Quem Manipula Quem em Deatte 5-byou de Battle? O anime de Battle Royale que surpreende a cada momento

Bolinhodearroz
Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Um anime que começa de maneira tão abrupta que você nem percebe o que está acontecendo até o final do primeiro episódio. Assim é Deatte 5-byou de Battle, uma animação bem recente (2021) produzido pelos estúdios SynergySP e Vega Entertainment com apenas 12 episódios e disponível na Crunchyroll.

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Sinopse:

Era apenas uma manhã normal… Akira Shiroyanagi, um estudante do ensino médio que adora videogames e doces, de repente foi arrastado para o campo de batalha por uma garota misteriosa que se autodenomina Mion. Os participantes são informados de que foram apagados do registro familiar, envolvidos em um experimento e atribuídos a certos poderes. Akira está então determinado a vencer o jogo com seus novos poderes e destruir todos que o colocaram neste grande problema. Armado com um poder que ninguém esperaria e suas habilidades de estrategista cerebral, o novo período de batalha de inteligência começa!

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Como falei na introdução, Deatte 5-byou de Battle é um anime que tem uma história de início muito repentina, assim nós começamos a assistir e o primeiro episódio vai se desenrolando que você quase nem percebe, com exceção do fato que o protagonista acabou de morrer e ressuscitar em um jogo mortal, estilo Gantz.

Akira é o nosso protagonista que demonstrava grande aptidão para os jogos, até que ele se vê obrigado a participar de um battle royale mortal, onde foi escolhido ao acaso, para sua própria sobrevivência. No meio da apresentação de toda aquela loucura, somos introduzidos a algumas regras muito simples e a personagens bem singulares, a maioria deles desesperados, mas todos puxados contra sua vontade.

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Assim, sem perder muito tempo, os jogos começam e descobrimos que todos os escolhidos recebem poderes que combinam com suas personalidades e que irá servir para ajudá-los a sobreviver e derrotar os adversários dali para a frente. É tudo muito breve e muito repentino, mas aos poucos nos acostumados e aprendemos, junto de Akira, sobre toda aquela situação. Rapidamente também já nos afeiçoamos a alguns personagens e ficamos apreensivos com os acontecimentos que se sucedem no decorrer da trama.

Temos uma variedade de personalidades, de disputas e de poderes, mas além de toda a ação e da constante ansiedade pelo que vem a seguir, também somos agraciados por momentos de descontração e um pouco de romance para amenizar todo o sangue e psicopatia dos personagens.

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Toda a história consegue ser bem sucinta (até demais) para conseguir trazer em apenas 12 episódios grande parte do enredo principal e os acontecimentos mais importantes que ditarão o rumo das coisas. Somos impelidos, em alguns momentos, a acreditar que tudo está seguindo em uma determinada direção, até que tudo se reverte e nos é revelado que, na verdade, nada do que acreditávamos estava realmente acontecendo. Essa, inclusive, é uma das grandes vantagens do anime, já que as surpresas nunca acabam e nosso interesse só vai sendo alimentado a cada episódio, sem que tudo se torne muito enfadonho (até chegar no começo do arco de batalha por pontos que deixam um pouco a desejar).

Alguns poderes podem até parecer meio inúteis, mas eles conseguiram fazer com que fossem bem valorizados e usados de maneira efetiva. Em contrapartida, Akira parece que quase não aproveita o seu, mas quando entendemos o motivo, percebemos que, realmente, não era ainda o momento dele explorar tudo o que tinha capacidade, porque quando ele realmente escolhe usar sua inteligência, consegue enganar até o público.

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

São várias nuances trabalhadas em Deatte 5-byou de Battle que fazem ele ser brilhante em algumas partes, embora exista seus pontos negativos que enfatizarei mais ao final. De qualquer maneira, esse é um anime que valeu muito à pena conferir e permanecer até o final. A todo momento fiquei aguardando tudo alcançar um outro nível que, infelizmente, só foi chegar no ultimo episódio e agora só podemos esperar uma continuação, mas pelas surpresas deixadas ao final, pode saber que a situação vai esquentar ainda mais.

Mais uma vez, para enfatizar, mas sem dar nenhum spoiler: o primeiro episódio já mostra que o anime trará muitas emoções e batalhas não apenas físicas, como também mentais. Usar Akira como um protagonista dúbio é também uma jogada muito esperta, afinal começamos sem saber do que ele é capaz e vamos recebendo revelações à medida que os episódios seguem.

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Como o mesmo iniciou de uma maneira muito aleatória, quase me desinteressei, mas então começaram os jogos, toda aquela confusão de acontecimentos e logo me vi atenta no que poderia vir a seguir naquela batalha sangrenta. Animes estilo battle royale sempre me despertam muitas expectativas.

De quebra, ainda vemos como a mente de Akira funciona, já que esperam até o final do primeiro episódio para revelar seu poder e como ele pode ser muito perigoso nessas batalhas, sobretudo de forma mental. Fora ele, a mocinha da história, que carrega seus próprios fardos, até foi muito valorizada durante todos os momentos, mas não tão explorada pelo enredo (servindo mais como o par romântico do protagonista). Assim como alguns outros personagens que só brilharam nos 45 do segundo tempo.

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Não obstante, um ponto excelente na obra é a imprevisibilidade da situação, mexendo tanto com a mente dos personagens, quanto a nossa. E então fica aquela dúvida: quem é o mais manipulador? As mentes maléficas que criaram o jogo ou o seu protagonista que foi escolhido “aleatoriamente” para disputar todos os jogos?

Infelizmente, para um anime com essa proposta, o enredo começou a se perder no final da temporada, ignorando o battle royale individual e focando mais nas interações em equipes, além de deixar várias pontas soltas sobre os personagens e situações da história que surgiram nessa parte. Fora isso, o design de animação também não é umas mil maravilhas, alternando entre o 2D e o 3D em momentos específicos de uma forma muito desajeitada.

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Só quando assistimos Deatte 5-byou de Battle até o final que entendemos uma grande parte de seu enredo, mesmo com suas pontas soltas, mesmo partindo para um desenvolvimento diferente do proposto inicialmente, ao final de toda a temporada tudo volta ao eixo e percebemos que ainda existe muita história a seguir entre os personagens de Deatte 5-byou de Battle. Infelizmente nos deixando com um final revelador, surpreendente, mas em aberto que não explica muita coisa e só deixa ainda mais dúvidas do que respostas.

Deatte 5-byou de Battle
©SynergySP, Vega Entertainment / Deatte 5-byou de Battle

Assim, deixo aqui essa dica que pode agradar bastante, dependendo das suas exigências. Por isso deixem aqui nos comentários suas impressões, o que pensam de animes assim e não se esqueçam de compartilhar nas redes sociais para que o alcance seja ainda maior.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.