Mato Seihei no Slave promete uma coisa e entrega outra Portais que levam para outro mundo e frutas que dão poderes somente às mulheres resumem a narrativa do mangá

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Mato Seihei no Slave
© Mato Seihei no Slave

Recentemente, o Eric, também redator aqui do site, me recomendou o mangá Mato Seihei no Slave para ler. Como eu estava à procura de novos títulos, veio a calhar a sugestão. Aliás, uma informação interessante acerca de Mato Seihei no Slave, é que é do mesmo autor de Akame ga Kill. Eu nunca li, mas conheço. Então, também por isso, resolvi dar uma chance para a obra.

Em suma, sofri uma ilusão e, subsequentemente, uma desilusão com Mato Seihei no Slave. Inicialmente eu tive uma interpretação do que eu achei que seria. E de certa forma, é. Porém,  conforme a narrativa vai se desenvolvendo, tive uma quebra no que eu achei que, talvez, fosse ser a história. Aliás, o título deste texto é sensacionalista, só para atrair mais cliques.

O equívoco nada tem a ver com a proposta em si, mas no que EU acreditava que seria abordado. Todavia, é um ponto complexo, justamente por, ao mesmo tempo que não é o que eu achava, também não deixa de representar aquilo que me chamou a atenção. Pode parecer confuso, mas ao longo deste texto tentarei deixar mais elucidado minha visão quanto à obra.

Conhecendo o mundo mágico de Mato Seihei no Slave

A história inicialmente segue a vida de um jovem estudante comum, chamado Yuuki Wakura. Eu não tenho tanta certeza se o grande foco da narrativa é ele ou as garotas que irão aparecer futuramente. No entanto, ele é fundamental para compreendermos o funcionamento daquele mundo e o que aconteceu com ele.

Em síntese, em algum momento da história, portais para dimensões diferentes se abriram em várias cidades do Japão. Essas entradas ficaram conhecidas como “Mato“. Após o surgimento desses portais, seres monstruosos saíram de dentro deles e atacaram as cidades, devastando tudo e todos, ceifando muitas vidas nesse processo. Esses monstros são chamados de Shuukis.

Mato Seihei no Slave
© Mato Seihei no Slave

Mas não é somente desgraça que habita nesta região de Mato. Ali, naquela região até então desconhecida pelos seres humanos, reside um poderoso fruto que tem por nome Peaches. E é justamente neste momento que eu tive um vislumbre do que, possivelmente, a história de Mato Seihei no Slave seria. E até foi, porém, seguindo um viés completamente diferente.

Esses Peaches oferecem grandes habilidades de combate. No entanto, somente para as mulheres. Os homens, por mais que as comam, não irão desenvolver absolutamente nada. O porquê de ser algo restrito às mulheres, eu não faço ideia. Talvez revelem esta curiosidade mais para frente. Ou não. O ponto é que eu considerei que seria uma narrativa mais voltada para uma maior expressão feminina e coisas do gênero.

O início de um sonho… deu tudo errado

Sendo assim, a história apresenta, de fato, um universo onde as mulheres possuem um maior protagonismo em relação aos homens. São mais fortes, mais cheias de atitudes e com bem mais presença, afinal quem possui a força ali são elas.

Pensando nisso, o governo japonês formou o Anti-demon Corps, um grupo de elite de mulheres que receberam o poder dos Peaches para lutarem contra esses monstros de Mato e reestabelecer a segurança do país, a fim de que não ocorro mais ataques e mais mortes desnecessárias.

Mato Seihei no Slave
© Mato Seihei no Slave

É uma visão interessante do que é a obra. Logo, minha concepção em achar que o foco estaria justamente nas mulheres e seu protagonismo não era algo tão ilógico assim. E para falar a verdade, me questiono se eu idealizei demais algo que nem era para tanto.

Quase como estragar algo por querer ficar inventando demais uma coisa nada a ver. Por fim, depois do autor apresentar tudo isso e eu, até então, achar agradável, tudo “desmorona” quando o mangá se mostra ser apenas mais uma história de harém.

Entendo como realmente funcionam as coisas em Mato Seihei no Slave

Quando Yuuki se perde no caminho para casa e acaba caindo dentro de um dos portais que levam para a região de Mato, ele dá de cara com terríveis Shuukis. Correndo por sua vida, ele é salvo e resgatado por Kyouka Uzen, a chefe da Sétima Unidade da Anti-Demon Corps. E é aqui que as coisas começam a tomar um rumo diferente e quebram totalmente a minha expectativa.

Ademais, este é o ponto que deixa confuso o que eu tentei dizer alguns parágrafos acima. Porque, afinal, o mangá é, sim, sobre somente mulheres possuírem habilidades especiais e serem protagonistas. Entretanto, também retrata elas no típico paradigma do gênero harém.

Mato Seihei no Slave
© Mato Seihei no Slave

Uzen reconhece o potencial de Yuuki, que funciona como um auxiliar na batalha, podendo transformar-se em uma espécie de Shuuki, contanto que ele se torne um escravo dela. Porém, um escravo com “benefícios”. E a partir do que já foi exposto aqui, você pode deduz quais seriam essas compensações.

E onde entra o harém na narrativa? Simples. O esquadrão, ao total, é formado por mais três guerreiras que, com o tempo, com certeza irão se aproveitar dele e subjugá-lo para realizar seus desejos. E, no fim, ele receberá suas recompensas de várias mulheres diferentes.

Finalizando as primeiras impressões do mangá Mato Seihei no Slave

Em suma, a ideia do mangá é interessante. Não vou dizer que é horrível, até porque a proposta me chamou muito a atenção. Porém, quando seguiu um caminho pelo qual eu não vejo muita graça, me perdeu aí. Quem gosta, nada contra. É bom deixar isso registrado.

Por isso a enorme confusão. É sobre “empoderamento”, mas também não é. Ao mesmo passo em que as mulheres ganham uma roupagem de enorme presença, elas também acabam caindo na velha mesmice abordada por esse gênero.

Contudo, mais uma vez reitero, não tem necessariamente a ver com algo que o autor propôs desde o início e em seguida abandonou. Eu tive essa interpretação e eu, por conta própria, quis acreditar que seguiria um caminho específico que nada tinha a ver com o que realmente era Mato Seihei no Slave. Mas no geral, tem uma proposta legal e acredito que, por este motivo, vale a pena dar uma lida nos primeiros capítulos do mangá.

Mato Seihei no Slave
© Mato Seihei no Slave

E você, o que achou de Mato Seihei no Slave? Deixe nos comentários. Queremos saber a tua opinião.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.