O que torna um protagonista amado?

Marcssxx
(Redator do Blog)
@marcosmp00
Tokyo Ghoul
© Tokyo Ghoul / Pierrot

Muitas pessoas inclusive eu acabam desistindo de uma obra por conta do protagonista. Isso acaba acontecendo ou pelo protagonista ser ‘chorão” demais ou por ser incrivelmente fraco tendo que acabar sendo salvo por tudo e todos.

O que realmente sinto que está em falta nas obras é a construção dos protagonistas, muitos sem profundidade onde os poderes vem do nada, ou que só sabem agir quando alguém ‘querido’ acaba sendo atacado, faltando frieza e até mesmo inteligência. Um exemplo disso é o protagonista Kaneki(Tokyo Ghoul), ele acaba sendo um “vai ou racha” pois ele começa bem chorão mas a ponto que a história se desenrola ele vai nitidamente mudando de personalidade(acho que até demais) e como agir nas situações.

Evolução do protagonista também é empolgante, como exemplo disso podemos usar o Izuko Midorya (My hero Academia) que começa praticamente nulo de poder porém por conta de alguns acontecimentos ele acaba conseguindo mostrar suas habilidades que ele usa sem receios, isso é algo que eu gostei bastante, ir pra cima e não ficar chorando num canto até que alguém amado seja atacado.

Boku no Hero Academia
© Boku no Hero Academia / Bones

Mas em minha opinião o melhor tipo de protagonista é o frio e super inteligente, esse é o que pra mim mais se destaca em qualquer obra, e com isso em mente consigo pensar em algumas grandes obras como Mahouka Koukou no Rettousei, Death Note e Code Geass. Diga-se de passagem todas obras de sucesso, porém um protagonista que eu achei fora de série foi o Light Yagami (Death note), até pessoas que não assistem anime conseguem reconhecer esse protagonista icônico conhecido mundialmente, a história ajuda, é claro mas a ideia de um “Deus do Novo Mundo” não faria sentido com qualquer outro protagonista a não ser ele.

Deaath Note
© Deaath Note / Madhouse

E claro, animes de esporte não poderiam ficar de fora, onde eles para mim dão aula de protagonismo, como exemplo disso temos obras como Major, Ace of Diamond e Haikyuu. Mas dessa vez eu vou colocar uma obra atual em lançamento ainda, Ahiru no Sora que fez um dos protagonistas mais carismáticos na minha opinião, se você não criar simpatia pelo Sora Kurumatani é porque não tem coração, um personagem alegre mas não escandaloso, habilidoso mas por conta do treinamento árduo e engraçado que acaba sendo um bônus.

Ahiru no Sora
© Ahiru no Sora / Diomedéa

E qual o protagonista perfeito para você?


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.