Mob Psycho 100: Um Anime Sobre a Condição Humana! Mob é um estudo sobre a vida em meio a situações existentes.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Mob Psycho 100
© Mob Psycho 100/Bones

O que eu sou? Quem eu posso me tornar? Como entender o “eu” individual, o outro e a sua condição? No que preciso mudar para ser alguém melhor? Como lidar com os sentimentos? Como viver em meio a rejeição e indiferença? Todos esses questionamentos vem a tona quando falamos de Mob Psycho 100. Nesse texto, explicarei os motivos do anime ser um dos mais incríveis dos últimos tempos.

1 – A importância dos pequenos gestos

Mob Psycho 100
© Mob Psycho 100/Bones

Pequenas atitudes, geram diferença. Essa, sem dúvidas, é uma das frases que mais ouvimos desde a nossa infância. É também , uma das mais verdadeiras. Grandes feitos são construídos em pequenas atitudes. Dia após dia, grão após grão, o anime busca mostrar isso com ações. A obra trata com muita sensibilidade tais atitudes, levando-as a outra esfera: Os sentimentos. Desde o pequeno gesto ao se importar com alguém, aos grandes, como lutar e sacrificar a vida por aqueles que ama. Mob Psycho 100 valoriza o dar a mão á aquele que necessita, questiona conceitos como a vingança, baseando-se na ideia de que todos podem mudar e melhorar se tiverem desejo e tempo para isso.

2- A necessidade de entender os sentimentos.

Mob Psycho 100
© Mob Psycho 100/Bones

O foco principal da obra é a sua mensagem sobre aceitação. Como lidar com os sentimentos em meio a um mundo, cheio de possibilidades, completamente imerso a culturas,povos e pessoas diferentes, sejam elas boas ou ruins? Imagine então, como funcionaria a mente de alguém que possui grandes dificuldades em se expressar, mesmo tendo capacidade de se tornar o “todo-poderoso” e que, ainda por cima, decide anular suas as emoções, ao perceber que estas poderiam tornar seus poderes um risco a sociedade. É nesses questionamentos e no seu desenrolar que moram a riqueza do anime. Nosso protagonista, Shingeo, mais conhecido como Mob, é jogado em um universo que precisa se questionar, colocar seus ideais na balança e buscar encontrar um equilíbrio em seu estilo de vida. Encontrar seu lugar no mundo, se torna a chave da obra, ao entender que seus sentimentos precisam ser expressados e não guardados dentro de si, transformando-o em uma bomba relógio ainda mais perigosa.

3 – O amadurecimento em meio a adolescência

Mob Psycho 100
© Mob Psycho 100/Bones

Crescer não é fácil. É conflitante entender o processo natural da vida. As coisas passam, o mundo gira e muda. Não necessariamente temos o mesmo sentimento por aquilo que gostávamos e aceitávamos até tempos atrás. Na adolescência então, isso é aflorado. Talvez seja a época em que mais nos questionamos sobre quem somos, o que somos, pra onde vamos, qual a finalidade da vida, e etc. Mob também possui todas essas dúvidas. Ele é um adolescente como qualquer outro e seus poderes não o fazem diferente. Ele percebe isso e decide viver, permitindo-se ter liberdade para amar, se apaixonar, fazer amizades, como um adolescente comum e que seus poderes não são empecilhos e não o diferenciam de ninguém. Além disso tudo, a série é uma aula sobre ética social. Um exemplo disso é a dificuldade que Shingeo possui em algumas matérias escolares, como matemática. Ao invés de usar seus poderes para ser um aluno perfeito, ele prefere correr atrás de conquistar reconhecimento através do seu esforço e mérito. Excelente analogia e ensinamento a aqueles que usam de seu poder, influencia e riqueza no mundo real.

4 – Simplicidade em meio aos poderes

Mob Psycho 100
© Mob Psycho 100/Bones

O humano mais forte da face da Terra. Quantos de nós perderíamos completamente a humildade e nos tornaríamos orgulhosos, prepotentes com a sensação de superioridade? Mob possui um ensinamento contrário a isso. Ele possui a crença de que seus poderes não o tornam um ser superior. Pelo contrário, em diversas situações, demonstra certa aversão pelo uso de seus poderes, pois acredita que deve se esforçar para alcançar seus objetivos se depender de “artifícios”. Shingeo representa em si, a figura do homem sublime (termo que se refere àquilo cujos méritos transcendem o normal, é o encantador, o admirável.), mesmo que não saiba e nem busque isso.  É diminuir-se para deixar o ego de lado. Os maiores aprendizados de Mob, por exemplo, vem através do mundo comum pela figura de Reigen, seu mestre, que na verdade é um charlatão com um escritório paranormal, que oferece serviços de “exorcismo”, mas, que na verdade, não possui poderes psíquicos.

Mesmo com todo o desvio de caráter, Reigen é vital na forma em que Mob encara seus poderes, um grande exemplo disso é discurso que faz ele no dia que o conhece, sobre como cada pessoa tem uma peculiaridade, e que os poderes são apenas algo que tornam Mob quem ele é, e que todos devíamos aspirar ser boas pessoas, em vez de nos colocarmos em pedestais por nossas características, ou na sarjeta por falta de algumas.

5 – Conclusão

Mob Psycho 100
© Mob Psycho 100/Bones

Mob Psycho 100 é um anime mais do que especial. É um aprendizado sobre como lidar com o privilégio e de que forma a consciência sobre eles afeta a percepção do seu lugar no mundo. Mob é sobre como nós podemos mudar e amadurecer se tivermos tempo de nos percebermos. Que anime filosófico e espetacular.

Qual a sua opinião sobre Mob? Gosta do anime? Deixa sua visão nos comentários! Até a próxima!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.