Precisamos falar sobre o Shounen Destrinchando e conhecendo mais sobre esse bombástico gênero de animação!

Cássio Firmino
(Redator de Notícias)
@cassioaugussto
Boku no Hero
© Boku no Hero / Bones

Shounen é o estilo de animação que mais chama atenção das pessoas. Eu tenho certeza de que qualquer um que esteja lendo essa matéria já viu pelo menos uma animação do gênero e, sobretudo, tem um anime que goste muito que seja shounen. Esse tipo de anime é simplesmente um tremendo sucesso, o que mostra que o fato de que público realmente tem a preferência por personagens principais definidos como heróis, além de gostar mais de ver lutas e embates épicos do que cenas de romance e drama, isto é, o que todo mundo quer ver é ação, é porrada!

O que é shounen?

Shounen traduzindo para o português significa “menino”, o que remete ao fato de que é um estilo direcionada ao público jovem masculino. Assim, uma animação shounen tem como seu alvo o público masculino de 12 a 18 anos. Todavia, a pessoa está muito enganada se achar que apenas jovens rapazes assistem esse gênero! As meninas e mulheres assistem tanto quanto o público masculino, sem contar com as pessoas mais velhas, mostrando o quão forte é o shounen no cenário não só japonês, mas sim mundial.

Identificar uma animação shounen é uma tarefa facílima, é só enxergar se existem as características básicas desse gênero. Enfim, se você ver que a animação contém personagens detentores de poderes destrutivos e de combate, caso se depare com um anime onde há muitas lutas, isso é um shounen. Ou seja, na grande maioria das vezes, são aquelas animações recheadas de muita ação e pancadaria.

Atributos de um shounen

Não é segredo que os primeiros shounens lançados e, sobretudo, que fizeram sucessos eram englobadas com muita fantasia, além de abordar a temática super-herói e da ficção científica. Assim, em meados do ano de 1975, o shounen se solidificou e começou a fazer um tremendo sucesso que passou realmente a desbancar os outros gêneros. Dessa forma, a procura para o material dessa categoria era grande desde antigamente e a fama do gênero foi se alastrando pelo mundo inteiro, alcançando fama e, obviamente, foram criadas mais e mais conteúdo e obras referentes ao estilo.

Naruto
© Naruto / Studio Pierrot

Dessa forma, à medida que foram surgindo mais e mais animes do gênero, foram começando a entender quais eram os atributos e características de animes shounens. Ou seja, shounen não é só aquela animação que tem porrada e tudo mais, ela vai além disso e, sobretudo, é incapaz definir o entendimento do que é um shounen de maneira tão fácil. Todavia, irei listar algumas características que que são presentes na maioria dos animes dessa categoria: um principal de boa índole e com senso de justiça que luta pela paz, questões éticas e de amizades sempre sendo bem valorizadas, personagens que evoluem à medida de seus feitos heroicos, os treinamentos, a perseverança e esforço do protagonista é quase sempre essencial na história, um vilão que tem objetivos maléficos e que quase sempre vai apanhar uma hora para o principal e, por fim, muitos poderes, armas, técnicas e habilidades.

A amplitude do shounen

O shounen abrange uma série de gêneros e isso faz com que ele seja bastante amplo. Logo, existirão shounens que irão contemplar temáticas de maior violência, brutalidade, obscuridade, mas também terá aqueles que são mais realistas, inocentes ou, em outras palavras, irão ser mais tranquilos do que outros.

Shokugeki no Souma
© Shokugeki no Souma / J.C.Staff

Ainda em relação a amplitude, podemos achar shounens que retratam a temática de esporte como é o caso de Kuroko no Basket, Slam Dunk, Super Campões, entre outros. Nesses animes listados, é possível facilmente achar algumas características dos shounens as quais foram listadas anteriormente, isto é, você conseguirá ver habilidades, super-poderes, protagonistas com ideais éticos e com um forte desejo de fazer o bem.

De qualquer forma, os shounens sempre irão variar, você sempre achará um mais adulto, um mais criança e bobo, um com uma temática muito pesado e outro com uma temática bem superficial. Sempre terá quem goste mais da abordagem profunda, madura e intensa de Rurouni Kenshin, e vai ter outro indivíduo que vai curtir mais a simplicidade de Shokugeki no Souma que aborda uma história superficial e tranquila. Em outras palavras, cada pessoa vai ter sua preferência quanto a temática do shounen e existem vários como os de esporte, comédia, suspense e até romance, sem contar que podem ter muitos temas misturados um com os outros.

O impacto do shounen no mundo

É fato de que esse gênero é o que faz mais sucesso no mundo inteiro, é consumido diariamente, principalmente, pelos japoneses e americanos. Portanto, o shounen é o que vende mais em todos , ele é o gênero mais vendido de todos. Animações, mangás, revistas, jogos… está presente em todos os lugares, e  é uma questão de lógica visto que as animações de porradaria são aquelas que ganham filmes e jogos e, sinceramente, isso é muito consumido por todos e dá muito dinheiro.

Ademais, é só você parar e pensar no que está fazendo sucesso atualmente, quais são as animações do momento? Quais são os animes que vem bombando e fazendo sucesso? Que animações que ganharam filme? Quais são as que estão sendo bem faladas no momento? Bom, eu tenho certeza de que a resposta para essas perguntas vão envolver shounens… E muitos! Boku no Hero, Kimetsu no Yaiba, Boruto, Shingeki no Kyojin, entre muitos outros. O shounen domina o mercado.

 

 

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of