O Força e a Importância do Streaming de Animes Saiba como o Streaming tem se tornado cada vez mais forte!

Gabriel Barcelos
(Redator do Blog)
Anime Streaming
©Anime Streaming

Já há alguns anos o mercado japonês de animes tem se modificado no que se refere a distribuição, seja interna ou internacionalmente. E o Streaming se tornou a forma mais comum e mais segura de distribuição, e os números mostram que a cada dia possuem mais influencia. No post de hoje falaremos justamente sobre essa evolução e a importância disso para o mercado.

Desde que conhecemos os animes mais profundamente e seu mercado lá no Japão, sabemos que o sucesso do anime está ligado diretamente a venda de BD/DVD (ao menos desde que essas mídias foram criadas) e a vendagem do original sendo importante, mas correndo um pouco mais por fora. Há claro, animes que não dependem diretamente dessas vendas, são os animes produzidos para TV, bancados por emissoras, e consequentemente dependendo da audiência para possuírem uma nova temporada, esses animes no entanto sempre foram uma minoria.

Esse sistema sempre funcionou muito bem, o anime X vendia bem, consequentemente era quase certa uma sequência, e em se tratando de animes não originais, dificilmente uma única temporada era suficiente. Muitas vezes o anime acabava terminando muito em aberto, afinal o original (mangá, game, light novel) não é produzido se preocupando com um anime no futuro, ele é lançado de acordo com as suas ideias e seu próprio mercado.

Esse cenário sempre existiu e as vendas eram fundamentais e a cada ano aumentava, até que o mundo começou a se globalizar numa velocidade extrema e a cada dia novas possibilidades apareciam, novas formas de se consumir variadas coisas.

Começando com vendas digitais até evoluir para plataformas dedicadas a determinado segmento, os animes não ficaram de fora, e começaram a ser lançados nessas plataformas paralelamente ao lançamento em BD/DVD. E mesmo nesse cenário as vendas seguiam sendo mais importantes e fundamentais na renovação.

Nos últimos anos porém, as vendas começaram a cair drasticamente num cenário onde o Streaming vai crescendo cada vez mais. E isso fez com que o BD/DVD perdesse a importância, pois a arrecadação seria cada vez menor, e no Streaming cada vez maior.

É inclusive o que mostra o relatório da Associação de Animação do Japão, onde as vendas de BD/DVD tiveram uma receita de 58,7 milhões de Ienes (o que representa uma queda de 25% em relação ao ano anterior) contra 59,5 milhões de Ienes de receita no Streaming, ultrapassando então pela primeira vez as vendas de BD/DVD. Mostrando a força de crescimento do Streaming em contraste com a queda das vendas de BD/DVD.

E esses dados também são representados na prática, onde tivemos o anime Tate no Yuusha Nariagari (The Rising of the Shield Hero) que foi um grande sucesso nesse ano de 2019, acabar recebendo não só uma, mas 2 novas temporadas, devido ao sucesso pelo mundo e principalmente na plataforma Crunchyroll (a responsável pela distribuição mundial, com exceção da Ásia).

Tate no Yuusha/ Shield Hero
©Tate no Yuusha Nariagari

Conclusão:

A tendência é que cada vez mais vejamos casos como o citado acima, e isso é algo positivo, afinal deixamos de depender diretamente dos telespectadores japoneses que precisavam se interessar em comprar BD/DVD para que os animes recebessem nova temporada. Com este cenário, assinar esses serviços de Streaming passa a ter uma importância que não possuía antes, tirando a dependência dos telespectadores japoneses para que os animes que gostamos possam receber novas temporadas.

Com isso percebemos que o mercado vem mudando e se tornando ainda mais globalizado, já que o mercado internacional passa a ter mais relevância que antes não possuía, é inclusive outro ponto indicado no relatório da Associação de Animação do Japão, onde a tendência é que o mercado internacional ultrapasse o mercado interno japonês.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.