Shigatsu Wa Kimi no Uso: Uma Canção sobre Tristeza e Sofrimento Ao mesmo tempo que a música nos liberta ela também pode nos prender numa solidão profunda, mas será que o amor nos da força o suficiente para sobreviver a esse caos?!

DarkFlameMaster
(Joseneto335@gmail.com)
Shigatsu Wa Kimi no Uso
© Shigatsu Wa Kimi no Uso

Bom dia, Boa tarde, Boa noite ou Boa madrugada para você que se interessou em ler o meu post sobre esse anime de música maravilhoso que é uma verdadeira palheta de sentimentos, pois, são utilizadas diversas cores para representar as emoções humanas. O anime nos mostra como a música pode ser uma faca de dois gumes, pois, o que para muitos pode ser motivo de alegria, para outros pode ser uma maldição que só trás dor e sofrimento. O anime estreou na temporada de outono de 2014 e teve seu primeiro episódio exibido em 10 de outubro de 2014 e seu episódio final em 20 de março de 2015 contando com 22 episódios e também com 1 OVA que foi exibido em 15 de maio de 2015.

Shigatsu Wa Kimi no Uso
©A-1 Pictures / Shigatsu Wa Kimi no Uso

História do anime:

Primeiramente gostaria de dizer que vou resumir a história para não estragar a experiência daqueles que vão assistir o anime e também porque ainda estou digerindo o final desse anime, fiquem agora com o resumo/review dessa obra maravilhosa:

O mesmo conta a história de Arima Kousei um jovem pianista que pelo seu grande talento é considerado um gênio do piano, devido a um trauma de infância envolvendo sua mãe ele desiste de tocar e fica afastado por dois anos. Sua amiga de infância Sawabe Tsubaki que também é sua vizinha acompanha todo o sofrimento do jovem pianista que não consegue mais tocar, ele também tem outro amigo que é Watari Ryouta que é o mulherengo do grupo. Um dia a Tsubaki fala que tem uma amiga dela está apaixonada por Watari  e marca um encontro para eles, como a Tsubaki não quer ficar sozinha ela também leva o Arima. Essa amiga logo nos é apresentada e seu nome é Miyazono Kaori que acaba conhecendo o Arima da pior forma possível. O nosso protagonista é bem travado e sofre calado a maior parte do tempo, mas a Kaori chega e balança o mundo dele fazendo com que aos poucos ele vá superando esse trauma e volte a subir nos palcos e a tocar como antes. Como não quero dar spoilers da história vou parar por aqui. Agora falando no ambiente geral da obra e no que eu disse antes ela é uma verdadeira palheta de sentimentos mas o principal é a tristeza, porque você vê o sofrimento de todos os personagens (principalmente dos protagonistas) o que te faz ficar bem triste (foi isso que aconteceu comigo) e eu não brinco quando digo que chorei até soluçar no final desse anime. Nunca um anime me fez ficar tão triste, vendo por fora esse anime parece não valer a pena já que muitos devem pensar “Porque vou assistir um anime que vai me deixar tão triste” ou “Anime de música com história triste não vale a pena” mas eu te falo… Ele vale a pena e a única coisa da qual eu me arrependo é não ter assistido antes porque é como eu disse,  é uma verdadeira faca de dois gumes o primeiro é como os personagens tem um desenvolvimento e uma história por trás da maioria das suas ações e o segundo é um balde de tristeza, sofrimento e angústia, pois, é jogado na sua cara a luta interna de cada personagem. Eu não quero me estender mais que isso por isso vou parar por aqui dizendo mais uma vez: Assista esse anime, eu garanto que não haverá arrependimento!

Shigatsu Wa Kimi no Uso
©A-1 Pictures / Shigatsu Wa Kimi no Uso

Motivos pelo qual eu gosto e recomendo tanto:

Primeiro: O que vou dizer pode ser um pouco repetitivo mas eu gosto desse anime pela história que ele conta, o enredo me pegou de surpresa, pois, o que para mim era só uma história de música se tornou algo maior e mais complexo me deixando apaixonado pelo mesmo. Tanto que agora que eu terminei de assistir eu sinto um vazio enorme no meu peito e meu coração está cheio de tristeza e amor (não é uma tristeza ruim, sei que pode parecer confuso por isso peço que assistam para conseguir entender o que estou dizendo e sentir o que estou sentindo).

Segundo: O trabalho da A-1 Pictures ficou perfeito, pois, tem um traço muito lindo e muito bem feito e o mesmo também tem uma ótima animação. Esse anime é tão bem feito que sempre que tinha apresentação meu coração disparava como se eu estivesse lá presenciando a apresentação.

Terceiro: A trilha sonora dele é perfeita, o que é de se esperar de uma obra com temática musical, mas não falo só das aberturas e dos encerramentos falo de todas as músicas clássicas que são tocadas no piano e no violino durante todo o anime, o que o deixa ainda mais perfeito e empolgante (sou suspeito para falar já que gosto bastante de música clássica), como disse antes as aberturas e os encerramentos são muito bons e valem a pena adicionar à playlist, eu mesmo tenho todas essas músicas na minha.

Shigatsu Wa Kimi no Uso
©A-1 Pictures / Shigatsu Wa Kimi no Uso

Considerações Finais:

Obrigado por ler mais um post meu (como disse antes: me desculpem por não ter escrito mais sobre a história, eu queria muito escrever mais só que poderia dar algum spoiler e também ainda estou digerindo o final desse anime por isso foi pouca coisa) e espero que gostem da minha recomendação e assistam esse anime de música que causa um mix de sentimentos e experiências, mesmo que nem sempre os sentimentos e as experiências sejam boas elas precisam ser vividas e superadas. Por isso mesmo que esse anime tenha me deixado triste ele vale tanto a pena que eu quis compartilhar com vocês. E agora deixo a pergunta para vocês:

Já assistiram esse anime? Se sim, o que acharam dele? Gostaram da recomendação? Choraram quando terminaram de assistir? Acham o final injusto? 


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.