Pathemata Mathemata O que podemos aprender com circunstâncias dolorosas?

Fabio Andrade
(Redator do Blog e Podcaster)
Naruto
©Naruto

Sabemos que a vida nos proporciona muitas experiências, ora boas, ora ruins, mas mesmo assim, sempre passamos por situações assim, a questão é, o quanto aprendemos com as situações da vida, o tempo e as circunstâncias tem nos ajudado a melhorar? Ou estamos estagnados?

Quero abordar sobre uma situação que aconteceu no inicio do anime Naruto Clássico, em sua primeira missão, o time 7 foi direcionado a fazer o que seria uma simples escolta de um construtor de pontes, tudo estava indo bem até o momento, entretanto, o construtor estava escondendo uma informação crucial, o mesmo estava sendo perseguido por ninjas.

No início da jornada, o time 7 foi atacado por um Chunin, um ninja com habilidades teoricamente intermediárias, Kakashi fingiu sua morte para poder entender quem era o alvo, Sasuke foi perfeito no combate, enquanto Naruto, foi um tremendo covarde, antes do inimigo ser derrubado facilmente por Kakashi, Naruto foi ferido por uma arma envenenada.

Ao ver a ferida de Naruto e como o mesmo poderia morrer, Kakashi decide abortar a missão, voltar a vila e cuidar dos ferimentos de Naruto, nessa hora, nosso pequeno encrenqueiro enfia uma kunai em sua ferida e faz o veneno sair, e faz um juramento: “Nunca mais vou fugir!!”

Naruto
©Naruto

O juramento de Naruto se torna crucial, o tema deste post é Pathemata Mathemata, ele significa “norteie seu aprendizado por meio da dor”, era um ditado grego, todos nós passamos por experiencias dolorosas na vida, devemos nortear nosso aprendizado por meio delas. Em um momento posterior, Kakashi foi aprisionado por Zabuza Momochi, um ninja renegado, neste ínterim, o desespero tomou conta de todos, quando Naruto ia fugir, enxergou a ferida na mão e lembrou do juramento que fez a si mesmo.

Por causa desta lembrança, Naruto buscou forças pra continuar, e através de um plano que me fez gritar de emoção na cadeira, Kakashi foi libertado e a batalha vencida, veja bem, a dor fez Naruto evoluir.

O quero é que possamos ter a mesma postura diante das situações dolorosas da vida, que possamos usá-las como trampolim…

E aí, o que achou do post?

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

4
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Fabio AndradeWelerson SilvaCristofher Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Cristofher
Visitante
Cristofher

Muito bacana, parabéns 👏🏻👏🏻

Welerson Silva
Editor

Ótima reflexão.