Unus Sed Leo! Uma só pessoa pode fazer a diferença?

Fabio Andrade
(Redator do Blog e Podcaster)
Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

É comum ouvirmos que “uma andorinha só não faz verão” ou que uma pessoa não pode fazer a diferença, mas isso é verdade? Realmente o mundo é governado em “democracia”? Realmente o que se aplica na sociedade é o que foi decidido pela maioria? Deixo claro desde já que meu foco não é tratar sobre a democracia em si, mas sobre a ideia de que uma pessoa sozinha não pode fazer nada ou influenciar um todo.

Pense na frase em latim que esta como tema do post, esta frase significa: “é só um, mas é um leão”, pense junto comigo jovem otaku, imaginemos que você, e mais 1000 pessoas fossem colocadas em um coliseu, todas com uma faca na mão, e de repente fosse incluído um leão feroz dentro do coliseu, a missão da equipe é neutralizar o leão, você deve estar pensando: “Bom, somos eu e mais 1000 pessoas contra um único leão e ainda estamos todos armados”. Mesmo sendo superior em números e armados, seria uma tarefa simples? Quantas pessoas poderiam ser pedidas ou – na melhor das hipóteses, feridas no processo?

Alexandre, O Grande, dizia que “é preferível ter um exército de ovelhas liderado por um leão do que um exército de leões liderados por uma ovelha”. Pretendo repetir “Ad Nauseam”: Uma só pessoa não pode fazer a diferença? Uma andorinha só não pode fazer verão? Kant dizia que “a teoria é teórica demais para os seres humanos”, mas mesmo assim, vamos tentar – e se possível, adicionar grandes doses de dopamina no processo.

Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Mirio Togata tem feito história nesta atual temporada de Boku no Hero, que herói… No episódio 11 vemos ele encontrando Overhaul, ele foi o primeiro a chegar, e uma batalha contra Overhaul e mais 3 se inicia, veja bem, Mirio estava lutando contra 4 pessoas, e ainda por cima, uma das 4 era o chefão – o mais poderoso. Mirio não se acovardou, mesmo sendo somente 1, ele sabia que poderia fazer a diferença, nosso herói tinha recebido um relatório contendo todas as individualidades dos vilões e as tinha estudado bem, vale muito citar as palavras de Sun Tzu:

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”

Mirio – acima de tudo, conhecia sua própria força e suas fraquezas e era alguém com um talento moldado com base nos esforço, Mirio conhecia seu adversário, isso sim é a receita para se vencer qualquer batalha, mesmo os vilões jogando sujo e atacando a própria Eri, Mirio derrotou todos, Overhaul foi tão covarde que usou a bala de apagar a individualidade para conter o Mirio, uma outra verdade temos que ter em mente, nesse mundo existem pessoas sem pudor que sempre vão jogar sujo, mas isso não deve ser motivo para agirmos igual.

Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Mirio mesmo sem a sua individualidade, lutou bravamente até perto da morte, se não fosse ele, Overhaul tinha fugido e toda a operação dos heróis tinha fracassado… Observe bem, uma só pessoa fez toda a diferença, assim como Mirio você também pode fazer a diferença onde estiver, não precisamos jogar sujo ou ser antiéticos, precisamos – na humildade e sem vaidade, sempre fazer o nosso melhor, e finalizo este post dizendo, tenha certeza, uma pessoa com brilho e com “sangue nos olhos” (Eye of The Tiger kkkk) pode fazer a diferença, sejamos nós este tipo de pessoa, e façamos a diferença – assim como o Mirio, para o bem e não “para o lado negro da força”.

Quer participar desta conversa? Comente ai…


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.