Você já ouviu falar no “Ikigai”? Entenda o que é e para que serve A palavra de origem japonesa significa, basicamente, a razão de ser ou aquilo que te motiva.

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
"Ikigai"
©Entenda o que é e para que serve

Afinal, você já ouviu falar no “Ikigai”?

É fato que os japoneses possuem inúmeras lições de vida que fazem com que pensemos melhor a respeito das escolhas que tomamos para nossas vidas e em como elas surtem efeitos futuramente, ajudando a vislumbrar tanto as consequências positivas como as negativas. Sobretudo, eles possuem muitas maneiras de transparecer estes ensinamentos, há muitos métodos envolvidos. Hoje, entenderemos como o “Ikigai” reverbera de forma positiva na vida de quem o possui e sabe como lidar com ele. Mas também veremos os declínios decorrentes do mal uso do mesmo.

"Ikigai"
©Entenda o que é e para que serve

O que te motiva a viver todos os dias?

Ao adentrarmos no “Ikigai”, a primeira pergunta que buscamos nos fazer é exatamente esta: o que me motiva a realizar as incumbências da minha vida? É uma lição de vida bem espiritual, que visa entender qual o propósito das coisas em nossas vidas. Este conceito delimita que todas as coisas inerentes à nossas vidas partem do pressuposto de que precisamos entender quem somos e porque somos, para somente assim sermos eficazes em algo de nossas vidas, ou em alguns casos, em todas as esferas de nossas vidas.

Os japoneses acreditam que todos nós carregamos o “Ikigai” em nosso interior, assim como nossa personalidade, por exemplo, que é externada por meio de nossas atitudes e fazem com que sejamos aceitos ou rejeitados, assim também como decidir se iremos conquistar algo ou repelir de nós. Todas essas coisas são construídas através do “Ikigai”.

 "Ikigai"
©Entenda o que é e para que serve

A possibilidade de mais de uma faceta dentro do “Ikigai”

Assim como o carma, que é mais conhecido aqui no ocidente, o “Ikigai” também pode partir por um mesmo rumo, afinal, recebemos aquilo que podemos ofertar. Logo, se não somos pessoas decididas ou não somos dotados de empatia, as coisas que virão como retorno serão as mesmas ou mais nefastas ainda.

Entender que o “Ikigai” serve como um modelo de vida espiritual interno, todavia não eremita, é onde inicia-se o começar do galgar de passos a patamares mais elevados. Uma vida mais saudável e feliz é resultado de como você trabalha seu “Ikigai”, o que revela a importância dela, não só na vida das pessoas, mas principalmente para o povo japonês. Mais do que um simples método, é um símbolo cultural de tradição.

"Ikigai"
©Entenda o que é e para que serve

Agora que vocês conhecem o “Ikigai”, que tal trabalharmos nele juntos, você daí e eu daqui?! O que acharam do “Ikigai”? Conheciam? Deixem nos comentários, queremos saber de vocês!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.