Tenki no Ko (Weathering With You): Makoto Shinkai e sua genialidade artística A história foca em uma garota chamada Hina, que possui a habilidade de controlar o clima

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
Tenki no Ko
© Tenki no Ko/CoMix Wave Films

Você já assistiu Tenki no Ko, filme dirigido por Makoto Shinkai? Indubitável afirmar que ele se tornou um dos grandes nomes da indústria dos filmes de animes. Com suas grandes produções trabalhando de forma excelente o audiovisual e o roteiro, o autor se destacou em seus projetos.

Caso você não o conheça por nome, é provável que conheça uma de suas obras mais renomadas: Your Name. Dizer que Makoto consegue passar um feeling sensacional com seus filmes é algo até clichê. E com Tenki no Ko não é diferente.

Hodaka, o turista em Tokyo

Hodaka é o protagonista de Tenki no Ko. A história acompanha as aventuras deste garoto que decide, intempestivamente, ir para Tokyo tentar uma nova vida. Embora seja apenas uma criança, Hodaka se via preso e sufocado na cidade onde morava com seus pais. Por isto, sem pensar muito, ele acaba embarcando em um navio rumo à capital do Japão.

O motivo pelo qual o personagem resolve abandonar sua antiga vida não é elucidado em nenhum momento do longa-metragem. A única informação dada é seu tédio e sufocamento. Talvez este seja um ponto interessante a ser levantado: o background do personagem. No entanto, o foco não está nisso, logo acaba se tornando algo meio irrelevante para o todo.

Tenki no Ko
© Tenki no Ko/CoMix Wave Films

Chegando à Tokyo, o garoto se vê completamente desnorteado. Sem trabalho, sem lugar para dormir e em meio a um universo totalmente novo. A todo momento Hodaka utiliza a internet como um meio de nortear sua vida. Para onde ir, o que deve fazer ou até mesmo como deve proceder em determinadas situações. É um ponto interessante da história, porém mínimo.

Na busca por um emprego, ele acaba conhecendo um homem que oferece uma oportunidade para ele. Então, Hodaka passa a trabalhar como uma espécie de repórter, apurando notícias sensacionalistas. O fato é que essas informações obtidas não eram apenas falácias e sim uma grande profecia real sobre o mundo.

Em suas andanças pelas ruas de Tokyo, ele encontra uma garota chamada Hina, que procurava trabalho a fim de sustentar a si mesma e seu irmão mais novo. O primeiro encontro não foi algo que se possa caracterizar como romântico ou mesmo agradável, mas oferece os primeiros passos para o início de algo maior.

Tenki no Ko
© Tenki no Ko/CoMix Wave Films

Hina, a garota sol que pode manipular o tempo em Tenki no Ko

No intertítulo anterior comentei sobre uma suposta profecia. Esta profecia se trata de uma pessoa chamada garota sol, que possui a habilidade de controlar o clima. Esta pessoa era Hina, a garota com quem Hodaka se encontrou. Naquele momento, o destino de ambos estava predestinado.

A garota sol era tão comentada e também importante por causa do contexto da história narrada no filme. Tokyo vive um momento atípico, onde o sol não mais é algo que se possa ser visto. Apenas nuvens escuras e chuvas sem parar. O mito da garota sol diz que ela tem o poder de subverter essa situação.

Quando Hina decide mostrar a Hodaka sua incrível habilidade, logo eles pensam num plano de poder fazer com que as pessoas da cidade sejam beneficiadas e eles também. Pensando nisto, eles desenvolvem um aplicativo onde as pessoas podem explicar o motivo de quererem que o sol apareça.

Tenki no Ko
© Tenki no Ko/CoMix Wave Films

Pagando uma taxa por este serviço, Hina e Hodaka iam de encontra ao pedinte para poder realizar seu desejo. E assim eles começaram a ganhar mais visibilidade e a aumentar seu público. Cada vez mais o sol era presente em Tokyo, e este encontro dos dois denotava veementemente que eles foram escolhidos para alterar o traçado do universo.

Um ponto interessante neste processo são os sentimentos. De alguma forma, os dois garotos buscam torná-los tangíveis. Compreender a situação da cidade e o sentimento de todos e, de alguma maneira, tentar alcançá-los, realizando o desejo de seus corações e externando uma felicidade indescritível.

Os elementos audiovisuais casam em uma sintonia perfeita. Mais do que apresentar um cenário, Tenki no Ko desenvolve bem a ideia de imersividade. Sentir-se deslumbrado e totalmente conduzido pela arte, roteiro e trilha sonora do filme é quase um efeito comum nos filmes de Makoto.

Tenki no Ko
© Tenki no Ko/CoMix Wave Films

O alto preço a ser pago pelo poder concedido

Como já dizia Ben Parker: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.” Claro que todo esse poder que Hina possuía, uma hora iria requerer algo dela. Este é um ponto que não quero comentar com vocês, justamente para poder oferecer-lhes o benefício da dúvida de irem por conta própria descobrir o que acontece.

Acredito que nem todos possuem conhecimento sobre este filme, então entregar uma das partes mais emocionantes talvez faça valer menos a experiência para quem nunca assistiu. Aos que já tiveram a oportunidade de conhecer esta obra, sabem o quão incrível e, por que não dizer, reflexivo, o final consegue ser.

Tenki no Ko é uma obra maravilhosa e que vale a pena dar uma chance para ela. Se você já acompanhou trabalhou anteriores de Makoto Shinkai e se surpreendeu com o quão bom o cara consegue ser, Tenki no Ko será mais uma história emocionante e atraente que você verá.

Tenki no Ko
© Tenki no Ko/CoMix Wave Films

Assista também o vídeo abaixo, onde é explicado, de uma forma mais profunda em alguns pontos, o filme de Tenki no Ko:

Gostou do texto? Deixe um comentário ali abaixo, vamos interagir.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.