Quebrando a casca: Wonder Egg Priority foi um anime intenso demais Rompendo ovos e imergindo em universos paralelos para salvar pessoas

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Wonder Egg Priority
© Wonder Egg Priority

É a segunda vez que sento para escrever sobre Wonder Egg Priority. A primeira tentativa foi completamente perdida porque não prestei atenção na hora de salvar e acabei fechando o arquivo. O pior de tudo era perceber o quão legal estava a primeira redação. Agora, isso daqui vai ser apenas um leve reflexo do que realmente poderia ter sido. Um pequeno vislumbre de um grande potencial. O que me deixa bastante chateado.

Para ser sincero, passei uns dois dias cogitando ainda escrever ou não sobre Wonder Egg Priority. No entanto, se você está tendo acesso e lendo este texto neste exato momento, isso indica que eu sucumbi ao meu próprio cansaço e, consequentemente, me rendi à escrita. Às vezes é mais forte do que eu. Fazer o que?! Entretanto, quero conseguir passar, neste texto, toda a essência que havia no primeiro. Afinal, tratando-se de Wonder Egg Priority, há muitas camadas para serem exploradas. O anime, que foi considerado um dos queridinhos de 2021, possui um pano de fundo mergulhado no suspense e no mistério. Esse é um ponto mais do que positivo para mim. Em suma, costumo consumir bastante obras assim.

E foi justamente movido a esses gêneros que decidi dar uma chance para Wonder Egg Priority. Eu acompanhei o anime na estreia. Assisti o primeiro episódio, mas acabei largando por motivos que agora me fogem a memória. Porém, achei muito interessante e, ao mesmo tempo, inquietante, já que tudo ali era muito “viajado”. E recentemente decidi pegá-lo novamente para assistir. Mas dessa vez até o final. Dito isto, posso afirmar, agora, que Wonder Egg Priority não era exatamente o que eu achava que seria.

Wonder Egg Priority
© Wonder Egg Priority

Wonder Egg Priority talvez não funcione com você

A sensibilidade com os temas abordados pode ser considerada a máxima da narrativa, e é o primeiro ponto que preciso tratar aqui. Wonder Egg Priority é um anime que trabalha, em suma, com temáticas frágeis e que podem gerar gatilhos, como, por exemplo, suicídio, depressão, bullying, entre outros que nem sequer vale a pena fazer menção aqui. O ponto é que, esta obra não é recomendada para todos os públicos.

É possível compreender quem abandonou o anime, quer seja nos primeiros episódios ou na metade. Além disso, além de aludir a tópicos delicados, o anime também é bastante confuso. Dizer que é nível Neon Genesis Evangelion de compreensão talvez seja demais, porém é mais ou menos nessa vibe.

Todavia, é claro que existe uma tentativa da obra de se explicar e fazer com que tudo que é apresentado naquele universo possua o mínimo de sentido. Por mais que algumas pontas ainda fiquem soltas pelo caminho, é possível sair de Wonder Egg Priority com um certo sentimento de satisfação.

Afinal, do que se trata Wonder Egg Priority

Na história, seguimos a vida de uma jovem de 14 anos chamada Ai Ohto. Logo de início, o anime busca deixar claro o quanto Ohto sofre com determinadas represálias. Logo, é notório o medo, a falta de traquejo social, a mínima vontade de viver ou mesmo de buscar a felicidade. E é justamente nestes pontos que Wonder Egg Priority procura se apoiar para construir sua intensa, complexa e linda narrativa. Além de Ohto, apresentam-se outras personagens. Todas são intituladas de “guerreiras”. Logo você descobrirá o porquê. Aliás, essa questão do anime trabalhar somente com personagens femininas, em um universo onde somente garotas podem adentrar, reverbera na questão do empoderamento feminino.

É um tema que está subjacente, onde não existe uma manifestação óbvia dentro da história, mas que fica um tanto quanto claro se paramos para analisar. E todas essas garotas enfrentam ou enfrentaram problemas parecidos com a da protagonista. Em síntese, todas são extremamente complexas e bem desenvolvidos. Cada uma lidando com suas próprias lutas internas e crescendo ao longo da série. A profundidade psicológica das personagens adiciona camadas de significado à história, fazendo valer cada uma das jornadas pessoais.

Wonder Egg Priority
© Wonder Egg Priority

A mensagem principal de Wonder Egg Priority

Amadurecimento. De tantos elementos que Wonder Egg Priority desenvolve, é possível que esse seja um dos mais importantes. Ao final, existe um enorme paralelo entre as personagens que iniciaram e as que finalizaram. Não são mais as mesmas pessoas. Onde havia medo, deu-se espaço para a coragem. O que era problema, virou solução. E por aí vai. Esse aspecto de desenvolvimento pessoal é algo muito interessante de se acompanhar nesse anime. Afinal, a própria jornada da vida é sobre isso. Enfrentar os próprios medos, buscar meios para superá-los e seguir em frente.

O anime trabalha um conceito de utilizar ovos para mergulhar em universos paralelos, lutar contra seres excêntricos em seus designs e salvar outras garotas que acabaram desistindo e tirando a própria vida. Algo como uma espécie de descanso para a alma delas. Pareceu sem nexo e muito “viajado”? É porque realmente é, e o anime não faz questão de explicar isso em um primeiro momento. Todavia, a história vai se desenrolando e, nos episódios finais, algumas perguntas vão sendo respondidas para o telespectador.

Wonder Egg Priority
© Wonder Egg Priority

Mas, afinal, vale ou não a pena assistir esse anime?

Consumir algo pode valer a pena ou não, pois é subjetivo. Além disso, algumas pessoas desistem de obras no início, como aconteceu com este anime, devido à dificuldade em se identificar com os personagens. Adicionalmente, os temas sensíveis podem despertar sentimentos negativos, tornando a experiência desconfortável. Dessa forma, o desenvolvimento de cada personagem se baseia em traumas, muitos dos quais o espectador pode nunca ter enfrentado, tornando assim mais difícil a criação de vínculo.

A própria expectativa não correspondia pode ser um empecilho. Inicialmente, eu mesmo comecei essa jornada com Wonder Egg Priority achando que seria algo totalmente diferente. No entanto, as questões profundas e até sombrias trazidas pelo anime não são fáceis. Lidar com esses temas pode ser emocionalmente difícil ou desgastante. Logo, nem todos vão ter perfil para isso ou mesmo paciência para acompanhar 13 episódios disso.

Um dos grandes motivadores à desistência também é a complexidade da trama. Mesmo assistindo a todos os episódios e prestando bastante atenção, algumas informações ficam no ar, sem explicação. O famoso “anime cult” que vai te tirar daquele status quo de não ter que pensar para assistir um desenhozinho. Aqui, se não tiver a mínima vontade de raciocinar e ligar os pontos, Wonder Egg Priority vai ser apenas um anime chato e sem lógica. Porém, posto tudo isso, eu ainda acredito que seja um anime que vale a pena assistir, se você não for uma pessoa sensível aos temas abordados.

Wonder Egg Priority
© Wonder Egg Priority

E você, o que achou deste anime? Deixe sua opinião nos comentários. Queremos saber!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.