Space Brothers é uma viagem entre o extraordinário e o comum Dois irmãos fazem uma promessa na infância de se tornarem astronautas. Um alcançou este objetivo, o outro ainda está no processo

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Space Brothers
© Space Brothers

Quando comecei a assistir Space Brothers, logo de início percebi que seria um anime perfeito para mim, uma vez que me cativou por completo logo no primeiro episódio. Space Brothers é um seinen com temática espacial, onde todo o cast é composto por adultos. Dessa forma, a ideia da narrativa é bem madura. Pode parecer redundante falar isso sendo que já discriminei a demografia, porém é fundamental para você entender o que irá encontrar nesse anime.

Digo isso porque nem sempre essas histórias de cunho mais sério conseguem convencer a todos, visto que em Space Brothers temos em voga a trivialidade da vida, a busca por sonhos perdidos e a vivência “monótona” dos personagens. Contudo, que fique claro que de chato esta história não tem nada. Mas você precisa estar conectado com ela para conseguir captar as emoções. De outra forma, ser o público-alvo ou gostar de alguns elementos ali apresentados.

E em geral, Space Brothers, em seu início, apresenta um arco introdutório denotando como é o funcionamento de uma agência governamental. Sendo mais específico, a NASA. Um arco onde vários personagens são inseridos na trama com o objetivo de se tornarem astronautas.

A cada episódio que passa, conhecemos melhor cada um deles e suas ambições escondidas nos recônditos de seus corações. Por mais que todos estejam ali reunidos pelo mesmo propósito, o que os levou ali, individualmente, distingue cada um deles e os tornam únicos em suas jornadas de desenvolvimento.

Space Brothers
© Space Brothers

Space Brothers é sobre dois irmãos e um sonho estratosférico

A história é baseada em um mangá feito por Koyama Chuuya. É serializado na Weekly Morning. Ela segue dois irmãos, Mutta e Hibito, que quando eram crianças juraram ir para o espaço. O irmão mais novo, Hibito, se tornou um astronauta, mas Mutta não. No entanto, Mutta segue com o propósito de alcançar seus sonhos e dividir holofote com seu irmão mais novo.

O que me comprou em Space Brothers foi esse sonho de infância e o significado dele para os protagonistas. Na verdade, como a vida, com o amadurecimento, pode nos fazer esquecer do que realmente é importante e deixar que paremos de persistir por aquilo que realmente vale a pena. Acredito que essa tenha sido a parte que mais me tocou.

Space Brothers
© Space Brothers

É uma excelente crítica contemporânea. Claro que poderia ser taxada como atemporal. Todavia, no mundo em que vivemos atualmente, para muitos, que ainda são jovens, e sentem-se desestimulados a seguirem seus sonhos por comodismo ou mesmo medo, essa é uma mensagem muito válida e necessária.

O conceito de que, quando crianças, o céu é o limite, é muito interessante e curioso, pois nada nos abala e de fato não há barreiras para o quão longe achamos que podemos ir. E quanto mais crescemos e conhecemos sobre a vida e nos relacionamos com pessoas, algo dentro de nós vai morrendo aos poucos e todo aquele ímpeto que um dia existiu, agora sobrevive com pequenas fagulhas. Às vezes, em alguns, nem isso mais.

Um anime inteligente, engraçado e com propósito

Se você gosta de animes de comédia, Space Brothers é uma ótima indicação. Não diria que é o ponto mais forte, mas com certeza não deixa a desejar. Ademais, no que tange a um desenvolvimento narrativo inteligente, Space Brothers assume essa função com maestria.

Ao longo do anime, muitos elementos na representação do processo de se tornar um astronauta e nas explorações espaciais são denotados com precisão e realismo. Além do mais, o autor do mangá realizou extensas pesquisas para garantir que os aspectos científicos e técnicos fossem precisos, o que adiciona credibilidade à narrativa.

Contudo, nem somente de comédia e enredo inteligente e complexo se mantém Space Brothers. O anime equilibra bem outros elementos, como o drama, aventura e muitas outras emoções. Tudo isso mantém o telespectador interessado e imerso para descobrir o que acontecerá a seguir.

Space Brothers
© Space Brothers

Como o primeiro arco de Space Brothers trata-se de um processo de recrutamento para se tornar um astronauta, ele envolve muitas provas que testam o psicológico e as capacidades cognitivas de cada personagem. E no final, fica aquele suspense para descobrir quem, ou quais, serão escolhidos pelos recrutadores.

Por fim, em resumo, se você é adepto a uma boa história de ficção científica com tópicos como ambição, perseverança, amizade e autoaperfeiçoamento, é capaz de, assim como eu, você se identificar com os desafios enfrentados pelos personagens e se sentir inspirado por suas jornadas de autodescoberta e realização pessoal.

E você, o que achou do anime Space Brothers? Deixe nos comentários a sua opinião!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.