Kokoro Ga Sakebitagatterunda – Você Está Espiando Meu Coração? A história da garota tagarela amaldiçoada por um ovo

Bolinhodearroz
Kokoro ga Sakebitagatterunda.
©A-1 Pictures / Kokoro ga Sakebitagatterunda.

Era uma vez, em uma determinada terra, vivia uma jovem garota que era muito comunicativa e vivia em um mundo de fantasia. E essa garota estava encantada com o castelo que havia no topo da montanha.

Assim começa um filme muito profundo, que irá tratar a vida de uma garota que cresceu se culpando pela separação dos pais.

Kokoro ga Sakebitagatterunda.
©A-1 Pictures / Kokoro ga Sakebitagatterunda.

Em Kokoro Ga Sakebitagatterunda (filme de 2015) vamos acompanhar a vida de Jun Naruse que era uma garota totalmente normal, cheia de imaginação e que contava tudo que via, até ver seu pai saindo de um “castelo” com outra mulher e contar para sua mãe. Assim a traição foi descoberta e a família de Jun se desfez, com ela se culpando por ser tão “tagarela”.

Após isso, a garota encontra um ovo que a “amaldiçoa” e diz que ela só conseguirá seguir em frente se nunca mais falar nada. Assim Jun cresce e somos apresentados à sua nova vida de colegial que não interage com ninguém e fica com dor de barriga sempre que diz alguma palavra, por isso ela só consegue se comunicar por meio de mensagens de celular.

Durante todo o filme percebemos sutis detalhes de como se tornou a convivência entre Jun e sua mãe, onde uma não fala mais nada e a outra só grita e crítica, desferindo palavras muito duras para uma criança escutar. E isso é uma parte muito importante sobre a mensagem do filme, porque tudo é voltado para o poder que as palavras possuem e como devemos pensar bem no que falamos para as outras pessoas.

Kokoro ga Sakebitagatterunda.
©A-1 Pictures / Kokoro ga Sakebitagatterunda.

Embora Jun seja a protagonista principal, somos também apresentados à Takumi Sakagami, Daiki tasaki e Natsuki nito, um grupo de estudantes totalmente improvável e que se reúne por acaso para cumprir um trabalho escolar. Essas quatro pessoas, em outros momentos, jamais se juntariam para algo, mas essa ocasião especial fez com que eles interagissem e se aproximassem de alguma forma, aprendendo não apenas com seus próprios erros, mas também pela observação de Jun que acaba se transformando na cola que une esse improvável grupo. E, dessa forma, a maneira como os laços se estreitam, com o tempo, entre pessoas que antes eram tão distantes faz parte da grande beleza do filme.

Em determinado momento surge o outro protagonista, Takumi Sakagami, que aparece para motivar Jun a superar sua “maldição” e se soltar mais para descobrir outras formas de se expressar sem sentir a dor de sempre. Takumi é aquele tipo de garoto que é gentil, sensível e que não se importa com a opinião alheia, mas estará sempre por você quando precisar. Ele, sem querer, se torna o confidente de Jun e suas interações são tão fofas que não demoramos para shippa-los.

Kokoro ga Sakebitagatterunda.
©A-1 Pictures / Kokoro ga Sakebitagatterunda.

A progressão das interações em Kokoro Ga Sakebitagatterunda é surpreendente e bastante sútil, pois ficamos tão imersos nos sentimentos ali expostos que não acabamos percebendo os breves e importantes sinais deixados pelo caminho. Cada personagem possui seus dilemas e seus problemas pessoais para lidarem, que só podem ser resolvidos através das palavrase admito que só consegui juntar algumas peças no final e isso me deixou uns 5 minutos refletindo sobre o que vi -.

Kokoro Ga Sakebitagatterunda não é um filme de suspense, tampouco de ficção científica, mas sua mensagem é tão profunda quanto qualquer mistério muito elaborado. A convivência improvável, a superação de um trauma e a evolução de personagens tão complexos são um belíssimo ponto alto nesse longa que, apenas pela sinopse, pode ser bastante subestimado.

Kokoro ga Sakebitagatterunda.
©A-1 Pictures / Kokoro ga Sakebitagatterunda.

A garotinha que só queria imaginar e viver o seu conto de fadas, acaba precisando crescer com uma culpa que não é dela e esse trauma é o grande plot para amarrar todo o desenvolvimento de personagens que também nunca se expressam. E, por mais que refletir sobre o que falamos seja uma das mensagens principais, a outra parte do que o filme traz é sobre aprender a expressar nossos próprios sentimentos.

E é assim que a música surge como sendo a resposta para o que as palavras não conseguem expressar. Aprendemos ali que palavras têm poder e todas as cenas principais, sobretudo a de encerramento, refletem essa mensagem. Em cada parte entendemos a importância de se expressar da maneira correta, inclusive até colocam o problema que existe em NÃO se expressar. E só assistindo para que possamos entender a linearidade de desenvolvimento da história que aborda seus personagens de maneira profunda e delicada, deixando-os se expressarem e abordando fatos do cotidiano que passam despercebido para olhos menos atentos, mas não para aqueles que realmente sentem o valor das palavras.

Kokoro ga Sakebitagatterunda.
©A-1 Pictures / Kokoro ga Sakebitagatterunda.

Outras grandes vantagens nesse filme são sua trilha sonora incrível, que se mistura ao contexto do enredo, e a animação perfeitamente detalhada, ambos formando um conjunto extremamente belo e admirável. Então, para os mais críticos, vale muito à pena dar uma chance para todas as categorias do longa.

E ainda existe também a quebra de expectativa no final do filme que me deixou totalmente desarmada e eu digo quebra de expectativa porque, realmente, acabamos torcendo para que algo aconteça, mas em nenhum momento o filme nos deu algum sinal de que aquilo iria tomar o caminho que queremos. Apenas nos apegamos, nos iludimos e torcemos demais para que desse certo.

Kokoro ga Sakebitagatterunda.
©A-1 Pictures / Kokoro ga Sakebitagatterunda.

Então digam para mim o que acham desse tipo de história e se já assistiram esse filme antes. Deixem também suas indicações para que eu possa trazer mais análises futuramente.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.