Os problemas em The God of High School Entenda porque o anime é uma decepção até o presente momento.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
The God of High School
© The God of High School/MAPPA

Antes de iniciar o texto, quero deixar claro que tudo que for dito aqui, sobre The God Of High School, reflete, apenas, as minhas opiniões. Passa bem longe, da minha cabeça, ocupar o lugar de porta voz de todo o Anime United e muito menos tornar minha visão uma verdade absoluta. Você é livre para concordar e discordar. Dito isso, vamos para o que interessa.

The God of High School (que em algum momento vou abreviar, já que considero o nome do anime grande) foi um dos animes de maior hype durante a divulgação dos títulos que seriam lançados nessa temporada. Os trailers, o enredo, as informações que eram passadas pelos leitores do Manhwa (obra original), aumentaram ainda mais as minhas expectativas e as de boa parte da comunidade otaku.

Porém, após 7 episódios, (quantidade que estava disponível na Crunchyroll quando o texto foi escrito) e com a temporada chegando ao fim, é inevitável não sentir um pouco de decepção.

Dito isto, listarei, a seguir, alguns pontos que transformam GOHS em um dos animes mais frustrantes da temporada.

1 – Ritmo desequilibrado

The God of High School
© The God of High School/MAPPA

Antes de entrar no tema, preciso confessar: o primeiro episódio é excelente. Adorei o ritmo frenético, intenso e ao mesmo tempo insano, mas que deixava tudo conectado, conseguindo fazer o mínimo de sentido necessário para se tornar um “queridinho. Porém, tudo isso morre após o mesmo ep.

A partir dali, só se enxerga um turbilhão sem controle. Tudo ocorre de maneira extremamente apressada, inclusive as batalhas, onde não existe tempo de tela hábil para aclimatação do expectador, transformando as lutas em algo totalmente descartável. Uma pena, visto que os confrontos poderiam ser bem melhor aproveitados (Estas deveriam ser o ponto forte do anime).

É difícil, também, enxergar naturalidade entre os cortes. Muitas vezes, não existe sequer qualquer ligação entre a trama de uma cena com a que surge logo em seguida. Falta elo. Falta preparo do terreno para que tudo se conecte e faça sentido. Afinal, falamos de um anime sequencial, onde um episódio deveria fazer sentido e ser interligado com o outro.

Já nos raríssimos momentos de cadência, o que se vê é uma tentativa de preencher vazios e lacunas em temas construídos e explorados de maneira fraca existentes no anime, por pura culpa do roteiro e produção, com diálogos que não se sustentam. Um desperdício total para o presente e uma possível futura expansão do universo do anime.

2 – Desenvolvimentos inexistentes na trama

The God of High School
© The God of High School/MAPPA

Darei a vocês um breve resumo sobre como o enredo de  é tratado (pelo menos no anime): Um emaranhado de ideias, sem nexo, que não aproveitam, de forma alguma, os 25 minutos de tela, para construir o universo, as temáticas, as relações e etc… é isso. Não espere muita coisa além disso. Não existe sequer uma construção e validação dos sentimentos individuais, muito menos entre os personagens. Ou alguém aqui engole a amizade que surgiu, do nada, entre os 3 protagonistas? Ou você entendeu perfeitamente a motivação de cada um para continuar batalhando? Você conseguiu criar alguma relação afetiva com pelo menos um personagem?

A verdade, é que em alguns momentos, tenho a sensação de que etapas foram aceleradas e atropeladas na produção de GOHS. A falta de profundidade, ligações e sentimentos que prendam o espectador criam a sensação de vazio, independente do que estamos assistindo. Imagine se não conseguíssemos nos identificar com os sentimentos de Naruto ou Vegeta, por exemplo. Será que os animes, em que estes personagens fazem parte, teriam tanto sucesso, mundo afora, se não fossem aprofundados e mal construídos?

GOHS me traz a sensação de que a cada episódio, nada é apresentado. É apenas uma pancadaria, pessimamente trabalhada, onde nem as batalhas são boas e minimamente empolgantes.

3 – Conceitos sem fundamentos

The God of High School
© The God of High School/MAPPA

Uma das coisas que mais detesto, quando estou assistindo algo, são as perguntas que não possuem respostas. É muito ruim assistir um filme e sair insatisfeito porque a obra não esclareceu os questionamentos levantados, concorda? Em GOHS, as coisas, infelizmente, vão além.

Não existe uma apresentação e validação de elementos básicos da trama. Por exemplo: Pra quem assiste apenas a série, não se faz ideia do que realmente são os responsáveis pelo evento que dá o nome ao anime, quem são e o que desejam. Não vou me alongar, para não dar spoiler. Mas você que está acompanhando semanalmente, sabe do que eu estou falando. Me expliquem a motivação das perseguições que houveram nos últimos 2 episódios. Me expliquem como vamos temer tais personagens, como iremos ter receio da utilização de certos poderes, se não fomos sequer apresentados direito a estes.

Tudo que foi mostrado até o presente momento, traz a sensação de que se os 7 primeiros episódios, tivessem sido bem trabalhados, desenvolvidos, deveriam, na verdade, serem distribuídos em 20, 25 capítulos. Acredito que só por esse ponto, dou uma real noção do desequilíbrio do anime.

4 – Conclusão

The God of High School
© The God of High School/MAPPA

Talvez minhas expectativas estivessem altas demais?  Talvez. Ainda mais depois da maravilha que foi acompanhar a primeira temporada de Tower of God. Sou um entusiasta do Crunchyroll Originals e acredito que o caminho que estão trilhando é uma ótima escolha para criar um selo de animes forte. Adversidades e bolas-fora acontecem. The God Of High School é um desses.

The God Of High School pode se tornar um bom anime daqui pra frente? Claro que sim. Tudo é sujeito a mudanças e modificações. Torço para que a série encontre o seu caminho e o tom ideal e que tudo ocorra da melhor forma possível daqui pra frente, principalmente para quem assiste. Mas, até o momento, não agradou.

Gostou do post?  Concorda ou discorda das minhas opiniões? Deixe seu comentário e vamos bater um papo. Até a próxima!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.