O processo de produção de animes em Shirobako A metalinguagem de um anime que mostra como os animes são feitos

Bolinhodearroz
Shirobako
©P.A Works / Shirobako

Saindo um pouco do gênero shounen que mais está sendo consumido atualmente, vamos falar agora de um slice of life um pouco diferente, mas que também está diretamente ligado a tudo que temos acesso. Shirobako é um anime sobre a indústria de animes que nos mostra todos os detalhes e processos de como se chega, por exemplo, em uma animação de 13 episódios.

Produzido pelo estúdio P.A Works e transmitido entre 2014-2015, esse anime de 24 episódios inicia com a história de um grupo de garotas no ensino médio que possuem o sonho de trabalhar na indústria japonesa de animes e saem para a vida adulta com essa promessa de alcançarem seus objetivos, no entanto elas vão ser o maior referencial nesse anime de que a realidade é bem mais complicada que o que sempre sonhamos.

Aqui não teremos cenas intensas de batalhas, porque a ação está centrada de uma outra forma, em como essa indústria é muito corrida e difícil. Nele acompanhamos a agitação da vida de todos que trabalham em uma produção de anime e como eles fazem de tudo para resolver os problemas e os contratempos, com várias técnicas e detalhes importantes.

Shirobako
©P.A Works / Shirobako

Entretanto, também vemos como todo esse processo desgasta aqueles que se envolvem diretamente de maneira que ultrapassem seus próprios limites. Ali não tem nada glamoroso, é a vida real mesmo que nos mostra que, quando recebemos um anime de 12/13 episódios (até os maiores), prontinho na nossa tela, foi porque uma equipe de pessoas foram ao seu limite mental e físico e fizeram sacrifícios para isso.

Para quem gosta de saber sobre o decorrer de uma produção de anime, aqui eles mostram todos os detalhes desde a decisão e elaboração de cronogramas, até a finalização.

É muito interessante ver todo esse desenvolvimento e como um pequeno atraso ou defeito causa um enorme caos em toda a equipe que segue um cronograma rígido para dar tempo de fazer tudo, mostrando também que os famosos flashbacks que vemos são, muitas vezes, porque a equipe não conseguiu tempo suficiente para entregar algo e precisaram compilar cenas anteriores para que ganhassem uma semana a mais no projeto.

Shirobako
©P.A Works / Shirobako

A produção inteira mostra uma preocupação e um cuidado enorme para que todo o desenvolver de sua animação seja o mais perfeito possível e com um final digno de elogios pelos fãs. É um processo tão exaustivo e corrido que cada pequena vitória é motivo de felicidade e alívio para todos que trabalham em conjunto e dependendo um do outro, sempre correndo contra o tempo e virando noites para entregar seu projeto finalizado.

Durante os episódios, vamos vendo tudo pelo ponto de vista de Miyamori a protagonista que trabalha como assistente no estúdio Musashino Animation e que está sempre correndo para resolver problemas, entregar projetos e até mesmo dar carona para ninguém se atrasar ou correr atrás de animadores para completar o que falta de um quadro-chave, por exemplo.

Mesmo sendo nova na área e sem entender muita coisa, ela já carrega várias responsabilidades no seu emprego, mas que também enfrenta a dificuldade em descobrir o que realmente quer seguir na vida, porém a parte boa entre toda essa correria e preocupação de um projeto, é que a equipe de trabalho da protagonista é muito companheira e unida, com cada um ajudando no que o outro mais precisa para enfrentar todo o estresse (e problemas pessoais) sem surtar.

Shirobako
©P.A Works / Shirobako

Um anime que parece simples, mas que é cheio de detalhes muito interessantes de como a vida das equipes por trás de um anime é estressante, turbulenta, mas gratificante, sobretudo ao ver o resultado final de todo esse sacrifício e dedicação, Shirobako é uma amostra bastante real de como é ser adulto em um mundo competitivo e exigente.

Cada personagem passa por uma situação diferente dos outros e assim vamos acompanhando um cotidiano de força de vontade, oportunidades, frustrações, vitórias e muito, mas muito trabalho. Podemos até nos identificar com suas vidas de pessoas normais que sonham e encaram obstáculos para chegar em seu objetivo, sempre almejando a sua carreira ideal e trabalhar com o que gosta, mas precisando batalhar muito e se decepcionar ainda mais até conseguir.

Como as próprias garotas introduzidas no início da história que se veem, durante o enredo, em uma encruzilhada da vida que era totalmente diferente do que sonhavam para o futuro, com situações de insegurança na própria competência, o sentimento de estagnação, o enfrentamento do que realmente ser na vida, a falta de oportunidades na área ou até mesmo o oposto: tentar inúmeras chances e sofrer com a rejeição por não alcançar determinadas exigências.

Shirobako, com sua trilha sonora divertidíssima e empolgante, mostra até mesmo diferentes traços na sua animação, para destacar o que faz parte do próprio enredo do que está na produção dos personagens da história. Todo o seu conjunto mostra como a indústria de animes é desgastante para quem trabalha nela, onde é preciso muitas tentativas e erros para alcançar o sucesso nessa área, envolvendo o esforço de muita gente que pode nem sempre dar certo.

Ainda assim, ele expressa tudo de uma maneira bastante natural para que tiremos nossas próprias conclusões sobre o esforço e o trabalho de todos nesse ramo, sem um tom arlamista ou de “denuncia”, como a própria Miyamori que observa os diversos problemas subjetivos e expostos do meio, mas se empolga com cada realização e todos os resultados positivos do esforço coletivo dela e de seus colegas.

Shirobako
©P.A Works / Shirobako

E é com essa recomendação que ficamos aqui e deixo para que comentem se já viram ou não esse anime e o que acham desse tipo de enredo com a metalinguagem de um anime sobre como produzir outro anime.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments