Unus Sed Leo! Uma só pessoa pode fazer a diferença?

Fabio Andrade
Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

É comum ouvirmos que “uma andorinha só não faz verão” ou que uma pessoa não pode fazer a diferença, mas isso é verdade? Realmente o mundo é governado em “democracia”? Realmente o que se aplica na sociedade é o que foi decidido pela maioria? Deixo claro desde já que meu foco não é tratar sobre a democracia em si, mas sobre a ideia de que uma pessoa sozinha não pode fazer nada ou influenciar um todo.

Pense na frase em latim que esta como tema do post, esta frase significa: “é só um, mas é um leão”, pense junto comigo jovem otaku, imaginemos que você, e mais 1000 pessoas fossem colocadas em um coliseu, todas com uma faca na mão, e de repente fosse incluído um leão feroz dentro do coliseu, a missão da equipe é neutralizar o leão, você deve estar pensando: “Bom, somos eu e mais 1000 pessoas contra um único leão e ainda estamos todos armados”. Mesmo sendo superior em números e armados, seria uma tarefa simples? Quantas pessoas poderiam ser pedidas ou – na melhor das hipóteses, feridas no processo?

Alexandre, O Grande, dizia que “é preferível ter um exército de ovelhas liderado por um leão do que um exército de leões liderados por uma ovelha”. Pretendo repetir “Ad Nauseam”: Uma só pessoa não pode fazer a diferença? Uma andorinha só não pode fazer verão? Kant dizia que “a teoria é teórica demais para os seres humanos”, mas mesmo assim, vamos tentar – e se possível, adicionar grandes doses de dopamina no processo.

Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Mirio Togata tem feito história nesta atual temporada de Boku no Hero, que herói… No episódio 11 vemos ele encontrando Overhaul, ele foi o primeiro a chegar, e uma batalha contra Overhaul e mais 3 se inicia, veja bem, Mirio estava lutando contra 4 pessoas, e ainda por cima, uma das 4 era o chefão – o mais poderoso. Mirio não se acovardou, mesmo sendo somente 1, ele sabia que poderia fazer a diferença, nosso herói tinha recebido um relatório contendo todas as individualidades dos vilões e as tinha estudado bem, vale muito citar as palavras de Sun Tzu:

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”

Mirio – acima de tudo, conhecia sua própria força e suas fraquezas e era alguém com um talento moldado com base nos esforço, Mirio conhecia seu adversário, isso sim é a receita para se vencer qualquer batalha, mesmo os vilões jogando sujo e atacando a própria Eri, Mirio derrotou todos, Overhaul foi tão covarde que usou a bala de apagar a individualidade para conter o Mirio, uma outra verdade temos que ter em mente, nesse mundo existem pessoas sem pudor que sempre vão jogar sujo, mas isso não deve ser motivo para agirmos igual.

Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Mirio mesmo sem a sua individualidade, lutou bravamente até perto da morte, se não fosse ele, Overhaul tinha fugido e toda a operação dos heróis tinha fracassado… Observe bem, uma só pessoa fez toda a diferença, assim como Mirio você também pode fazer a diferença onde estiver, não precisamos jogar sujo ou ser antiéticos, precisamos – na humildade e sem vaidade, sempre fazer o nosso melhor, e finalizo este post dizendo, tenha certeza, uma pessoa com brilho e com “sangue nos olhos” (Eye of The Tiger kkkk) pode fazer a diferença, sejamos nós este tipo de pessoa, e façamos a diferença – assim como o Mirio, para o bem e não “para o lado negro da força”.

Quer participar desta conversa? Comente ai…

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

64
Deixe um comentário

avatar
30 Comment threads
34 Thread replies
3 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
31 Comment authors
Fabio AndradeAlexandre MenezespauloRuan PabloJonatas lins Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Flit
Visitante
Flit

Muito boa a reflexão!

Leon
Visitante
Leon

Um post excelente, obrigado e parabéns.

Paulo Braga
Visitante
Paulo Braga

Meu caro, seu texto ficou excelente. Muito rico ao trazer o anime para a vida real com referências e argumentos muito pertinentes. Foi realmente edificante ler isso. Agradeço e peço que continue a fazer diferença com matérias excelentes assim. Parabéns!

Johnny
Visitante
Johnny

Cara eu amo animes é acho q oq me fz me apaixonar mais por eles é exatamente isso, o brilho nos olhos o desejo d continuar cumprir o seu dever por algo mais doq a si mesmo

Johnny
Visitante
Johnny

Boku no hero tem mt a nos ensinar

EDIVALDO FERREIRA BOMFIM
Visitante
EDIVALDO FERREIRA BOMFIM

Parabéns, descreveu muito bem o episódio

Matheus
Visitante
Matheus

Acompanho os textos do site a um tempo, e caramba, parabéns ao escritor/escritores. Excelente resenha, motivadora, sincera e ao mesmo tempo que começa séria é descontraída. O Mirio ganhou o respeito de muitos telespectadores e ganhou o meu também. O que me impactou foi mesmo ele, ao saber que ia perder a individualidade, protegeu a Eri com um sorriso no rosto. Se não fosse o Deku, realmente ele seria o melhor candidato a sucessor.

Clenio
Visitante
Clenio

Ótimo texto!!!! Parabéns

Carlos Alberto Correa Junior
Visitante
Carlos Alberto Correa Junior

Ficou muito bom o artigo.

Senhor Lolicon
Visitante
Senhor Lolicon

Mas o lado negro da força tem coocks e Lolis :v

Alline Soou
Visitante
Alline Soou

Gosto muito de BNHA mas estou achando que essa temporada está meio que confundindo o publico. Tipo o público já tomou parte de que o Midoryia será um grande herói mas essa temporada quando vemos o personagem Mirio com seu imenso desempenho e a afirmação de Sir Nighteye dizendo que ele era o herdeiro ideal do poder do All Might. E vendo a imensa diferença de Mirio e Midoryia deixou o público naquela duvida: All Might se equivocou na escolha de seu sucessor? Será que Mirio de fato merecia o One for All mais do que Midoryia? Eu ainda sou… Read more »

Judson Magalhães
Visitante
Judson Magalhães

Muito bom,
O artigo descreveu muito bem o episódio!👍

Ramon
Visitante
Ramon

Parabéns! Muito bom mesmo seu artigo! Boas referências e citações (foi muito sábio citar Sun Tzu). Propos uma ótima reflexão sobre a vida através do que se passa no anime atualmente.

Diogo
Visitante
Diogo

Rapaz, já havia gostado do episódio vendi ele sozinho, depois de seus post ficou lendário. Matéria bem legal gostei muito parabéns

Diego
Visitante
Diego

Muito top, parabéns.

Kássio Rodrigues
Visitante
Kássio Rodrigues

Muito inspirado. Obrigado.

Aline
Visitante
Aline

Eu amo o Mirio e acho ele o melhor super hero entre todas as séries que já vi ou ouvi falar, ele é muito inspirador e eu não sei como ele não é protagonista principal deste anime… Mas convenhamos é só um anime, na vida real heróis de verdade tem suas cabeça cortadas como foi por exemplo Sophie Scholl e tantos outros… Acho que todo mundo se sentiu muito inspirado pelo Mirio, mas dose bem essa inspiração porque nesse caso a vida não imita a arte, e se queremos fazer uma diferença real no mundo, na sociedade só vamos conseguir… Read more »

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

“Unus sed Leo!”. É valido lembrar que tudo isso se passa em uma sociedade super humana, onde mais do que nunca o valor do individual se destaca. O exemplo mais claro é o All Might, o leão, que só conseguiu manter a Paz, sem mesmo estar presente fisicamente. O talento individual é único, e o seu valor é inestimável, principalmente em Boku no Hero. Talvez, uma única andorinha possa fazer o verão, finalmente.

Alisson Anderson Gomes de Lima
Visitante
Alisson Anderson Gomes de Lima

Fazia muito tempo que nao via um artigo tão bem escrito, esta de parabéns. Muito profunda a reflexão. Mais uma vez, meus parabéns!

José Sampaio
Visitante
José Sampaio

Foda demais, amo o Mirio

Diogo Moreno
Visitante
Diogo Moreno

Achei o artigo legal mas a tradução da frase tá bem errada

Daniel
Visitante
Daniel

Anime é uma ciência social fds

Carlos Expedito
Visitante
Carlos Expedito

Só tenho uma coisa a dizer sobre esse post: magnífico! Trouxe bem a mensagem transmitida pelo anime, pelo episódio, ainda acrescentando itens bem interessantes. Simplesmente maravilhado com esse artigo. Meus parabéns!

Lunkrp
Visitante
Lunkrp

Inspirador o mirio é um monstro o melhor herói dessa saga

Gustavo Santana Macedo
Visitante
Gustavo Santana Macedo

Ficou Incrível esse post.

Tião Macalé
Visitante
Tião Macalé

Se a porra de uma ovelha lidera um grupo de leões, meu dinheiro vai todo na ovelha.

Thiago
Visitante
Thiago

Será que ele vai conseguir recuperar sua individualidade

Jonatas lins
Visitante
Jonatas lins

Meus parabéns meu nobre, muito bom o artigo, gostei pra caramba

Ruan Pablo
Visitante
Ruan Pablo

Nossa! Ficou incrível, eu até favoritei pra ler depois com mais calma

paulo
Visitante
paulo

oq aconteceu com canal?

Alexandre Menezes
Visitante
Alexandre Menezes

Ótima reflexão, que continue assim, trazendo conteúdo de qualidade para todos. Obrigado de verdade !