Personagens de anime que carregam o DNA da competição com eles Confira uma lista deles aqui!

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf

Criadores de grandes sucessos do anime e apaixonados pelas competições esportivas, os japoneses conseguiram unir duas paixões do seu povo em um único entretenimento na indústria da animação. Sendo assim, como era de se esperar, a combinação funcionou muito bem e gerou histórias e protagonistas incríveis no âmbito de jogos e esportes dos animes.

Para celebrar isso, vamos destacar quatro personagens de modalidades distintas que ajudaram a popularizar o gênero nos últimos anos, até mesmo no Brasil, como é o caso do lendário Oliver Tsubasa.

Oliver Tsubasa — Super Campeões

Série original da década de 1980 que teve grande destaque em solo brasileiro a partir dos anos 1990, o anime “Super Campeões” foi transmitido pela primeira vez na extinta TV Manchete e agregou muitos fãs nacionais. A história do japonês Oliver Tsubasa, um jogador de futebol de renome mundial, inspirou uma geração inteira de jovens a amar a competição e o esporte.

Na saga, Tsubasa esbanja técnica e competitividade para se tornar um dos melhores atletas do mundo, passando por clubes do futebol brasileiro, espanhol e italiano. Além de ser, é claro, o protagonista da seleção japonesa.

No Brasil o time que o personagem defende é o São Paulo. Inclusive, na série, ele é peça fundamental da conquista do Tricolor Paulista sobre o Flamengo, em uma final de campeonato disputada nos moldes do extinto Rio-São Paulo da vida real.

Goro Shigeno — Major

A série “Major” narra a trajetória do japonês Goro Shigeno no beisebol, desde sua juventude até a fase adulta. O anime fez muito sucesso nos anos 1990 e 2000, até porque envolve uma das grandes paixões dos japoneses no esporte.

O mais interessante é que “Major” foge de clichês comuns em animes do gênero esportivo, o que deixa a saga bem interessante durante a caminhada de Goro. Ela consegue agregar, também, aspectos técnicos interessantes para quem gosta de interagir com a modalidade.

Jogando na posição de arremessador, Goro batalha para alcançar feitos relevantes no beisebol profissional de seu país e também nos Estados Unidos, onde está a MLB — principal competição da modalidade no mundo.

Kirari Momobami — Kakegurui

O anime ‘Kakegurui’, disponível no Brasil através da Netflix, é um dos grandes sucessos do gênero jogos na plataforma de streaming. O enredo se passa na Academia Hyakkaou, uma escola em que os alunos são avaliados especificamente por suas respectivas habilidades em jogos.

Em “Kakegurui”, poucos personagens são tão competitivos quanto Kirari Momobami. Com grande capacidade de interpretar diferentes classificações de tipos de cartas, incluindo o conceito de mãos de poker que também são usadas em sua versão online, Kirari é presidente do conselho estudantil da Hyakkaou Academy e responsável pelo sistema de jogo no local.

Vale destacar que, no fim da primeira temporada, Kirari mostra a sua grande habilidade com as cartas em um memorável desafio contra Yumeko, uma jogadora muito talentosa de poker. Para muitos fãs, o duelo entre ambas está entre os momentos mais marcantes do anime.

Sakuragi Hanamichi — Slam Dunk

Um dos maiores animes de esporte da década de 1990, Slam Dunk conta a história do jogador de basquete japonês Sakuragi Hanamichi. O personagem, inspirado no ex-jogador Dennis Rodman, que marcou época no basquete profissional dos Estados Unidos, é a principal estrela do time da escola Shohoku.

Com grandes atributos técnicos e físico avantajado, Sakuragi ganha o apelido de “rei dos rebotes” e mostra muita personalidade na tentativa de colocar o seu time no topo do basquete colegial da região de Kanagawa.

Como título curiosidade, é válido mencionar que o uniforme da equipe de Sakuragi se assemelha muito com os trajes do Chicago Bulls utilizados na era Michael Jordan, período de ouro da NBA em que o craque conquistou seis títulos da liga.

Dicas de plataformas para assistir animes do gênero esporte/jogos no Brasil

Ainda que serviços populares de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video, ofereçam boas opções de anime, seus respectivos catálogos não chegam a ser muito atrativos para quem procura por sagas de narrativas direcionadas a jogos e esportes.

Logo, nesse caso a melhor alternativa é procurar por plataformas com catálogo 100% de anime e que forneçam conteúdos com legendas de boa qualidade em português. No Brasil, dois exemplos disso são a Crunchyroll e a Funimation, já que ambos os serviços contam com um alto leque de opções para quem curte animes com o DNA da competição embutido.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.