Review: Carole & Tuesday Dramático, emocionante e, acima de tudo, musicalmente impecável

Cássio Firmino
(Redator de Notícias)
@cassioaugussto
Carole & Tuesday
© Carole & Tuesday/Bones

Carole & Tuesday – Ficha Técnica

Gênero: Sci-fi, Música, Drama, Romance
Estúdio: Bones
Baseado em: Original
Número de episódios: 24 episódios
Estreia: 11 de abril, 2019

Não é a primeira vez que eu falo sobre Carole & Tuesday, já fiz uma postagem aqui sobre o quão vale a pena assistir essa animação que mistura de maneira primordial drama, música, romance e sci-fi. De qualquer forma, essa animação infelizmente chegou ao fim e isso fez com que eu sentisse um misto de felicidade e, sobretudo, tristeza. Felicidade por Carole & Tuesday ter tido um final mais do que digno e emocionante, contudo triste por esse anime ter chegado ao fim de sua jornada.

Primeiramente, vou esclarecer aqui que, independente do fato de você não gostar de animes voltados para drama e músicas (os quais são os gêneros que recebem mais destaque em Carole & Tuesday), esse daqui é para qualquer um. Obviamente, você deve estar querendo que eu te convença ou explique a razão desse anime ser para qualquer um e é exatamente isso que eu irei fazer agora, meu jovem.

Carole & Tuesday
© Carole & Tuesday/Bones

Não julgue o livro pela capa

Eu comecei a ver Carole & Tuesday por acaso, eu já tinha ciência de que estava lançando, mas pela sinopse e pelos gêneros…não me agradou. Eu pensei: “Caramba, essas duas meninas aí devem cantar em cada episódio da animação e deve rolar também um dramazinho cafona, tô fora!”. Ou seja, julguei o livro pela capa, não dei chance e deixei passar.

Depois de semanas, eu dei sorte de ver uma respectiva cena dessa animação e aquilo me pegou de surpresa. Após ver o trecho do episódio, que por sinal estava com uma animação absurda e se tratava de um momento onde um personagem estava cantando magistralmente em inglês, eu não perdi muito tempo e decidi dar uma chance para Carole & Tuesday! A respectiva cena me impressionou bastante por ver uma animação viva, cheia de vigor e energia.

Posteriormente, fui ver o primeiro episódio no começo da noite e fui até o décimo terceiro (era o limite de episódios na época) sem parar. A história, os personagens, o cenário, as músicas, os problemas reais que são abordados, tudo isso me cativou e me fez ficar ansiosíssimo para o próximo capítulo de Carole & Tuesday. Dessa forma, acompanhei esse anime como nenhum outro, querendo ver avanço na história, almejando ver os personagens triunfando, torcendo pelas protagonistas e, acima de tudo, me divertindo horrores com tudo isso.

Carole & Tuesday
© Carole & Tuesday/Bones

Um anime que ensina

Carole & Tuesday não é só música, comédia e drama, essa animação ensina muito ao apresentar personagens que sofrem com problemas e questões que muitas pessoas vivenciam. Quer exemplos? Depressão, preconceito, vício, entre outros. Isto é, é uma animação que se preocupou em ensinar, que decidiu passar uma mensagem verdadeira, uma mensagem real. É através dessas problemáticas desses personagens que você enxerga que essas problematizações devem ser levadas a sério, que você entende que esse anime não é só um entretenimento, mas sim um ensinamento também.

Adentrando agora na história, ela mostra a história de duas garotas que cantam música juntas em Marte. Basicamente, a humanidade começou a se mudar para esse planeta para ter uma nova fronteira, em uma época onde a tecnologia é bastante utilizada e, sobretudo, existe o uso de inteligência artificial. Dessa forma, é aí que você encontra elementos sci-fi, sendo mostrado muitos elementos ligados ao futuro e à tecnologia, como robôs e espaçonaves.

Logo, essas duas meninas, que possuem criações totalmente diferentes, se encontram de forma casual e descobrem que compactuam do mesmos sonhos: cantar e fazer música. Juntas, elas enfrentam uma série de desafios, conhecendo uma gama de personalidades importantes ligadas à música, como DJs, cantores e cantoras, produtores, passam por concursos de canto, criam músicas para virarem hits e emocionar as pessoas, além de se apresentarem em diversos tipos de shows.

© Carole & Tuesday/Bones

 Musicalmente perfeito

A cada episódio que passa, você se sensibiliza mais com as personagens que realmente querem cantar e mostrar suas músicas para todos, mas longe de ser músicas simples e vazias. As canções que são incríveis, sendo possível ouvir teclados, violões, guitarras, baterias, entre outros instrumentos, com perfeição e, sobretudo, conseguir escutar as belíssimas vozes que (no momento do canto) são em inglês. Todavia, não é aquele inglês cantado por japonês que pode soar estranho para muitos, mas sim inglês na sua melhor forma, ou seja, de cantores e cantoras de outros países, como é o caso da cantora americana Nai Br.XX a qual dá vida a voz de Carole na hora de cantar.

Então, as músicas, desde a abertura, encerramento e as muitas que aparecem nos episódios, impressionam e emocionam por possuírem conteúdo, produção e mensagem. A música em Carole & Tuesday é levada bastante em consideração, sendo possível ver uma série de referências musicais a artistas famosos que, muito provavelmente, vão te impressionar e ver que realmente essa animação aborda o tema musical como nenhuma outra.

Carisma é tudo

Nossas protagonistas são muito carismáticas, já conseguindo fisgar o telespectador com suas personalidades, vozes e aparências. É normal torcer por elas em todo episódio, é natural querer que elas triunfem, que consigam mostrar sua música para o mundo, que consigam contagiar e emocionar a todos pela sua produção musical.

Fora essas duas, é impressionante a quantidade de personagens interessantes que esse anime apresenta. Cada um mais distinto e peculiar do que o outro, temos Angela a qual se comporta como a rival da dupla e canta por motivos bem diferente de ambas, mas que possui uma voz considerada perfeita e se destaca com facilidade. Outro exemplo, é o DJ Ertegun que é bem exibicionista, engraçado, mulherengo e, acima de tudo, convencido por causa da fama e da qualidade musical das suas músicas eletrônicas.

Além disso, todo personagem é mostrado de maneira certa, isto é, sendo todos eles bem aproveitados por terem tido o tempo de cena adequado para mostrarem suas qualidades, objetivos, curiosidades e influência na vida de Carole & Tuesday. Em outras palavras, os personagens se encaixam muito bem e incrementam muito para o desfecho dessa história emocionante.

Uma animação inesquecível

© Carole & Tuesday/Bones

Portanto, eu agradeço o grandioso Shinichiro Watanabe e o estúdio Bones por esse anime incrível! Eu agradeço pelas belíssimas músicas que escuto quase todo dia no Spotify e que me recordam dos momentos emocionantes dessa animação, eu agradeço pela criação de uma história tão original e de personagens que me ensinaram muitas coisas, que fizeram abrir os olhos sobre questões importantes e recorrentes no mundo e que, sobretudo, merecem receber destaque em animações por serem extremamente relevantes.

Através desse review eu me emociono novamente como no episódio final, me fazendo lembrar do episódio um até o vigésimo quarto, das músicas que gostei tanto de cara, dos personagens os quais estarão sempre em minha mente e acima de tudo, das cenas que me arrancaram lágrimas, que me fizeram enxergar que esse anime definitivamente emociona e ensina.

Obrigado por tudo, Carole & Tuesday.

Nota: 9,5

 

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of