Kimi no Suizou wo Tabetai – Você está Vivendo ou Apenas Existindo? Um filme que trata sobre viver e trazer um significado para nossos dias intensamente e verdadeiramente

Bolinhodearroz
Suizou wo Tabetai
©Studio VOLN / Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas)

Baseado no mangá de mesmo nome, o filme Kimi no Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas) é um drama de 2018 do Studio VOLN que possui quase 2 horas e trata sobre o dilema da morte e o sentido da vida, onde ambos os protagonistas compartilham experiências transformadoras e se relacionam de uma maneira tão profunda que vai além do amor e amizade.

Sinopse:

A história começa quando o protagonista, um garoto do ensino médio, encontra um pequeno livro, um livro de bolso chamado “Disease Coexistence Journal” (Jornal da coexistência da doença). O livro de bolso pertencia à Sakura Yamauchi, uma colega de classe, que o escreveu em segredo sobre sua doença pancreática, lá contava detalhes sobre seus dias. Ao passar do tempo o protagonista sente-se atraído por Sakura, porém logo depois conhece uma outra garota que tem uma doença parecida com a dona do livro.

Suizou wo Tabetai
©Studio VOLN / Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas)

Para esclarecer um pouco, o filme já começa revelando o plot principal e, sem cerimônias, deixando bem claro que não tem a mínima intenção de ser uma história feliz. Seguindo essa linha de “começar pelo fim”, Kimi no Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas) traz um desenvolvimento profundo e reflexivo sobre a morte e o significado de viver de verdade.

Suizou wo Tabetai
©Studio VOLN / Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas)

Acima de tudo, a obra fala de Sakura Yamauchi e Haruki Shiga, dois jovens que se conhecem por acaso em um hospital e percebem algo em comum em questões de saúde, mas acima de tudo, Sakura enxerga em Haruki uma normalidade e uma realidade que ela precisa acima de tudo naquele momento, apenas para buscar fugir de sua solidão e do clima de morte que paira sobre ela.

Sakura é uma jovem extremamente alegre e extrovertida que não trata sua doença como um fardo ou se deixa abater pelo futuro certo que a espera, algo totalmente oposto de Haruki, um rapaz quieto e que tenta não pensar muito nos dilemas da vida. Esses extremos acabam se juntando graças ao acaso e à persistência de Sakura em tentar estabelecer uma relação e uma ligação com aquele garoto tão sério e solitário, mas que consegue entende-la e fazer companhia frente ao que ela está passando.

Suizou wo Tabetai
©Studio VOLN / Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas)

A morte ali é certa, Sakura sabe disso, seus pais sabem disso e agora Haruki sabe disso, mas uma das partes mais problemáticas da vida dela é o fato dela esconder sua doença de todo o resto à sua volta, com o objetivo de não ser vista com pena por ninguém e não ser rodeada por um clima pesado e fúnebre. Ela queria que seus amigos e colegas agissem normalmente com ela, para que pudesse aproveitar seus momentos de maneira verdadeira, porém nada disso seria possível se a enxergassem com pena e tristeza.

Assim, uma amizade, antes improvável, vai crescendo e se fortalecendo por conta de um triste fato que é a morte. Tudo o que vemos se desenrolar é muito bonito e profundo, além do fato desse longa saber trabalhar brilhantemente a metáfora deixada nos primeiros minutos durante todo o decorrer da história e conseguindo amarrar seu significado também no final. Aqui acompanhamos uma história que, apesar de alguns pontos clichês, consegue se manter surpreendente e envolvente.

Suizou wo Tabetai
©Studio VOLN / Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas)

O que notamos é que, aos poucos, vamos percebendo como Sakura tenta levar com naturalidade sua vida e suas condições, vivendo cada instante e se abrindo para todas as experiências que surgem. O que se reflete é sobre a capacidade que uma pessoa pode ter de mudar a vida de outra para o bem, onde Sakura traz um furacão de sentimentos e transformações profundas na solidão e exclusão de Haruki que não via muito sentido na vida. Ela surge para mostrar que a vida é muito maior e muito mais intensa, que devemos aproveitar tudo verdadeiramente da melhor maneira possível, apesar de todos os fatos inevitáveis.

Suizou wo Tabetai
©Studio VOLN / Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas)

Além da certeza da morte, outro fato absoluto em Kimi no Suizou wo Tabetai é a impossibilidade de não se emocionar. O drama que envolve aqueles dois jovens nos ensina muito mais sobre viver de verdade do que a aceitação da morte. Somos ali envolvidos por toda a história de Sakura se aproximando se apoiando na normalidade de Haruki, onde um enredo que não tem nenhum romance traz ainda a mesma magnitude do que se tivesse.

A trilha sonora também não ajuda muito e é cuidadosamente selecionada e colocada em momentos estratégicos para nos prender emocionalmente ao que a história se propõe. Para além disso, por mais que saibamos o que nos espera e fiquemos na expectativa do final fatídico, nada nos prepara para o que realmente acontece e não conseguimos nos desvencilhar do forte apego aos protagonistas, assim é quase impossível segurar aquele nó na garganta com todo aquele desfecho. O destino de Sakura e o final do filme são absolutos, mas ainda somos pegos desprevenidos e nos emocionamos com cada parte da vida deles.

Suizou wo Tabetai
©Studio VOLN / Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas)

No final, não importa se, como e porque ela morreu, mas sim como ela viveu. Toda a mensagem do filme é justamente sobre a vida e não a morte, por isso temos aquele plot twist tão chocante perto do final. Assim como com Haruki, estávamos esperando um único destino e fomos totalmente pegos de surpresa com o que realmente aconteceu. Um fato interessante é que só descobrimos o nome do garoto nos instantes finais do filme e isso é colocado estrategicamente pelo autor que queria retratar a história dos dois jovens como algo além do acaso e que chegou a tudo que vimos por conta das próprias escolhas de cada um. Extremos opostos que estavam destinados a se encontrarem e se transformarem.

Suizou wo Tabetai
©Studio VOLN / Suizou wo Tabetai (I Want to Eat Your Pancreas)

Assim finalizamos o texto de hoje com uma história triste, surpreendente e reflexiva sobre o poder da transformação de uma pessoa na outra e que a vida está aí para ser vivida intensamente. Por isso deixem nos comentários suas opiniões e não se esqueçam de compartilhar para mais pessoas descobrirem sobre essa excelente obra.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.