Qual é a melhor organização criminosa dos animes? Temos várias, mas qual é a mais bem estruturada? E por quais razões?

Cássio Firmino
(Redator de Notícias)
@cassioaugussto
Akame ga Kill!
© Akame ga Kill!/White Fox

O que é um anime shounen sem uma organização criminosa? É fato que essas organizações incrementam muito nesse tipo de animação, tendo fundamentos, conceitos e, acima de tudo, membros que roubam a cena até mesmo do personagem principal da série. É certeza absoluta que você que está lendo agora sente um apreço por algum membro ou, sobretudo, por alguma organização criminosa dos animes.

Pessoalmente falando, eu sempre achei válido colocar uma organização maléfica em animes do tipo shounen, pois simplesmente combina muito. Apesar de ser de praxe, é uma fórmula que sempre cai bem, sendo uma tarefa difícil apontar um grupo criminoso que seja meia-boca ou que não encante.

Antes de mais nada, o que é uma organização criminosa? Basicamente, um grupo que possua um propósito considerado ilegal e indevido, que tenham membros que não hesitem em matar vidas inocentes e que, mais importante, seja uma ameaça para o (a) protagonista da série.

Os responsáveis pelas mortes e tragédias

Fullmetal Alchemist Brotherhood
© Fullmetal Alchemist Brotherhood/Bones

Um exemplo de organização criminosa é a dos homúnculos! Extremamente mortais, fortes e, acima de tudo, capazes de colocar medo em qualquer personagem do bem em Fullmetal Alchemist, esse grupo entrou para a história como uma das melhores, com toda certeza.

Com membros representando os pecados capitais, como Greed, Envy, Lust e Pride, essa organização causou muito, atrapalhando e matando muitos do ciclo de amizade do nosso querido Edward Elric.

Criados pelo o Pai, esses seres artificiais possuem o propósito de criar uma pedra filosofal. Logo, não hesitam em matar e violentar humanos para conseguir concluir essa missão. De longe, acho uma das organizações mais completas por ser acima de média em tudo, seja em membros, propósito, força, história e nível de ameaça.

Akame ga Kill!
© Akame ga Kill!/White Fox

Acredito que não seja tão conhecido quanto os homúnculos, mas esse aí é outro exemplo de organização que, sem sombra de dúvidas, merece destaque. Os Jaegers são um esquadrão de polícia secreto da polícia com Esdeath no comando, que almejam exterminar todas as pessoas revolucionárias que lutam contra o império, isto é, querem conceder ordem.

Não se engane, apesar deles possuírem um objetivo justo, ou seja, estabelecer a ordem, esse império e, sobretudo, a maioria dos membros são bem sujos, excêntricos e maculados. Os Jaegers contam com integrantes para lá de malucos, como é o caso da pirada Seryu Ubiquitous, que é uma das personagens mais insanas que eu já vi e que possui um senso de justiça imensamente distorcido.

Contudo, esse grupo possui umas peças que se salvem, que são boas e que foram iludidas pelo propósito do bem que a organização simbolizava, como é o caso de Wave. Todavia, todos eles são uma ameaça real para a Night Raid e, obviamente, para Tatsumi e Akame. Particularmente falando, os Jaegers quando entravam em cena, eu sabia que ia dar ruim para alguém, esse bando realmente bota quente e aplica violência pesada!

No final das contas, os Jaegers acabam saindo como os vilões da história, mesmo com sua proposta de manter a ordem e paz, cometendo atrocidades, propagando à desordem e violência e, consequentemente, entregando cenas de pura insanidade em Akame ga Kill!.

Antes de apontar para mim quais são minhas duas preferidas e apontar qual é a mais completa e melhor, eu queria destacar que não só existe os homúnculos e os Jaegers, coloquei ambos apenas como entrada para adentrar no real embate. Aliás, fora esses dois, existem outras organizações que merecem destaque, como a Liga dos Vilões (Boku no Hero), Dez Mandamentos (Nanatsu no Taizai), Millefiore Famiglia (Reborn!) e Aogiri no Tree (Tokyo Ghoul).

Essas duas são diferenciadas

Eu cravo que a Akatsuki e a Genei Ryodan são as melhores organizações criminosas dos animes. Não há nenhuma outra que bata ambas, elas possuem praticamente tudo que um grupo ilegal precisa e ainda possuem adicionais que fazem uma diferença insana.

Hunter x Hunter
© Hunter x Hunter/Madhouse

Genei Ryodan foi criada pelo icônico Chrollo Lucifer, que por sinal é um baita líder, e a Akatsuki nasceu através de Nagato e Yahiko. Ambas possuem uma forte filosofia que justifica suas movimentações, isto é, você enxerga uma motivação convincente e forte por trás de ambos.

A Akatsuki, no seu começo, tinha como proposta a luta contra a opressão e a criação da paz mundial. Mas depois do falecimento de Yahiko, Nagato assumiu o controle do grupo e, sob a influência de Obito, deu uma cara mais criminosa  para a organização, recrutando ninjas renegados de altíssimo nível e mudando sua meta para a captura dos nove Bijuus e dominar o mundo.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4
© Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4

Um dos pontos fortíssimos da Akatsuki é sua vestimenta, que é através dela que você consegue identificar quem faz parte dessa organização. Só quem assistiu Naruto sabe a sensação que é quando aparece um membro da Akatsuki, esse manto merece muito respeito e já colocou medo em muito ninja, além de ser bem estilo e ter essas nuvens vermelhas que são clássicas hoje em dia.

Outro ponto muito positivo são os integrantes, todos eles muito bem selecionados e com uma história absurda por trás! Além disso, o autor foi muito feliz na formação das duplas, colocando as personalidades certas para andarem juntas, como é o caso de Deidara e Sasori.

De longe, eu acredito que a Akatsuki seja a organização que oferece mais perigo, causando terror e pânico em qualquer que seja pela sua fama no mundo ninja. Sobretudo, como Naruto é incrivelmente popular, nada mais justo do que apontar esse grupo como o mais famoso de todos.

Hunter x Hunter
© Hunter x Hunter/Madhouse

Os pontos positivos da Genei Ryodan são muitos, assim como a Akatsuki. Contudo, tenho que dar créditos ao seu líder, que possui uma das habilidades mais diferenciadas de toda série, além de sempre, literalmente, roubar a cena quando aparece e se envolver só em embates épicos. Para mim, Chrollo Lucifer dá de 7×1 em Nagato.

Essa organização possui uma força monstruosa, possuindo treze integrantes com habilidades excêntricas. O legal é a forma de entrar na Genei Ryodan, seja matando um membro atual para pegar sua posição, ou esperar um dos membros morrerem e aguardar que o líder lhe selecione. Em outras palavras, na Genei Ryodan, você não tem descanso.

Quanto à motivação dessa organização, ela partiu de Chrollo Lúcifer que quando era criança odiava a sociedade, pois praticamente todos ignoravam o povo de sua cidade. Além disso, ele criou raiva pelo povo de sua cidade por terem desistido de lutar, assim ele criou essa organização como uma forma de protesto a essa ignorância, a essa injustiça.

A hora de escolher uma…

Bem, colocando todos os fatores na balança, eu acho que a melhor organização é a Genei Ryodan. Esse grupo possui uma motivação sólida e madura, membros que se encaixam lindamente e que dão corpo e alma em prol da organização, são uma ameça para todos os Hunters pelo nível de poder de cada um, além de ter um verdadeiro líder no comando o qual tem o respeito de todos ali e nunca será influenciado ou tampouco enganado.

A Akatsuki, de fato, é a mais famosa, mas eu fico com a Genei Ryodan como a melhor! É a mais bem estruturada, organizada e montada.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.