Psyche Matashitemo: Loop temporal, decisões para salvar uma pessoa e a busca para descobrirmos nossos sonhos O mangá utiliza a temática de viagens no tempo para abordar um tema bem mais importante e real

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Psyche Matashitemo
© Psyche Matashitemo

Psyche Matashitemo, do autor Fukuchi Tsubasa, é um mangá interessante, no entanto nada inovador. E tudo bem. Não há necessidade de algo ser inovador, fora da caixinha para valer a pena. Basta que tenha originalidade e um bom propósito, seja ele qual for.

Aqui, acompanhamos a vida de Saike que, em um determinado dia, presencia a morte de sua melhor amiga. E, após sofrer com o baque, caindo em um lago próximo ao acidente, sem nenhuma explicação, ele volta no tempo, no mesmo dia, tendo a possibilidade de salvar a garota de seu triste e iminente destino.

Tentando de todas as formas salvar ela

O mais do mesmo. Porém, reitero o que mencionei acima dizendo que isto não é necessariamente um problema. Mas não há como fugir do fato. Obras como Re:Zero, Erased e até mesmo o mais recente Tokyo Revengers trabalharam com este estilo de enredo.

Após a morte de sua amiga, Saike tenta de todas as formas possíveis salvá-la, porém nada dá certo. Até existem algumas conveniências de roteiro para realizar algumas coisas, mais voltado, também, para o viés da comédia, mas que acabam justificando o propósito.

A questão é que todas as possibilidades falham e ele precisa retornar ao ponto zero e tentar tudo novamente. Fica claro que até o protagonista compreender o propósito da vida dele, nada irá surtir efeito, não importando o quanto ele se esforce. E isto nos leva à máxima de Psyche Matashitemo. Aquilo que, em minha concepção, é o que o autor quis passar de fato.

Psyche Matashitemo
© Psyche Matashitemo

Psyche Matashitemo é, mais que ficção, sobre a vida real

Saike é aquele típico personagem sem força de vontade e com nenhum objetivo na vida. Aliás, antes de iniciar de fato a narrativa, o mangaká brinca um pouco com o leitor fazendo uma breve apresentação do personagem principal e a maneira como ele se sente sendo o foco da história. Uma espécie de quebra da quarta parede.

O fato é Saike não possui nenhuma ambição, nenhum sonho, uma vontade se quer de alcançar algo. Para ele, ficar na mesmice, permanecer estagnado é aceitável. Praticamente, vive uma letargia, tanto pessoal como social.

Psyche Matashitemo
© Psyche Matashitemo

O mangá denota que isto é errado, pois pode ser nocivo. Não é o caso de querer abraçar o mundo ou mesmo de querer dominá-lo, mas de ter um propósito, de sonhar com algo, o mais simples que possa ser. No entanto, nem isso nosso protagonista tem.

Todavia, é a partir da morte de sua melhor amiga que ele entende que o poder de voltar no tempo que ele recebeu é uma forma de lutar, de querer algo com todas as forças. Mais do que ter uma ambição, é possuir algo que somente ele pode executar.

Vale a pena ler Psyche Matashitemo?

Independe de como você encare o plot, tendo em vista sua pegada já vivenciada por inúmeros personagens de outros mangá, ainda vale a pena dar uma chance para Psyche Matashitemo.

Como supracitado, mesmo em algo já visto antes, ainda pode existir o fator surpresa. Aquilo que é singular da própria obra. Então, dê uma chance para o título.

Ademais, após o primeiro volume, o mangá parece partir para outro viés, algo mais voltado ao sobrenatural, no tocante aos superpoderes, onde descobrimos que Saike não é o único com habilidades. Então, novamente, talvez valha a pena dar uma conferida.

Psyche Matashitemo
© Psyche Matashitemo

E você, o que achou de Psyche Matashitemo? Deixa aí nos comentários a tua opinião. Vamos ficar muito contentes em lê-la.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.