Oregairu x Youkoso Jitsuryoku: As incríveis semelhanças entre os personagens Será que os personagens de Youkoso Jitsuryoku foram inspirados em Oregairu?

Maknara
(Redator do Blog)
@maknarasan
Oregairu
©Oregairu x Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu

De um lado, Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru, mais conhecida como Oregairu, escrita por Wataru Watari. Do outro lado, Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu, ou Classroom of the Elite, também conhecida como Youjitsu, escrita por Shōgo Kinugasa. O que elas têm em comum? A resposta mais simples poderia ser o gênero, Slice of Life, mas isso não é tudo. As semelhanças entre os principais personagens da obra é tão grande que ao analisarmos cuidadosamente, chegamos a conclusão que Youjitsu teve uma boa parte de seus personagens inspirados em Oregairu. Ou seria uma grande – para não dizer enorme – coincidência? Tirem suas próprias conclusões.

A light novel de Oregairu foi lançada no dia 23 de março de 2011, enquanto a novel de Youjitsu foi lançada no dia 25 de Maio de 2015. Então, é natural imaginar que se houve alguma influência nas obras, ela é de Oregairu em Youjitsu. Porém, isso não faz de Youjitsu uma cópia, principalmente no que se refere ao enredo. Mas como o objetivo principal do artigo é analisar as semelhanças dos personagens, vamos logo ao que interessa.

Oregairu
©Yukinoshita e Hikigaya (Oregairu) x Horikita e Ayanokōji (Youjitsu)

Hachiman Hikigaya (Oregairu) x Ayanokōji Kiyotaka (Youjitsu)

Não poderia iniciar de outro jeito, que não fosse citar uma semelhança física – praticamente inquestionável – entre os dois protagonistas: o olhar de peixe morto. Se você nunca ouviu falar dessa expressão, ela é atribuída as pessoas que têm um olhar semiaberto que muitas vezes representa sinais como: sono, cansaço, tristeza, ou até mesmo um problema de saúde.

Essa é uma expressão utilizada em Oregairu pela professora, Shizuka Hiratsuka, para descrever o olhar triste e sem perspectiva do Hikigaya. Mas sem dúvida alguma, podemos pegar emprestado essa expressão e atribuir ao Ayanokoji. Esse olhar de peixe morto os acompanha em todos os momentos da obra, sejam nos bons ou maus momentos, seus olhos permanecem “sem vida”. Se forçamos um pouco, conseguimos notar semelhanças até no corte de cabelo – mas acredito que isso realmente seja um pouco forçado… ou não. 

Saindo das semelhanças físicas e partindo direto para as semelhanças psicológicas, temos um campo interessante para explorarmos. Ambos os protagonistas possuem uma enorme, gigante, imensa dificuldade em se relacionar com as pessoas. Quando o assunto é fazer amizades, nenhum dos dois se destaca. Tá certo que o Hikigaya não manifesta muito interesse em criar vínculos com as pessoas, então não podemos dizer que ele fracassa nesse objetivo, sendo que ele não vê como um e quando tem que fazer isso, na maioria das vezes está sendo forçado por alguém. Diferente do Ayanokoji, que em alguns momentos  tenta se aproximar ou interagir com as pessoas – mas definitivamente não é o seu forte. Todavia, quando o Ayanokoji encontra alguém que pode ser útil para os seus planos, ele consegue criar uma relação – independente de qual ela seja – sem grandes problemas. Ainda que os dois protagonistas tenham a capacidade de entender e fazer boas leituras sobre as personalidades e atitude das pessoas, de todas as qualidades dos dois, relacionamento interpessoais está no final dessa lista.

Outras características semelhantes entre os dois é a inteligencia e a frieza emocional. Ayanokoji é uma pessoa muito acima da média quando o assunto é criar estratégias e colocá-las em prática. Hikigaya não é um estrategista, mas ele encontra soluções efetivas – às vezes questionáveis – para os problemas que surgem no clube. Tudo isso geralmente é feito com muita frieza emocional por ambos e raramente seus sentimentos serão postos em alguma situação.

Oregairu
©Hachiman Hikigaya (Oregairu) x Ayanokouji Kiyotaka (Youjitsu)

Yukino Yukinoshita (Oregairu) x Suzune Horikita (Youjitsu)

De todos os personagens comparados nesse texto, essas duas são as que possuem mais semelhanças, tanto físicas quanto emocionais. Faça um teste. Separe uma imagem da Yukinoshita (Oregairu) de perfil e envie para um amigo(a) que não conheça pelo menos uma das personagens. Depois, selecione uma imagem da Horikita (Youjitsu) e envie para essa mesma pessoa dizendo: “Qual das duas roupas você prefere nela?”. Tenho certeza que o seu amigo(a) dificilmente perceberá que são duas pessoas diferentes. E as semelhanças entre as duas não param por aí.

A expressão corporal da Yukinoshita é praticamente a mesma da Horikita. A forma como ambas cruzam os braços, o olhar de “desprezo” direcionado ao protagonista, a jogada no cabelo depois de uma – suposta – frase de efeito, tudo é muito parecido. Em Oregairu, Yukinoshita é conhecida por ignorar presenças ou situações desnecessárias a sua volta, enquanto lê um livro. Essa mesma cena acontece pelo menos uma vez com a Horikita em Youjitsu, e elas fazem o mesmo gesto, inclusive na hora de fechar o livro. A sensação de déjà-vu é inevitável.

Se não bastasse todas essas semelhanças, temos ainda a cereja no bolo: suas personalidades. Tá certo que não é tão raro encontrar personagens kuudere, com uma leve mistura de tsundere – principalmente em shounens e slice of life -, porém, ainda que não seja raro, não é tão normal encontrar personalidades tão parecidas como essas duas. A Yukinoshita possui uma linha de raciocínio inteligente, uma enorme frieza nas palavras e nas ações, falta de interesse – e dificuldade – em fazer amizades, além de um senso de superioridade perante os colegas. Já a Horikita… Ctrl+C, Ctrl+V. É claro que as suas motivações não são iguais, pois as obras tratam de objetivos diferentes, mas no quesito personalidade elas dificilmente poderiam ser mais parecidas do que já são.

A Yukinoshita tem uma irmã mais velha, extremamente habilidosa, popular e muito simpática, que foi presidenta do comitê cultural quando era estudante. Horikita tem um irmão mais velho, extremamente habilidoso, popular – mesmo não sendo simpático -, atual presidente do conselho estudantil. Ambas as personagens possuem questões mal resolvidas com seus respectivos irmãos. Qualquer semelhança é mera coincidência, certo?

Poderia citar ainda sobre o interesse romântico das duas personagens, ou dos seus passados tristes e solitários, mas como meu objetivo é fornecer o minimo de spoiler – mesmo que eles pareçam óbvios – vou parar por aqui. Yukinoshita Horikita são tão parecidas que os autores podem trocá-las entre as obras, que muita gente não perceberia a diferença.

Oregairu
©Yukino Yukinoshita (Oregairu) x Suzune Horikita (Youjitsu)

Yui Yuigahama (Oregairu) x Kikyou Kushida (Youjitsu)

Calma, antes de tudo, não irei dizer que a personalidade da Yuigahama e da Kushida são parecidas. Fisicamente, confesso que elas também não são tão parecidas assim, exceto pelo cabelo curto e suas proporções físicas – avantajadas.

Yuigahama é parte do triângulo amoroso de Oregairu, além de ser uma das principais personagens da história. Por mais que em Youjitsu não haja um triângulo amoroso, podemos dizer que há semelhanças em relação aos interesse da Kushida no protagonista da história – isso fica um pouco mais evidente durante a novel. Em termos de relevância para o desenvolver da história, podemos dizer que ambas tem um papel importante, mesmo que a Yuigahama seja mais fundamental para Oregairu do que a Kushida para Youjitsu. Eu não descartaria esses pontos em comum tão facilmente.

Quando o assunto é popularidade na escola, nenhuma das duas ficam atrás. Durante as histórias, ambas têm como objetivo conquistar a amizade do máximo de pessoas possíveis, considerando isso como uma prioridade. Tanto que a maior parte dos problemas que elas enfrentam durante as obras, estão relacionados ao fracasso em suas relações de amizade.

Não sou louco de dizer que suas personalidades são similares, pois quem conhece a Kushida sabe que não é bem assim. Mas também não sou radical de dizer que são completamente diferentes, quando o assunto é criar relações com as pessoas. As personalidades não são parecidas, mas os objetivos se assemelham – até um certo ponto, para fins diferentes.

Oregairu
©Yui Yuigahama (Oregairu) x Kikyou Kushida (Youjitsu)

Hayato Hayama (Oregairu) x Yōsuke Hirata (Youjitsu)

Agora temos dois personagens que cumprem o mesmo papel, cada um em sua obra.

Sabe aquele garoto popular na classe, simpático e diplomático, que conquista a amizade dos garotos e o coração das garotas? Então, esses adjetivos se encaixam para o Hayama e o Hirata. Eles representam a liderança de suas classes, a ponte que liga os excluídos com os demais alunos.

Além do mais, ambos despertam um enorme interesse em se tornarem amigo do protagonista de suas obras, por mais que na maior parte do tempo esse sentimento não seja recíproco. Eles aconselham e ajudam os protagonistas com seus problemas de relacionamentos com as pessoas, sempre com muita calma e paciência. Para encontrar diferenças nas personalidades do Hayama e do Hirata você precisa se esforçar um pouco, porque dentro dos enredos, suas funções são basicamente as mesmas.

Eles divergem um pouco em relação aos seus interesses amorosos, mas em contrapartida, as garotas que são apaixonadas – ou pelo menos demonstram ser por um tempo sem spoilers – têm as mesmas características e importância dentro de suas turmas. É sobre elas que iremos falar na sequência.

Oregairu
©Hayato Hayama (Oregairu) x Yousuke Hirata (Youjitsu)

Yumiko Miura (Oregairu) x Kei Karuizawa (Youjitsu)

Duas personagens onde é possível encontrarmos semelhanças físicas, como os seus longos e belos cabelos loiros, mas assim como o Hayama e o Hirata, o foco não está nas semelhanças físicas, mas sim nas semelhanças dos seus papéis dentro de cada história.

Como de costume, toda classe de ensino médio tem uma garota popular, bonita, que tem uma legião de seguidoras prontas para agir em seu nome. Miura representa esse papel em Oregairu e a Karuizawa em Youjitsu. Elas são as lideres do grupo feminino, e possuem pelo menos duas coisas em comum: a personalidade e o interesse no líder da classe.

Ambas têm uma personalidade mais explosiva e costumam se irritar com os alunos excluídos, fazendo pouco caso dos mesmos. Os interesses nos representantes de classe não são necessariamente românticos, principalmente no caso da Karuizawa. Mas os animes desenvolvem a relação das duas com esses representantes. Suas formas de agirem são bem parecidas, com alguns momentos de arrogância.

Oregairu
©Yumiko Miura (Oregairu) x Kei Karuizawa (Youjitsu)

Shizuka Hiratsuka (Oregairu) x Sae Chabashira (Youjitsu)

Por fim, chegamos nas senseis. Hiratsuka e Chabashira possuem leves semelhanças físicas, seguindo o exemplo acima da Karuizawa e da Miura, que teriam cortes de cabelos mais parecidos se uma delas não prendesse o cabelo. Mas o que elas mais compartilham são os seus hábitos e posturas.

Ambas possuem interesse no protagonista, por motivos diferentes. Em OregairuHiratsuka cria uma relação com o protagonista por motivos educacionais. Ela identifica um problema nele e toma como missão “consertá-lo” antes que ele se forme. Ela não possui tamanha afinidade com nenhum outro aluno, assim como a Chabashira em Youjitsu, que manifesta esse mesmo interesse pelo protagonista, porém, por um motivo profissional e mais egoísta. O sucesso dela depende das atitudes dele. Mesmo que ambas não possuam o mesmo motivo, suas participações em suas respectivas obras giram em torno do protagonista.

Outra semelhança – não muito saudável – é que ambas são fumantes . Se você acompanha as duas obras, presenciará momentos de reflexão – e sermão – das senseis, segurando seus cigarros enquanto tentam aconselhar – ou influenciar – o protagonista. Ao observar suas conversas, podemos perceber semelhanças na sua forma de falar, por mais que a Chabashira tenha um ar mais misterioso.

Oregairu
©Shizuka Hiratsuka (Oregairu) x Sae Chabashira (Youjitsu)

Podemos encontrar semelhanças em outros personagens e no enredo das obras?

Seria possível sim, comparar outros personagens das obras, entretanto, por se tratar de um Slice of Life, é normal que haja personagens secundários com perfis mais genéricos, então creio que não seja necessário tais comparações.

Os enredos apresentados são diferentes. Oregairu é uma comédia romântica com drama, focada no desenvolvimento das relações entre os personagens e seus conflitos internos. Diferente de Youjitsu, que é uma competição entre os alunos para chegarem no topo com suas classes, usando e abusando de dois pilares principais: política e estratégia. A relação entre os enredos é quase inexistente, então mesmo que os personagens possuam muitas semelhanças, não existe impacto negativo nas histórias e você pode acompanhá-las sem maiores problemas. Duas ótimas obras, dentro de suas propostas.

Você já havia percebido essas semelhanças entre os personagens? Discorda de algumas dessas semelhanças que eu citei? Ou será que eu esqueci de alguma comparação importante? Bueno, você pode me ajudar deixando aqui nos comentários. 


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.