Por que as live-actions são tão ruins? Qual é o grande problema na adaptação dos animes em filmes? Por que sempre fracassam? Onde estão errando?

Cássio Firmino
(Redator de Notícias)
@cassioaugussto
Fullmetal Alchemist/Square Enix
© Fullmetal Alchemist/Square Enix

O desafio de adaptar um anime está ficando cada vez mais difícil! É fato de que não é nada fácil transformar uma animação em live-action, todavia as produtoras estão cada vez mais fracassando à medida que lançam suas adaptações e isso entristece, pois todos nós temos o desejo de ver nossas animações preferidas se dando bem em suas adaptações. Contudo, os filmes com atores reais de nossos animes são risíveis, de péssima qualidade, de fraca direção, de elenco duvidoso, de fraca impactação! É verdade que um ou outro se salvam, mas sua grande maioria é bem desastrosa e digna de risadas.

Os motivos por trás do fracasso!

O primeiro motivo é o fraco orçamento que desencadeia uma série de fatores. Com uma receita sem impacto, o filme vai ser produzido com limitações, mas me diz uma coisa… Como você quer fazer um filme de Dragon Ball com pouco dinheiro? Como você quer fazer um filme digno de Fullmetal Alchemist sem ter um orçamento impactante? Não dá! Primeiramente, vamos ter efeitos especiais de segunda e até terceira categoria como o famosíssimo Dragon Ball Super fornece! Em segundo lugar, teremos atores e atrizes sem respaldo e experiência para interpretarem personagens de nome! Lembram do Goku do Dragon Ball Super? Do Raito Yagami do mais novo filme do Death Note? É, meus amigos… Atores fracos e desconexos com o personagem!

Eu vou até defender o ator do Death Note de 2017, o Nat Wolff é um bom ator! Já fez bons filmes e tudo mais, só que ele não tem nada parecido com o Raito! De quem foi a ideia de fazer um Raito tão ridículo, tão medíocre? O cabelo dele é simplesmente terrível, o roteiro do filme é risível, o seu desenrolar é tosco, o L eu não vou nem comentar pois não há nada o que falar sobre esse personagem no filme, a Misa? Bem longe da Misa da animação, o filme é um desastre, em minha opinião. Só para constar, no Internet Movie Database, esse filme tem a nota 4,5/10! Uma catástrofe.

Death Note/Vertigo Entertainment
© Death Note/Vertigo Entertainment

Não vale só criticar os atores, mas sim os diretores! Os mesmoss parecem não ter assistido os animes, parece que não foram escolhidos a dedo, não buscam trazer fielmente à obra, não botam amor no roteiro, é uma lambança só! O diretor Adam Wingard que dirigiu Death Note é fraquíssimo, dirigiu pouquíssimos filmes e foram mais de terror e suspense (péssimos, não veja nada que esse cara dirigiu), portanto é de se esperar que ele não produzirá um filme decente, é lógico! Portanto, o baixo orçamento desencadeia um diretor meia boca que cria um roteiro medíocre, sem contar com um elenco limitadíssimo e inexperiente.

Um desastre chamado Dragonball Evolution!

Outro exemplo de produção fraquíssima com um elenco péssimo, o famoso Dragonball Evolution. O filme é asqueroso, temos um Picollo que mais parece um alien de um filme de 1980, um Goku fraco e americanizado e que mais parece de um universo paralelo bem distante e remoto, é um horror! Qual foi o problema? Por que o filme foi ruim? Diretor fraco, atores limitadíssimos, roteiro abominável! Ou seja, basicamente tudo! Isso me leva a crer que pouquíssimos diretores sabem como fazer boas adaptações. Nota dele no Internet Movie Database? Um sólido 2,6/10.

Dragonball Evolution / 20th Century Fox
© Dragonball Evolution/20th Century Fox

Outra coisa a se falar é a americanização! É fato de que, hoje em dia, a maioria das coisas dão uma americanizada, seja no mundo dos games, filmes, entre outros. Assim, nessas adaptações, temos uma inserção de atores americanos como é o caso de Dragon Ball Evolution, Ghost in The Shell, entre outros. Em primeiro lugar, eu não tenho nada contra, não acredito que tenha que ser oriental o ator ou atriz, mas é fato que essa americanização não está dando certo, os filmes que tem essa características são péssimos, terríveis. Portanto, é algo a ser levado em consideração, suspeite quando uma adaptação de anime tiver muitas raízes americanas, a probabilidade de ser ruim é grande.

Mas eu acredito que há esperança! Temos bons filmes, temos boas adaptações de animes como é o caso de Samurai X, Beck, Solanin! É claro que a lista de fracassos é maior, mas vamos ter fé que os diretores vão valorizar as críticas, vão perceber que estão fazendo tais filmes de forma errada, vamos rezar para que eles se inspirem nos filmes certos e que não usem exemplos das Live-actions de Fullmetal Alchemist, Attack on Titan, Death Note, entre outros.

De qualquer forma, as live-actions sempre existirão enquanto tivermos animes de qualidade! A única coisa que nós podemos fazer é esperar que não façam mais catástrofes, mais filmes meia boca. Eu torço para que honrem os animes, que façam suas adaptações com qualidade, afinco e perfeição, que tenha um maior investimento em sua produção, um orçamento digno para contratar bons diretores e atores, para trazer mais tempo de duração para o filme também! Ninguém merece ver esses filmes risíveis e completamente limitados. Ou você aguentaria ver uma adaptação de Boku no Hero com um diretor do nível de Adam Wingard? Ou que tal um live-action de Naruto com os efeitos de Dragonball Evolution? Eu não aguentaria.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.