Precisamos Exaltar Given Uma breve opinião (curta e direta) sobre um dos melhores animes bl’s já feitos.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Given
© Given/Lerche

Given (Slice of Life/Boys Love) é um daqueles animes incríveis, que todo mundo precisa assistir, pelo menos, uma vez na vida.
A obra não se trata apenas de uma história sobre o amor de quatro jovens pela música. Given possui uma mensagem muito reta sobre sentimentos, relacionamentos e as diferentes formas de lidar com o luto. No texto, apresento pontos pelos quais você deve assistir o anime.

1 – Importância dos sentimentos e relacionamentos

Given
© Given/Lerche

O anime é cuidadoso e primoroso ao abordar o tema. Given explora o fator psicológico e sentimental de seus personagens de uma maneira clara, reta e aberta. No mundo real, não é possível apenas vivermos momentos bons ou ruins. Experimentamos todo e qualquer tipo de sentimentos e sensações. Alegria, tristeza, raiva, dúvida, curiosidade, paixão, amor, são comuns na vida de qualquer ser humano. Esse é uma das maiores qualidades na série: a experiência da vida real em 2D.

A evolução dos sentimentos e relacionamentos, passados ou existentes, são mostrados de uma maneira muito sútil, porém delicada e impactante. Nesse quesito, a obra é um verdadeiro primor, ainda mais se a compararmos aos receios que muitos títulos possuem em tratar, alguns temas do anime, como o suicídio e os relacionamentos LGBTQ+, com tanta profundidade, tranquilidade e naturalidade. Precisamos de mais animes e mangás como Given.

Além dos elogios acima, o anime possui um excelente roteiro, bem desenvolvido, com ótima elaboração de diálogos, que passam longe de serem rasos; uma ótima ambientação do universo em que o anime se passa, tudo isso somado a personagens bem construídos ao longo de cada episódio.

2 – Paixão pela música: o pilar essencial

Given
© Given/Lerche

Engana-se quem acredita que o anime deixa a música de lado, em segundo plano. Isso não ocorre em nenhum momento da série. Muito pelo contrário. É por ela e através dela, que o anime se movimenta e se desenvolve. É na música onde mora as engrenagens que fazem o anime funcionar e crescer. Imagine uma massa de bolo. Conforme você faz a massa, os ingredientes são acrescentados, pouco a pouco, para que o bolo fique o mais perfeito possível. Em Given é assim, com a música funcionando como um fermento, fazendo o bolo crescer e ganhar uma bonita forma.

Tudo que ocorre, é mostrado com paciência e cuidado, sem atropelamento da história, dos conceitos e ideias apresentadas, seja ela o amor e ligação que os personagens possuem pela música (que é desenvolvido ao longo dos 11 episódios, o que traz ao anime uma maior importância a banda), ou as demonstrações de sentimentos, romance e ligação dos personagens.

Given não é um anime para assistir de qualquer jeito. Aconselho que você veja com o melhor fone de ouvido que tiver, ou em algum aparelho com boa qualidade de som. As trilhas sonoras são incríveis e necessárias pra uma melhor experiência.

3 – As diversas maneiras de lidar com o luto

Given
© Given/Lerche

Cada um de nós possuímos uma maneira de lidar com as situações da vida. Infelizmente, o luto é um dos momentos que todos nós enfrentaremos pelo menos uma vez na vida. Dói. E como dói. Não é fácil superar e entender que nunca mais veremos quem se foi e partiu. Ainda mais se esta for uma das pessoas mais próximas a você. O vazio surge e busca nos consumir.

Mas, como lidar então, com essa dor? Como entender e conseguir seguir em frente apesar do que ficou em nossos corações? Given detalha a condição humana em meio aos porquês. O anime não tem o propósito de levantar respostas. Não cabe a obra fazer isso. Cada um reage à sua maneira, em tempos individuais. O que Given faz, é apresentar a ideia de que mesmo sendo duro e difícil, todos nós passamos por isso. É preciso respeitar o momento de dor, até sentirmos e entendermos o momento em que estaremos preparados para seguir em frente, deixando a dor ir embora, ou pelo menos amenizando-a, buscando continuar a vida. Não é necessário e nem devemos esquecer os que se foram. É preciso dar o tempo necessário para superar a dor e conseguir caminhar para frente, buscando viver o mais normal possível. Recomeçar.

4 – Conclusão

Given
© Given/Lerche

Given é um anime sensacional, redondinho, coeso, sem pontas soltas e que te entrega uma história divertida, sentimental, bonita e envolvente. Um espetáculo que se ainda não teve sua atenção, você só está perdendo. Sou um entusiasta de obras “não shounen” ou “anime de lutinha”. Não que eu não os curta, muito pelo contrário, mas acredito e vejo o quanto existem animes espetaculares fora da bolha e do convencional. Dê uma chance a animes diferentes do seu gênero preferido. Acredite, um novo mundo se abrirá pra você.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
trackback

[…] Fonte […]