Limit é sobre sobreviver à vida e enxergar o que realmente importa Mangá leva o leitor a uma experiência inesquecível sobre o valor da vida e dos seres humanos

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Limit
© Limit

Completo em seis edições, Limit, de Keiko Suenobu, nos leva em uma intensa e dramática jornada para descobrir o que realmente é importante na vida. Sobretudo, o valor de levar em consideração os sentimentos das pessoas que estão ao nosso redor.

Suenobu também é a autora de Vitamin. O mangá, que é volume único, segue um viés parecido com o de Limit. No entanto, o enfoque está no bullying e na forma de contorná-lo da melhor maneira possível.

Essas obras que abordam os recortes da realidade me chamam muito a atenção, afinal abordam questões reais e oferecem soluções, além de servirem como uma espécie de ensinamento, abrindo nossos olhos e corroborando para sermos mais empáticos.

Limit é cruel e denota que a vida perfeita não existe

Apesar de ter uma introdução que apresenta o contrário, mostrando que para a protagonista, Konno, a vida parece ser um mar de rosas, logo a narrativa se incumbe de destruir esse prisma.

Os primeiros momentos do mangá são ambientados em uma escola, que seria uma espécie de metáfora para a vida real. Konno e suas amigas vivem em uma bolha e acreditam que o que rege a vida são dinheiro, inteligência e beleza.

Limit
© Limit

A protagonista, em muitos de seus monólogos, traz à tona a questão de nadar com a correnteza. Esta frase diz respeito a ser uma pessoa comum, com hábitos e pensamentos que não causam uma dicotomia e, consequentemente, discussões e opiniões divergentes.

Nadar contra a correnteza exige mais esforço e determinação para manter-se convicto no que acredita. Em suma, acaba sendo uma tarefa cansativa. Por isso Konno afirma que é mais fácil ser uma pessoa igual aos demais e não fazer nada que fuja do padrão, para não ser excluída.

O acidente que transforma vidas

Às vezes, é preciso que haja um grande e doloroso acontecimento para que determinadas coisas entrem no eixo. E em Limit este grande acontecimento é um acidente de ônibus que mata metade dos alunos do colégio. Entretanto, alguns sobrevivem e a partir daí a história de fato começa a ganhar forma e entregar aquilo que a autora deseja.

A proposta da mangaká é difundir a mensagem de que pessoas são fundamentais e que, na vida, é preciso saber o que de fato é importante, aquilo que vale a pena investir o tempo.

Limit
© Limit

Agora, juntos, os sobreviventes vão precisar trabalhar em equipe caso queiram permanecer vivos até o resgate aparecer e voltar são e salvos para casa. Embora não seja uma tarefa simples, é necessária para que cada um dos personagens tenham insights sobre suas vidas e reconheçam que é necessária uma grande mudança, uma metanoia de mente.

Acompanhar esta jornada juntamente com os personagens e notar as mudanças em cada um deles é o que faz de Limit uma experiência interessante e marcante, nos fazendo aprender um pouco com cada um deles, reconhecendo determinadas atitudes e sentimentos.

Leia Limit, será uma experiência inesquecível e repleta de aprendizado

Em síntese, o mangá é uma ótima recomendação, principalmente se você gosta de narrativas com recortes da realidade, ou seja, que tratam sobre temas reais.

Ainda, no que tange a fluidez, é extremamente tranquilo. Com poucos diálogos e traços agradáveis, Limit se mostra uma leitura rápida e viciante.

Se você nunca leu, mas já ouviu falar, dê uma chance para o mangá. Vale muito a pena investir o tempo nele. De todos os sentimentos possíveis, o arrependimento é um que não fará parte.

Limit
© Limit

O que achou de Limit? Daria uma chance para o mangá? Deixe nos comentários. Queremos saber sua opinião.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.