Kotarou wa Hitorigurashi – Uma Criança que Nos Ensina a Viver Quando a solidão de uma criança mexe com todos ao seu redor e nos faz sensibilizar com cada mínimo aspecto da vida

Bolinhodearroz
Kotarou wa Hitorigurashi
©LIDENFILMS / Kotarou wa Hitorigurashi

Um anime que te toca profundamente desde seus primeiros minutos, Kotarou wa Hitorigurashi traz diversas reflexões sobre não apenas lidar com crianças que possuem dificuldades em casa, mas também com a própria vida adulta que pode nos testar a todo o momento.

Disponível na Netflix, Kotarou wa Hitorigurashi, uma produção da LIDENFILMS nesse ano de 2022, é bem curto, com seus 10 episódios, porém toda sua carga emocional pesa como se fosse o dobro do tempo.

Kotarou wa Hitorigurashi
©LIDENFILMS / Kotarou wa Hitorigurashi

Sinopse:

A ‘comédia no apartamento do riso e das lágrimas’ é centrada em um menino de 4 anos chamado Kotarou Satou, que se muda para a casa ao lado de Shin Karino, um fracassado artista de mangá. Kotarou não tem pais e mora sozinho. Ele não apenas parece ganhar a vida, como na verdade parece mais organizado do que seus próprios vizinhos estranhos.

Logo de início não entendemos bem como esse garoto muito esperto foi parar sozinho em um conjunto de apartamentos e, confesso, pensava que não seria revelado tão cedo seu motivo. Porém, com o decorrer dos episódios, a história deixa que absorvamos os acontecimentos durante cada mínima revelação, para que a empatia por aquele garoto seja maior e soframos junto dele.

Kotarou wa Hitorigurashi
©LIDENFILMS / Kotarou wa Hitorigurashi

Claro que não limitam o enredo apenas no Kotaro, o que torna tudo ainda mais interessante e espetacular, pois cada um dos personagens apresentados são únicos em experiências e em personalidades (muitos que são rejeitados, frequentemente, pela sociedade), mas conseguem se unir em prol de um único ponto: Kotaro. O garoto, pela sua forma madura e forte de lidar com todas as partes da vida, comove qualquer um que interaja com ele e desperta em todos um sentimento enorme de proteção, o que resulta em vários momentos engraçados na trama.

Muito mais do que um anime cativante, Kotarou wa Hitorigurashi, é uma experiência. Entendemos como muitas famílias possuem suas próprias problemáticas e como as crianças são sempre as mais afetadas, gerando traumas profundos que são levados para toda a vida. Mas o Kotaro demonstra saber lidar com seus problemas muito melhor do que todos esses adultos à sua volta, tanto que eles chegam a esquecer por alguns instantes que estão na presença de uma criança.

Claro que ele ainda tem seus momentos de criança, isso é inevitável, mas esse menino consegue demonstrar uma força e uma maturidade sem iguais e acima do nível de sua idade. Sua perspicácia também ultrapassa até mesmo a dos adultos, demonstrando uma sensibilidade para entender alguns sentimentos ocultos que nem os mais próximos conseguiram enxergar.

Kotarou wa Hitorigurashi
©LIDENFILMS / Kotarou wa Hitorigurashi

Kotarou wa Hitorigurashi mostra como os sentimentos de uma criança podem ser muito mais inocentes e complexos do que pensamos, que tudo o que transmitimos para elas é absorvido por completo e levado para o futuro, repercutindo nas ações desses pequenos seres.

Kotaro teve que aprender a ser forte e a se virar sozinho, tudo para escapar dos abusos de seu pai, mas ele ainda acreditava que poderia se juntar aos pais no futuro, quando conseguisse superar todos os seus defeitos e fraquezas.

Aprendemos uma lição ainda maior com este anime: família é aquela que está conosco, não só quem dá seu nome em um papel. Todos os tipos de vivências são explorados ali e nada é mais marcante do que a presença de pessoas tão diferentes que dedicam todo o seu tempo por uma criança solitária. Não que ele demonstrasse precisar, muito pelo contrário, mas não tem como ignorar o fato de que Kotaro sofre por estar sozinho e é dessa atenção sincera que ele mais precisa.

Kotarou wa Hitorigurashi
©LIDENFILMS / Kotarou wa Hitorigurashi

Nem mesmo para essa criança é colocado uma dicotomia de “bem” e “mal”, com todos os sentimentos (sobretudo dos adultos) tão subentendidos que apenas a pureza de um garoto tão esperto pode fazer com que se revele o desejo mais profundo por um reconhecimento e uma palavra de apoio.

Ele sofreu tanto que em várias ocasiões Kotaro não entende porque as crianças, ao seu redor, demonstram ser tão vulneráveis. E é através das palavras sinceras desses pequenos seres que ele entende que, em algumas situações, ele não precisa se mostrar tão forte. Mas ele ainda insiste em ser altruísta, bom, compreensivo, maduro, companheiro e tudo mais, porque faz parte de sua essência oferecer ao próximo aquilo que ele nunca teve.

Kotarou wa Hitorigurashi
©LIDENFILMS / Kotarou wa Hitorigurashi

No final, o que era para ser uma comédia, trouxe reflexões sobre a vida muito marcantes. Kotarou wa Hitorigurashi é daqueles animes para se ver com muita atenção e nunca esquecer. E, além de tudo isso, vale ressaltar que cada detalhe de todas as ações tomadas pelo garoto possuem um motivo muito mais profundo do que aparenta, sendo tudo bem explicado logo depois, nos levando a entender que uma criança como aquela já sofreu demais para demonstrar toda essa experiência e inteligência.

Então comentem se vocês já assistiram esse novo anime trago pela Netflix e deixem suas impressões sobre todas as experiências vividas por esse pequeno garoto que só queria ser amado.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.