Minha Primeira Vez Com Dr. Stone Relatos de quem, finalmente, se rendeu a este anime

Bolinhodearroz
Dr. Stone
©TMS Entertainment / Dr. Stone

Nesse último feriado aproveitei o descanso e fui tentar tirar o atraso de alguns animes que venho postergando há um bom tempo, porém ao passar pela página inicial da Crunchyroll me deparei (como sempre) com o anúncio do anime Dr. Stone, que é considerado um dos animes mais populares dos últimos anos. Seria essa uma simples e comum história sobre alguém que vê anúncios frequentes de grandes animes em uma plataforma, se não fosse pelo fato de que eu NUNCA havia me interessado ou visto  essa obra em específico.

Explicações e motivações à parte, preciso admitir que, mais uma vez nesses últimos anos, pago com a língua e descubro que é sempre bom dar uma chance para as coisas antes de julgar se é ruim ou não. Afinal, aquela frase “nunca julgue um livro pela capa” nunca fez tanto sentido para mim do que nesses três anos desde a pandemia.

Mas, enfim, deixemos de enrolação e partamos para o que realmente é o objetivo deste artigo: minha opinião sobre Dr. Stone.

Dr. Stone
©TMS Entertainment / Dr. Stone

Sinopse: 

Em um dia fatídico, toda a humanidade foi petrificada por um clarão ofuscante de luz. Depois de vários milênios, o colegial Taiju acorda e se vê perdido em um mundo de estátuas. No entanto, ele não está sozinho! Seu amigo amante da ciência, Senku, está desperto há alguns meses e ele tem um grande plano em mente – dar início a civilização com o poder da ciência!

Dr. Stone
©TMS Entertainment / Dr. Stone

Sobre o anime: Logo de início não dei muita importância para o que estava acontecendo, afinal ainda enxergava com preconceito, mas logo a história começou a se tornar muito interessante e curiosa. O enredo, basicamente, gira em torno de Senku e sua aventura para retomar a civilização e a tecnologia após toda a humanidade ser transformada em pedra, misteriosamente. Tudo ali se volta para as intempéries de ter que começar do zero, sem recursos tecnológicos, os mecanismos e os conhecimentos básicos de uma humanidade que custou milhares de anos para evoluir até sua modernidade, mas que, graças aos eventos catastróficos, perdeu tudo em outros milhares de anos.

Senku é a única esperança da humanidade. Ele sabe disso e todos que chegam depois também sabem, por isso presenciamos o primeiro conflito que “estabelece” seu primeiro vilão. Em sua primeira temporada, Dr. Stone nos apresenta a situação atual e um breve relato da anterior à petrificação, introduzindo rapidamente os personagens principais e as questões morais de se reviver ou não os humanos.

Dr. Stone
©TMS Entertainment / Dr. Stone

Essa questão ainda se estende para a segunda temporada, chegando ao ápice do conflito principal, mas os episódios da temporada inicial buscam focar, literalmente, no início de tudo: Senku elaborando planos para desbravar o país à procura de materiais para criar tecnologia e desenvolver a humanidade do zero.

Ainda assim, mesmo com todo o conhecimento do mundo, Senku não consegue sobreviver sozinho e por isso (além da saudade de seu amigo) ele decide reviver Taiju, seu melhor amigo desde a infância. Mais tarde eles acabam revivendo também o Tsukasa (por necessidade) e a Yuzuriha (crush de Taiju), formando-se, assim, como o primeiro grupo de seres humanos a estar vivendo em toda a Terra depois da petrificação.

Dr. Stone
©TMS Entertainment / Dr. Stone

Logo o Tsukasa revela não partilhar os mesmos ideais de Senku e isso causa uma confusão tão grande que a guerra só finaliza quando termina a segunda temporada. Mas enfim, para não dar muitos spoilers, devo dizer que toda a história, de maneira geral, te prende de uma maneira inexplicável. A trama tem seus momentos de ação e comédia (que são excelentes), mas o que mais predomina é toda a parte científica e as explicações do Senku para cada protótipo que ele inventa. No entanto, o desenvolvimento não cai e não perdemos o interesse na história, já que é tudo incrivelmente bem dirigido e amarrado.

Seguindo essa linha de pensamento, o que mais me intrigou foi a quantidade absurda de matérias primas que convenientemente estão quase todas disponíveis na localidade onde os protagonistas vivem e é tudo tão detalhadamente explicado que até perde um pouco de sua verossimilhança e acabamos refletindo tudo como impossível, apesar de cientificamente explicável.

Dr. Stone
©TMS Entertainment / Dr. Stone

Durante todas as atuais temporadas é basicamente isso que acontece, alternando sempre com os momentos de ação, de comédia e uma pitada de drama que vai quebrar sua alma (vide história dos fundadores da Vila Ishigami). Assim, observem: enquanto Senku explora todo o seu cérebro para evoluir a humanidade e escaparem dos perigos, os outros personagens do grupo dispõem de seus músculos e habilidades corporais para ajudá-lo a suprir o que lhe falta, demonstrando, diante disso, a importância dos seres humanos estarem em grupos para conseguirem evoluir.

Dentro dessa perspectiva, era exatamente esses detalhes do enredo que formaram esse meu (pré)conceito de que a história não poderia se manter em um desenvolvimento interessante sob esse viés mais simplista, porém, assim como em One Punch Man (vago exemplo), enganei-me grandemente. O plot geral de Dr. Stone é realmente instigante, não cansa e a maneira como conduzem toda a história vai te prendendo ali na tela para aguardar os próximos acontecimentos e os novos e curiosos personagens que surgem a cada momento. 

Dr. Stone
©TMS Entertainment / Dr. Stone

Infelizmente este é um daqueles animes ao qual você se apega e maratona todos os episódios disponíveis até se ver perdido sem vislumbre de uma nova temporada tão cedo, afinal só três temporadas não é suficiente ainda e, segundo o MAL, essa temporada finaliza com míseros 11 episódios. De qualquer maneira, esse é um relato de uma nova fã de Dr. Stone que se comoveu e interessou pela trama, adorou todos os detalhes (da direção, trilha sonora, animação, etc.), mas também não se arrepende de ter esperado tanto para dar uma chance, assim conseguindo maratonar tudo de uma vez.

Por isso finalizo esse longo texto e deixo minha experiência para aqueles que ainda não viram, ou postergam outro anime que não acham interessante. Às vezes podemos estar perdendo uma grande experiência e só poderemos comprovar se dermos aquela chance de ver, pelo menos, uns quatro episódios definitivos. 

Dr. Stone
©TMS Entertainment / Dr. Stone

Agora deixem seus comentários e opiniões sobre tudo que relatei e compartilhem também suas experiências para entendermos se mais pessoas passaram por essa mesma situação, seja com este anime ou qualquer outro.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.