Nanatsu no Taizai: O que esperar do novo estúdio? A terceira temporada será adaptada pelo estúdio DEEN e uma dúvida está no ar

Maknara
(Redator do Blog)
@maknarasan
Nanatsu no Taizai
©Nanatsu no Taizai

O anúncio da terceira temporada de Nanatsu no Taizai gerou um misto de expectativa e surpresa.

Com o mangá entrando na reta final, é possível que essa temporada seja a última e isso fez com que a expectativa ficasse ainda maior para o retorno do anime. A surpresa fica por conta da mudança do estúdio, já que as duas primeiras temporadas foram adaptadas pelo estúdio A-1 Pictures (Sword Art Online, Darling in the FranXX, Yakusoku no Neverland) e agora, a terceira temporada ficará nas mãos do Studio DEEN.

Mudanças de estúdio em animes são normais, e muitas vezes traumáticas. Não só o estúdio, como mudanças na direção, no roteirista, até no designer de personagens, todas elas podem afetar substancialmente a entrega final do anime. Às vezes a mudança é para melhor – Oregairu – e em outras – One Punch-Man – nem tanto.

Se essa mudança em Nanatsu no Taizai te deixou preocupado, seja paciente – literalmente – que eu farei um prognóstico sobre as perspectivas do estúdio com a nova temporada. A mudança em Nanatsu no Taizai é preocupante – mas não tanto quanto parece.

Nanatsu no Tanzai
©Nanatsu no Taizai – Meliodas

A diferença entre os estúdios é tão grande assim?

Se colocássemos os estúdios em prateleiras para compará-los, o antigo estúdio (A-1) estaria na primeira prateleira, enquanto o Studio DEEN na terceira. Ou seja, o Studio DEEN não estaria nem no segundo escalão entre os estúdios – atualmente.

Fundado em 1975, o Studio DEEN é um dos mais antigos do Japão. Sua lista de trabalhos é extensa, porém, poucos ganharam muita visibilidade ao longo dos anos.

Entre os mais populares estão: Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! (Konosuba), Fruits Basket e o primeiro Fate/stay night, de 2006. Desses 3, apenas o Fate/stay night é um shounen de ação, e convenhamos, tanto ele quanto os demais animes não se destacam visualmente nem tecnicamente nas cenas de ação. Cenas de ação, tudo o que Nanatsu no Taizai mais tem.

Entretanto, não adianta ficar mencionando sobre os animes do passado, pois os funcionários em um estúdio mudam com uma certa frequência. Então, vamos falar do presente e analisar os trabalhos realizados pelo estúdio no ano anterior, onde temos um período completo.

Nanatsu no Tanzai
©Nanatsu no Taizai – Meliodas e Elizabeth

Um raio-X dos últimos trabalhos do Studio DEEN

Em 2018 foram 12 animes produzidos pelo estúdio, sendo 10 animes, 1 filme e 2 OVAs. Se atendo apenas aos animes e utilizando o site MyAnimeList como critério de avaliação, a média desses animes está em 6,4, valor considerado abaixo da média (7). Já o estúdio A-1 produziu no mesmo ano 7 animes e a média está em 7,6.

Não podemos fazer a mesma avaliação sobre 2019, devido ao baixo número de animes produzidos e nem todos avaliados até o momento. Agora, o fato de ter menos animes produzidos nesse ano pode representar um bom sinal do Studio DEEN. É possível que ele esteja dedicando toda sua energia para Nanatsu no Taizai.

Além do estúdio, ocorreram mudanças na Staff de Nanatsu no Taizai. A maior parte dela foi mantida, porém, as mudanças foram em peças chaves. Essa mudança não é uma novidade no anime, visto que o mesmo aconteceu na segunda temporada.

Nanatsu no Tanzai
©Nanatsu no Taizai – Diane e King

As mudanças na Staff de Nanatsu no Taizai foram para melhor ou pior?

Na primeira temporada o diretor foi o experiente Tensai Okamura (Ao no Exorcist, Medabots) que também tinha trabalhos como diretor de episódio e storyboard em animes de peso, como Soul Eater e Full Metal Panic!. Seu trabalho foi reconhecido após a boa condução da primeira temporada.

Já na segunda temporada, o diretor foi o inexperiente Jouji Furuta (Mangaka-san to Assistant-san to The Animation, Double Decker! Doug & Kirill) que apesar da falta de experiência, entregou um bom trabalho sem que alguns percebessem a mudança na direção.

Nessa terceira temporada a direção do anime ficará nas mãos do Susumu Nishizawa que tem mais trabalhos como storyboard do que diretor principal. Como storyboard ele tem trabalhos em InuYasha, Hikaru no Go e mais recentemente no episódio 4 de Sword Art Online: Alicizationque particularmente eu achei um excelente episódio.

Acredito que a direção da terceira temporada pode ser ainda melhor do que a segunda, e dentre todas as mudanças feita, essa na direção é a que menos me preocupa.

Outra mudança está no responsável pela composição do série. Rintarou Ikeda será o responsável e mesmo sem um currículo recheado de trabalhos, alguns do que ele possui são de alta qualidade como Hanebado!. O restante da Staff permanece praticamente a mesma.

Nanatsu no Tanzai
©Nanatsu no Taizai – Elaine e Ban

Prognóstico realizado com sucesso. O resultado é:

Existe um último ponto o qual devemos nos atentar sobre a nova temporada – e esse ponto pode ser positivo.

Nanatsu no Taizai é um anime grande que certamente atraiu a atenção de estúdios de peso, mas ainda assim o escolhido foi o Studio DEEN. Isso pode significar que o projeto apresentado pelo estúdio tenha sido no mínimo interessante e o diretor deve ter muita liberdade para trabalhar.

Sem dúvidas essa é a oportunidade da vida para o Studio DEEN se recolocar na mercado. Um bom trabalho em Nanatsu no Taizai eleva o patamar do estúdio e o coloca em evidência para adaptar outras obras maiores.

Fazendo um balanço sobre tudo que foi mencionado, eu diria que o trabalho pode ser melhor do que o esperado. Muito provavelmente não estará no nível de que foi feito no A-1, principalmente em relação a animação – essa é a parte que mais me preocupa. Então se você espera a melhor temporada de todas, ou a maior decepção do ano, é possível que a resposta não seja nem uma nem outra. Um surpreendente bom trabalho. É isso que eu espero da terceira temporada de Nanatsu no Taizai.

Nanatsu no Tanzai
©Nanatsu no Taizai – Escanor

E você, qual o tamanho da sua expectativa com o anime para a nova temporada? Deixe aqui nos comentários!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.