Sazae-san: O anime mais longo da história Conheça um pouco sobre um dos animes mais populares do Japão.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Sazae-san
© Sazae-san/Eiken

Quando você escuta conversas sobre qual é o maior anime do mundo, tenho, quase, certeza, que você pensa em séries como: Pokémon, One Piece e Detective Conan. Porém, engana-se quem acredita que esses são os animes mais longos já feitos. Pra quem não conhece ou ainda não tenha sequer ouvido falar, apresento-lhes: Sazae-san, o anime mais longo do mundo.

1 – Origem e Recepção

Sazae-san
© Sazae-san/Eiken

Sazae-san é um uma série de mangá e anime criada por Machiko Hasegawa. O mangá foi publicado pela primeira vez no jornal local da Hasegawa, o Fukunichi Shinbun, em 22 de abril de 1946. Devido ao grande sucesso, a série foi adaptada para anime em 1969 e continua sendo exibida na Fuji TV desde então, contando com mais de 7,3 mil episódios. O título, de mais longo anime do mundo, é reconhecido, inclusive, pelo Guinness World Records.

O anime é bastante famoso no Japão. É considerado um dos principais programas das famílias japonesas. E sempre manteve uma excelente audiência, tendo a maior registrada em 1990.

2 – Enredo

Sazae-san
© Sazae-san/Eiken

O anime conta o cotidiano de Sazae, uma mãe de família que mora com os pais. O anime buscava retratar como viviam as famílias após a Segunda Guerra Mundial, na busca de enfrentar e lidar com os efeitos pós-guerra e a preservação dos costumes japoneses em meio a influência do domínio americana sobre o território japonês. Porém, não espere algo pesado ou denso, muito pelo contrário, a série conta tudo de uma maneira simples e leve.

Desde sua primeira tirinha, Sazae-san, abordava diretamente a questão da mulher na sociedade. Os episódios são curtos (em torno de 10 a 30 minutos, dependendo do capítulo) e mostram também o lado cotidiano do Japão e da sociedade mundial em geral, como: cuidar de crianças, se dar bem com vizinhos, trabalhar para ter um salário regular, manter a casa arrumada e etc…

3 – Personagens e Curiosidades

Sazae-san
© Sazae-san/Eiken

Sazae Fuguta = A protagonista da história;

Masuo Fuguta = Depois de se casar com Sazae, se mudou com sua família;

Tarao Fuguta = É o filho de Sazae e Masuo;

Namihei Isomo = É o pai de Sazae e patriarca da família;

Fune Isomo = É a mãe de Sazae;

Katsuo Isomo = O irmãozinho malicioso de Sazae. Gosta de jogar beisebol;

Wakame Isono = É a irmã mais nova de Sazae, uma menina muito amável e gentil;

Tama = O gato de estimação da família;

* A criadora da história disse que sua inspiração para os personagens veio quando estava passeando na praia; tanto é que os nomes dos personagens são derivados de coisas relacionadas ao mar, até mesmo de animais marinhos;

* A música de abertura e de encerramento são as mesmas desde o primeiro episódio;

* A obra fez tanto sucesso, que além da adaptação para anime, existem adaptações para radio novelas, e até mesmo encenações com atores reais;

* Machiko Hasegawa, falecida em 1992, é considerada por muitos como a “grande mãe dos mangás”;

4 – Conclusão

Sazae-san
© Sazae-san/Eiken

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre essa grandíssima obra. Acho enriquecedor conhecermos mais um pouco sobre a história dos animes. Caso você assista ou tenha assistido algum episódio da série, me conta qual foi sua experiência aqui nos comentários!! Grande abraço e até a próxima!!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.