Nova tendência: animes musicais fazem sucesso para o público Qual o motivo por trás destes animes atraírem tanta atenção?

dflobo
Mashiro no Oto
©Shin-Ei Animation / Mashiro no Oto

A cultura do anime é formada da mesma maneira que de séries e filmes, tudo que envolve a possibilidade de virar conteúdo, ou seja, apresenta diversos gêneros em seu catálogo. Shoujo, Seinen e Shonen são os mais populares e que mais atraem interesse no público. Contudo, nos últimos anos o gênero musical tem feito algumas obras nas quais os espectadores tem se apegado cada vez mais. Qual ou quais seriam as razões por de trás desse sucesso? Segue uma análise de alguns exemplos que fazem uso de instrumentos musicais específicos da cultura japonesa.

1- Mashiro no Oto (2021)

Anime mais recente da lista e atualmente em exibição, conta a história de um estudante chamado Sawamura Setsu que sai de sua vila após a morte do avô, um grande mestre do shamisen. Após escutar as últimas palavras de seu avô para abandonar o instrumento, Sawamura segue para Tóquio em busca de inspiração. Enfrentando dificuldades, sua mãe aparece em sua vida e o coloca para estudar na Academia Umezono. Uma jovem garota Shuri Maeda deseja a criação de um clube de shamisen devido as lembranças de uma música que sua avó escutou há muito tempo atrás. Se envolvendo cada vez mais com o clube, será Setsu capaz de descobrir o valor do seu som próprio e seu amor pelo shamisen?

O shamisen é um instrumento japonês composto por três cordas feito de pele de gato ou cobra. Seus sons variam de acordo com os ajustes feitos nas cordas, no material e o toque de cada um. Quando iniciei o anime, já tinha muita curiosidade por antigos animes e também pela riqueza que estes instrumentos trazem na música japonesa. As muitas tonalidades apresentadas criam uma bela variação que faz o espectador ficar fascinado pelos sons que transpiram durante os momentos de som.

2- Kono Oto Tomare! (2019)

Kono Oto Tomare!
©Planitum Vision / Kono Oto Tomare!

Continuando os exemplos, temos agora Kono Oto Tomare!, anime com foco no instrumento musical koto. A história gira em torno do estudante Kudou Chika que deseja entrar no clube de koto da escola Tokise, na qual seu avô falecido fundou e era um criador de Koto. O presidente do clube Takezou Kurata sabe da necessidade de novos membros, mas tem medo que a má reputação e história de Chika causem mais problemas. Contudo, após ver sua dedicação na tentativa de manter o clube vivo, Takezou o aceita como membro, assim como a gênio Satowa Houzuki e outros três de seus colegas, onde todos irão batalhar para seguir o desejo de chegar aos nacionais.

Lançado em 2019 com 2 temporadas num total de 26 episódios, este anime apresenta o instrumento koto que possui várias cordas dedilhadas laterais e medindo 1 metro e 80 centímetros. Um dos instrumentos de maior sucesso da cultura, sua história é muito antiga e cheia de riqueza. O anime com relação a história não apresenta muito do fora de comum, cada membro possui seus problemas e vivenciamos o dia-a-dia de uma escola e dos jovens. O que me chamou muita atenção (tirando a música) é a forma como aborda cada personagem com relação aos problemas e o clube é um salva vidas que abre o caminho para corrigir seus defeitos. Uma animação linda, ótimos dubladores,  momentos de equilíbrio entre comédia, suspense e muito romance mais a linda forma das músicas que o instrumento apresenta fizeram este chamar grande atenção do público. A grande pergunta que os fãs fazem todo dia (eu sendo um destes muitos), quando teremos uma 3º temporada?

3 – Piano no Mori (2018)

Piano no Mori
©Gaina / Piano no Mori

Pegando um último exemplo com um instrumento mais conhecido do público, temos Piano no Mori uma história de dois meninos vivendo cotidianos bem distintos. De um lado temos Kai, filho de uma prostituta que toca num piano velho no meio da floresta. Do outro lado, Syuhei cresceu e vivenciou o piano vindo de uma família de profissionais de prestigio.

Desta vez vindo de um instrumento mais conhecido da história, este anime chama mais atenção pela profundidade em sua história e seu valoroso uso dos efeitos sonoros aprofundados do piano. Para muitos pode parecer estranho usar este anime ao invés de Shigatsu wa Kimi no Uso (Your Lie in April) no qual o personagem central se baseia no piano. Optei por este por ser mais voltado ao instrumento em si, enquanto nosso Your Lie in April traz uma profundidade na qual não entrarei muito em detalhe, senão as lágrimas escorreram por aqui.

Comente quais outros animes de instrumentos específicos poderiam estar aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.