto/Pierrot

Em uma pesquisa, feita em 2016, o mercado dos animes, chegou a uma movimentação financeira de 2,9 trilhões de ienes.

Os 2,9 trilhões de ienes do mercado, se dá em grande parte, pelo crescimento nas vendas para o exterior. Exibição de filmes, vendas de DVDs e assinatura de serviços de Streaming, representam 767,6 bilhões do total, seguido das vendas de artigos envolvendo os personagens desse mundo, no total de 562,7 bilhões de ienes.

A indústria de anime consiste em mais de 430 estúdios de produção, incluindo grandes nomes como o Studio Ghibli, Gainax e Toei Animation. Os animes atingem a maioria das vendas de DVD e têm sido um sucesso internacional após a ascensão de dublagens em exibições televisionadas. Este aumento da popularidade internacional resultou em produções não-japonesas usando o estilo de arte do anime, mas essas obras têm sido definidas como animação influenciadas por animes, tanto por fãs quanto pela indústria.

Mas, para que chegasse a esse nível de impacto e importância, existiu um começo. Você já se perguntou qual foi o primeiro anime criado?

3 – O primeiro anime

Megalo Box
© Megalo Box/TMS Entertainment

Katsudou Shashin (活動写真 “Imagens em Movimento”), é um curta-metragem conhecido por ser a obra mais antiga da animação japonesa. Seu criador é desconhecido. Evidências sugerem que foi produzido entre 1907 e 1911. A obra, foi descoberta em um projetor de uma casa em Quioto em 2005.

O filme tem duração de três segundos e mostra um menino escrevendo “活動写真”, tirando o chapéu e fazendo uma saudação. Os frames foram feitos em estêncil em vermelho e preto usando um dispositivo para fazer diapositivos na lanterna mágica de vidro, e a tira do filme foi preso em um loop de reprodução contínua.

Na época os cinemas eram raros no Japão, mas as evidências sugerem que foi produzido em massa para ser vendido a ricos proprietários de projetores caseiros. A autoria do filme ainda permanece desconhecida.

A descoberta foi amplamente coberta pela mídia japonesa. Dada a especulação da data de sua criação, a fita pode ser mais antiga do que o primeiro trabalho de animação de Cohl e dos americanos James Stuart Blackton e (Humorous Phases of Funny Faces, 1906) Winsor McCay (Little Nemo, 1911).

Curioso para ver a animação? Confira!

Gostou do post? Deixe sua opnião nos comentários! Até a próxima!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.