O misterioso sumiço da humanidade | After School of the Earth (Sem spoilers) Após quase todos sumirem, quatro crianças permanecem na terra e tentam sobreviver como podem

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
After School of the Earth
© After School of the Earth/JBC

Terminei de ler After School of the Earth recentemente e gostei muito da experiência. O mangá foi licenciado pela Editora JBC, e está completo em cinco volumes, uma quantidade razoavelmente boa. A história acompanha a vida de quatro crianças que foram as únicas sobreviventes na terra após um grande acontecimento misterioso.

O grande motivacional de After School of the Earth é sua história, que consegue, ao mesmo tempo que imersiva, consegue ser também misteriosa ao ponto de fazer com que deixemos o mangá somente após descobrirmos todos os eventos que permeiam a trama. Embora eu tenha enrolado um pouco para finalizá-lo, finalmente terminei ele.

Embora seja um mangá, encontrei algumas fotos disponíveis com coloração. Então utilizarei elas, porque visualmente fica até mais bonito e chamativo, mas não confundam com um anime, porque até onde sei, nem tem uma adaptação. Uma pena, pois seria deveras interessante um anime ou mesmo um filme adaptando esta história.

 After School of the Earth
© After School of the Earth/JBC

As férias intermináveis

Já parou para imaginar o quão louco poderia ser viver no mundo, só você e mais três meninas? Esse é o background de After School of the Earth. Enquanto lia esta história me pegava divagando sobre essa ideia. Não necessariamente sob os parâmetros do mangá, mas de poder viver sendo somente eu no universo, podendo ter e fazer o que eu quiser.

Claro que em determinados momentos seria um tanto chato viver sozinho. Por mais que a solidão seja uma boa companhia, solidão por obrigação é bem diferente de por opção. Talvez esse exemplo seja mais claro, já que faz alusão a essa pandemia do novo Coronavírus. Muitas pessoas amavam ficar em casa por opção, mas pela obrigação, desejam sair.

After School of the Earth
© After School of the Earth/JBC

Mas voltando aos trilhos, em After School of the Earth nós temos não uma criança sozinha no mundo, mas sim quatro, que juntas fazem companhia uma para a outro. É interessante analisá-las, pois elas se complementam na história de alguma forma. Embora tenha um que seja sobressalente, todos tem uma importância na história. E isso fica mais nítido no final.

Como todos os quatro são colegiais, ao acontecer esse terrível evento no universo, ao mesmo tempo que eles buscam uma resposta plausível para isto, também encaram esta nova realidade como uma oportunidade de férias de verão infinitas ou algo assim do gênero. E isso é o desejável. Poder fazer tudo que está ao alcance com todos os meios disponíveis, afinal não existem mais regras ou mesmo empecilhos financeiros para tal.

After School of the Earth
© After School of the Earth/JBC

Os protagonistas de After School of the Earth

Lembram que comentei no tópico anterior sobre a importância dos personagens? Cada um possui uma função dentro da narrativa. Inicialmente essa ideia não é muito explorada, pois a ideia a priori é de que o garoto é o mais relevante e que nada seria possível se não fosse a presença dele. Entretanto, no final do mangá, essa ideia de todos possuíram relevância é mais clara.

Mas afinal, quem são essas personagens? Como também citado anteriormente, baseia-se em um garoto e três garotas. Respectivamente, Masashi Kawamura, Yaeko, Anna e Sanae. Enquanto Masashi é o cabeça por traz de toda a sobrevivência, Yaeko, Anna e Sanae seguem como auxiliadoras do garoto. Não somente isso, mas também há sentimentos envolvidos.

Todos os quatro trabalhando juntos em prol de um bem comum, a sobrevivência e a resposta para tudo, também somos bombardeados com fanservice talvez inocentes (ou não). O fato de serem os únicos sobreviventes, trás sempre à tona a ideia de que precisam ter relações para a humanidade não ser extinta. Em geral, essa ideia sempre parte da Yaeko, a mais pervertida entre eles.

After School of the Earth
© After School of the Earth/JBC

Os Phantoms

Talvez você chegou até aqui e ainda esteja curioso sobre o que aconteceu com a humanidade. Essa mesma curiosidade que tens agora, é a mesma que o mangá te proporciona por cinco volumes. Como meu objetivo aqui não é oferecer spoilers, direi somente os responsáveis por tal acontecimento e como isso aconteceu. Resumindo, os culpados são criaturas chamadas Phantoms, que embora importantes, não se sabe ao certo sua origem.

Em um determinado dia, esses seres, que não se sabe se são youkais (uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês) ou alienígenas, invadem a terra e começam a “engolir” os humanos. Antes disto, eles são fatiados em vários pedaços, o que trás o questionamento de terem morrido ou de apenas ser uma espécie de ilusão. O fato é que o sumiço de todos é iminente. Entretanto, como uma coincidência, ou não, Masashi Kawamura, Yaeko, Anna e Sanae permanecem intactos na terra.

After School of the Earth
© After School of the Earth/JBC

O final inesperado e surpreendente (sem spoilers)

Claro que a parte mais esperada desta história é o final. Eu não sabia exatamente o que esperar, pois o mistério realmente foi bem desenvolvido. Quando, enfim, a incógnita foi se revelando, inicialmente achei estranho, mas em questão de mais algumas páginas as coisas começaram a se encaixar e fazer sentido.

 After School of the Earth é daquelas histórias que pode-se dizer que vale a pena acompanhar até o final. Simplesmente um grande plot twist é jogado no enredo e faz qualquer tipo de teoria criada até aquele momento, cair totalmente por terra e oferecer um novo prisma em relação à história. Simplesmente incrível.

Sem spoiler
© Sem spoiler

Uma decisão questionável do mangá

Claro que nem tudo são flores, e até mesmo em After School of the Earth as coisas não são as mil maravilhas. Mas é importante salientar que isto é uma percepção pessoal. Uma pequena falha que notei ali, não somente no que tange ao apelativo da questão sexual das garotas, é também deixar explícito a sexualização infantil.

Talvez um ponto bastante polêmico, mas que está presente no mangá e que desaprovei totalmente. Embora aconteça com todas as personagens femininas e todas serem crianças, o maior referencial aqui é a Anna, a mais jovem de todos ali. E ela não fica de fora desse cunho sexual. De um ponto de vista particular, desnecessário isto.

After School of the Earth
© After School of the Earth/JBC

E aí?! Gostou? Me diz aí embaixo o que achou dessa história.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.