O que é um gênio?

Fabio Andrade
(Redator do Blog e Podcaster)
Naruto
© Naruto / Estúdio Pierrot

Ter habilidade em alguma coisa é algo que todos nós (pobres mortais) queremos, entretanto, ter habilidade depende muito do empenho que temos em melhorar, em desenvolver um talento, se acredita que alguns já nascem com talentos naturais, dons que o tornam diferentes, pensando nisto, o que seria ser um gênio?

Segundo o dicionário, gênio é alguém que tem uma “aptidão natural para algo, um dom”, pois bem, esse significado é bem simples e particularmente eu prefiro o significado dado pelo grande sensei Maito Gai. No episódio 48 do anime clássico de Naruto, estamos acompanhando o pré-exame Chunnin e nos deparamos com uma batalha totalmente inesperada, o confronto de Lee vs Gaara.

Sinceramente Rock Lee sempre foi um dos meus personagens preferidos e muitas vezes roubava a cena em suas aparições, muitos talvez não deem a importância devida, mas Lee era um ninja que não sabia utilizar Ninjutsu nem Genjutsu, o que era totalmente fora dos padrões normais, ele somente sabia Taijutsu e nem era muito bom nisso. Embora todos o ridicularizassem por ele “não ter habilidades”, ele tinha um sonho, esse sonho era provar que mesmo alguém que não sabia Ninjutsu ou Genjutsu poderia ser um grande ninja.

Mesmo muitas vezes chorando ou sendo perseguido pelos colegas de classe, Lee se esforçou mais do que qualquer outro para ser aceito na academia ninja, enquanto os outros dormiam ele treinava, não é isso o que faz alguém ser grande? Como não poderia ser diferente, Rock Lee tinha um rival, o grande Neji Hyuuga, o garoto prodígio, considerado por muitos o melhor Genin que a aldeia da folha tinha, Neji tinha o poder ocular do Byakugan.

Naruto
© Naruto / Estúdio Pierrot

Enquanto a batalha com Gaara ia se desenvolvendo, vários flashbacks eram mostrados narrando a história de Lee, nosso garoto de roupinha verde tinha o costume de desafiar Neji e sempre era derrotado, numa dessas derrotas, sua colega de equipe Tenten disse que ele nunca poderia ganhar de Neji porque “um gênio não poderia ser derrotado”, após esse argumento cruel de Tenten, Rock Lee faz a pergunta que esta como tema deste artigo, afinal, o que é um Gênio?

Enquanto a batalha ia ficando cada vez mais intensa, todos estavam se perguntando o “por que?” de Lee permanecer lutando, e o nosso grande Maito Gai deu a resposta perfeita para mim: “Rock Lee é o gênio do esforço”! Sempre que vejo este combate o meu coração acelera, pense junto comigo, é verdade que alguns nascem com talentos naturais, isso é fato, mas todos podemos ser gênios, se nos esforçarmos mais que os outros, se batalharmos enquanto outros dormem, todos poderemos nos tornar gênios do esforço, e essa é a grande lição que o mestre Rock Lee nos deu, não existe montanha que seja impossível de ser escalada, o que existe é a falta de esforço de nossa parte – muitas vezes…

Obrigado por ler até o fim!!

Venha conversar sobre o assunto, comente!!!!!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.