Saiba por que os visuais dos personagens de Kimetsu no Yaiba são tão marcantes Descubra mais sobre o design de personagens do anime

Álvaro Luis
@Finn_6tp
Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Kimetsu no Yaiba foi um marco, uma surpresa agradável e um dos melhores animes que lançou nos últimos anos, marcando com sua animação, personagens, e história comovente, todos os detalhes até os mínimos mostram como um trabalho bem feito gera um resultado tão marcante, mas por que os visuais da obra são tão marcantes?

Os designs dos personagens são incríveis, a conjunção de cores com suas vestimentas e personalidade faz cada um ser único, mas cabe a responsabilidade de um detalhe carregar tanta informação sobre os memos, algo que tão poucos animes usam e aplicam tão bem quanto Kimetsu no Yaiba, esse detalhe sendo o uso de padrões nas roupas.

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Padrões visuais estão em todos lugares, estão em nossas camisetas xadrez, na natureza, em móveis e pisos, e não é por pouco, esse tipo de recurso no design é muito usado como forma de passar informações de maneira passiva, ou seja, muitas vezes descansamos o olhar em padrões e de forma não direta nos passa informações, agora como os mesmos são usados em Kimetsu para representar nossos personagens?

Tanjiro

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Quando você fecha os olhos e pensa no Tanjiro, são duas características que você irá pensar, uma é a cor vermelho escuro, presente em seus olhos e cabelo, tanto representa o fogo que vem de sua família e sua determinação ardente, quanto faz contraste com suas origens na neve. A outra característica é seu Kimono com padrão xadrez de preto e verde, um desenho que representa o seu personagem como um todo, agora como?

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Essa resposta está em design de formas e cor, o formato xadrez é um modelo comum, padrão e não fluído, quando vemos um exemplo como esse nos lembramos de dureza e rigidez mostrando o lado certinho de Tanjiro que sempre tenta seguir as regras, como um muro, criado pelo contraste entre as duas cores, principalmente o preto que serve como base para criar a forma, isso nos trás uma ideia do garoto, como uma pessoa disciplinada e determinada, dura como uma pedra, mas determinada, alguém que nunca irá cair, sempre ficara de pé como um muro, porém nos é lembrado sempre de sua gentileza e paixão, pelo uso do vermelho, e do verde que faz companhia ao preto na estampa. O verde nos lembra da natureza e de suas origens, nos lembra do trabalho e da casa aonde morava, mostra assim para nunca esquecermos de onde Tanjiro veio e para o que ele luta, a mistura dessas cores faz o personagem nos lembrar do aconchego de uma fogueira e a força do fogo.

Zenitsu

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Zenitsu tem um dos melhores designs da obra, e o padrão usado em seu Kimono é um dos que melhor representa a força do mesmo. O personagem usa um Kimono degradê laranja e amarelo, com dessenhos de setas apontando para cima, caso você tenha pensando em velocidade quando vê esse esquema, você acertou em cheio a ideia que o design trás. O amarelo nos lembra de iluminação, sol e luz, e não à algo tão rápido quando a velocidade da luz, não é a toa ela ser usada para representar um personagem que usa a Respiração do Trovão, junto com o degradê que traz a sensação de movimento temos as setas que marcam a roupa fazendo lembrar brevemente do relâmpago em uma chuva.

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Tomioka e Shinobu

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Tomioka usa seu Kimono com estilo, aberto ao meio, usando de um lado uma cor vermelha opaca, que representa o lado mais calmo e até mesmo “chato” do personagem, mas do outro lado temos um padrão abstrato. Abstração é usado muito para esconder e nesse caso trás o mistério da figura que é o Tomioka, usando de cores simples e gentis, mas de forma confusa traz a natureza bondosa e misteriosa que ele possui.

O Kimono de Shinobu, por outro lado, representa algo direto, seu formato e desenho automaticamente mostram uma borboleta, um inseto, na roupa da praticante da Respiração do Inseto, mas não é só isso, a moça é uma pessoa extremamente gentil e calma, algo representado muito bem em sua roupa. As cores rosa e prata, mostram seu lado bom e carinhoso, e seu padrão mostra sua calma como uma borboleta.

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Nem todos os personagens usam estampas, tal como o Inosuke, que pelo menos usa em suas poucas roupas bastante tons de azul escuro, mostrando ele como um tufão, indescritível e volátil, misterioso e assustador como o fundo do oceano, mostra algo além de alguém que só cresceu nas montanhas.

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

Os padrões em Kimetsu fazem os personagens únicos, e inesquecíveis, pois com eles você acaba sabendo mais sobre os mesmos e por isso que não consegue tirar os olhos deles. Os visuais de todos são incríveis, muito além dos citados nesse post, dá para fazer muitas páginas sobre esses aspectos que muitas vezes são simples mas, com informações que são passadas de forma passivas pelo seus desenhos, cabelos e olhos. Muitos personagens de outros animes acabam pecando nesse sentido pois tentam passar tantas informações que acabam nos ofuscando com tantos detalhes, ao contrário de Kimetsu aonde nossos olhos descansam e recebem informações que marcam as figuras tão bem, pois, quando vemos os modelos lembramos dos mesmos e vice versa, sendo por essa relação que os visuais são umas das coisas favoritas e marcantes do anime para nós.

Kimetsu no Yaiba
©Ufotable / Kimetsu no Yaiba

O que acha sobre os visuais dos personagens de Kimetsu? Gostou da matéria aonde é explorado mais o lado sobre o design do anime? Comente abaixo!

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.