A relevância desperdiçada em Shadowverse! O potencial existente, não aproveitado, poderia transformar o anime em um fenômeno.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Shadowverse
© Shadowverse/ZEXCS

Shadowverse se colocava como um diamante bruto a ser lapidado. E quando falo isso, não estou tentando levantar a discussão sobre a qualidade da trama, dos gráficos e etc… Se trata muito mais de como o anime poderia ser ter um alto grau de importância e representação de um estilo consagrado desde a década de 90, para uma nova geração de otakus que, mesmo com facilidade no acesso à internet e inúmeras obras, possuem, dentro do gênero, uma carência de sentimentos com o mundo de animes em que se envolvem atualmente. Mas infelizmente, a obra se perdeu no meio do caminho. Cito ao longo do texto, os motivos que distanciam o anime de se tornar um grande fenômeno.

1 – Desprezo ao funcionamento das batalhas

Shadowverse
© Shadowverse/ZEXCS

Os clássicos do gênero Spokon (animes que focam na busca dos personagens em se tornarem os melhores em algum esporte ou torneio), inegavelmente, são um sucesso. Conquistaram o mundo através dos animes, mangás e jogos. Pokémon, Yu-Gi-Oh e Beyblade, por exemplo, estiveram presentes na infância de milhões e milhões de jovens que os apreciam até hoje. Porém, havia tempos que não surgia um anime com o mesmo espírito dos clássicos e que conseguisse ser bom o suficiente para conquistar novos apaixonados.
Shadowverse traz esse espirito à tona. O anime é focado na paixão por batalhas com cards tecnológicos, utilizando-se de uma pegada muito mais RPG, sem deixar de ser bonito e envolvente como os consagrados do gênero. Já de cara, somos apresentados ao universo, aos personagens principais, as rivalidades que acompanharemos ao longo da história e outros.
E é aqui que entra um dos maiores defeitos da obra: o desapego ao funcionamento das batalhas. O principal foco do anime simplesmente é deixado de lado. Nada é explicado. Não se entende como cada duelista pode se sobressair, aumentar sua capacidade de luta e etc… A mecânica do jogo anda longe de ser simples de entender, ou pelo menos, pode ser dito que o anime dificulta o entendimento.
É necessário que o ritmo diminua. Os confrontos tem a necessidade de se tornarem mais lentos e explicativos, pra que quem assista, possa entender e se interessar não só pela obra, mas também pelos jogos eletrônicos que estão disponíveis nas mais diversas plataformas.

2 – A falta de desenvolvimento dos personagens

Shadowverse
© Shadowverse/ZEXCS

Uma história sem bons personagens, tende ao fracasso. É o elo que nos liga as grandes tramas. Temos a necessidade de enxergar situações que passamos sendo mostrada na tela. Ou pelo menos, precisamos criar identificação. É impossível nos tornarmos amigos ou próximo de alguém, sem conhecer tal pessoa. A mesma coisa funciona com filmes, series e animes.
Pra que haja vinculo, é necessário conhecermos os personagens. É preciso que sua história seja narrada, ao longo dos episódios. Contos desenvolvidos em ambientes monótonos tendem a não crescer como deveriam.
Tomemos Yu-Gi-Oh clássico como exemplo. Mesmo com suas batalhas se estendendo por até 7 episódios, na maioria das vezes, existia um segundo plano ocorrendo ao mesmo tempo. O motivo? O anime precisava crescer e continuar além do campo central de batalha. Era nos apresentado as histórias de Kaiba, Mokuba, Joe na luta para conseguir pagar o tratamento de sua irmã e principalmente a do Faraó Yami que vivia dentro do enigma do milênio. Eram essas histórias, mesmo que algumas fossem mostradas de maneira sútil, que moviam o anime.

Em Shadowverse nada disso ocorre. O máximo que sabemos do personagem principal é que este mora com seu avô. E só. Falta motivações para que o personagem consiga criar vínculo com o público.

3 – Arcos episódicos em excesso

Shadowverse
© Shadowverse/ZEXCS

Uma boa novela ou série, muita das vezes, são lembradas por sempre deixar uma pulga atrás da orelha ao fim dos episódios. Já observou que sempre existe um mistério a ser respondido ou uma dúvida a ser esclarecida? Isso são truques de roteiro utilizados para atrair e fidelizar a audiência. Você não vai querer deixar de saber o que vai acontecer em seguida, não é verdade? Os episódios passam e quando você percebe, já maratonou a temporada inteira ou passou 9 meses acompanhando uma novela inteira para saciar todas as suas dúvidas.
Vamos imaginar então, que todos os problemas da temporada de sua série favorita, fossem respondidas no mesmo episódio em que foram apresentadas. Você teria motivos para continuar assistindo? No mínimo você começaria a achar a história chata e enfadonha porque não existe mais nada a ser apresentado. Imagine então isso ocorrendo em um episódio de 25 minutos.
Shadowverse esquece completamente de atrair a atenção dos fãs para a sequência dos próximos episódios. Tudo que é apresentado, também é resolvido no mesmo momento, como uma espécie de maratona mental super cansativa e autoexplicativa. Não existe uma construção de arco. É como se existisse apenas inicio e fim. Mas é justamente no meio que a história precisa dar espaço para a construção do desenvolvimento, para seus personagens se tornarem grandes e consequentemente a obra evolua de patamar.

Aqui, tiro o chapéu para estúdios como Pierrot (Naruto, Yona of the Dawn) e Bones (Boku no Hero, Mob Psycho 100), que na maioria das obras produzidas, tem o cuidado e o zelo de apresentar os arcos e desenvolver os personagens no tempo correto, sem pressa, com cadência, preenchendo todos os espaços possíveis.

4 – Conclusão

Shadowverse
© Shadowverse/ZEXCS

Shadowverse poderia se tornar o ponto fora da curva para uma nova geração apaixonada pelo gênero e que não consegue se identificar tanto com os clássicos, quanto a geração passada, afinal, vivemos uma nova época; um novo mundo, que precisa de animes que conversem com essa nova onda de otakus. E isso não significa que o que amamos é ruim. Muito pelo contrário. É por causa do que foi feito no passado que existe essa carência no presente.
A expectativa para o desenrolar de anime era enorme. Tudo levava a crer que o anime teria totais condições de chegar para ficar. Que o estúdio consiga entender a importância que a obra pode vir a ter e qual a melhor maneira para atrair e dialogar com o seu público.

Qual a sua opinião sobre Shadowverse? Gosta do anime? Deixa sua visão nos comentários! Até a próxima!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.