Artista acusa MAPPA de exploração trabalhista "O triste é que é uma quantia de dinheiro não rentável para esta profissão"

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Jujutsu Kaisen
©Jujutsu Kaisen

O episódio mais recente da segunda temporada de Jujutsu Kaisen, produzido pelos estúdios MAPPA, virou tendência pelo excelente trabalho de animação. Porém, o diretor de animação Itsuki Tsuchigami também teve algo a dizer sobre isso, criticando a empresa por não oferecer salários decentes ao pessoal de animação, mas gabando-se do reconhecimento do seu trabalho.

“Fui responsável pela animação do “Episódio 40” de Jujutsu Kaisen e grande parte da animação das chamas na batalha. Felizmente, consegui começar a trabalhar nesta edição muito antes dos outros episódios, então consegui me concentrar em muitas coisas. “Gostaria de agradecer a todos que trabalharam comigo, especialmente aqueles que me ajudaram com meu pedido de manter as sombras ao mínimo e respeitar o material original.”

MAPPA
©MAPPA

Embora o animador parecesse bastante satisfeito com o seu trabalho, a sua publicação tornou-se imediatamente uma tendência, com dezenas de milhares de utilizadores agradecendo pelo seu trabalho. Deveríamos nos sentir completamente confortáveis ​​em receber esse tipo de opinião, certo? Bem, parece que não foi o caso deste animador. Acontece que “も (@vflmsppe)” não fazia ideia de que Jujutsu Kaisen era tão relevante no mundo todo, e ficou triste ao lembrar que “deram a ele o mesmo salário como se fosse qualquer anime”:

“O número de reações sugere que se trata de uma produção em grande escala, mas ao mesmo tempo, o salário do trabalho não é especial em comparação com outros, e o triste é que é uma quantia de dinheiro não rentável para esta profissão. Esse sonho é uma merda.”

MAPPA
©MAPPA

Embora a animação do episódio mais recente de Jujutsu Kaisen tenha sido espetacular, os animadores não receberam mais salário do que receberiam não só em qualquer episódio da série, mas em qualquer outro anime. Isto atraiu uma imensa quantidade de reações no Twitter com críticas aos estudios MAPPA, destacando:

“MAPPA, é hora de realmente rever o sistema, incluindo salários e horas, ou os membros desta época não poderão retornar no futuro para outras produções futuras. Vejo todas as semanas que os animadores atribuídos aos projetos não param de reclamar nas redes sociais”.

MAPPA
©MAPPA

‘Todos na equipe de alguma forma conseguem concluir um projeto em um prazo que normalmente seria impossível de cumprir, enquanto fazem barulho, e então as pessoas acima deles só veem resultados positivos e pensam: ‘Que diabos’, então pode ser feito!”, e não consideram necessário fazer alterações. Acho que tudo começou quando aquele filme popular teve que ser produzido em apenas quatro meses…” [Referindo-se ao Jujutsu Kaisen 0]

MAPPA
©MAPPA

“Recentemente (há cerca de um ou dois anos), quando trabalhava numa empresa diferente do MAPPA, comecei a notar uma lacuna de sensibilização entre funcionários e artistas. Na época do Chainsaw Man é um pouco estranho, né? Havia muitas correções de última hora para fazer o tempo todo. Em relação ao departamento de animação, sinto que não beneficia os novatos, e eles são obrigados a trabalhar sozinhos (acho que seria uma boa ideia alguém supervisioná-los nos primeiros meses). Eu me pergunto o que acontecerá no futuro. Talvez esteja apenas ruim agora, ou assim espero.”

MAPPA
©MAPPA

“Tem-se falado muito sobre o que acontece dentro da produção de Jujutsu Kaisen, mas parece que os gestores de lá não estão tão interessados ​​na visualização dos títulos da Jump, “para melhor ou para pior”, e vêem isso como um produto comercial que sustenta a marca e a base de gerenciamento do estúdio, então não acho que isso mudará até que seus lucros sejam afetados. Os títulos anteriores do estúdio, nos quais o presidente provavelmente esteve fortemente envolvido no processo de planejamento, tendem a ser mangás shounen chamativos. Não são de forma alguma títulos que vendem bem, certo? Mas tendo em conta o rumo da empresa, não podem limitar-se a isso, por isso assumem também projetos de títulos com possibilidade de vender bem.”

MAPPA
©MAPPA

“Sobre a situação do MAPPA, mesmo antes do Jujutsu Kaisen 0, criticava-se a falta de tempo e de pessoal do MAPPA para produzir um trabalho de qualidade, mas nada mudou e penso que só vai piorar no futuro. Acho que vai piorar. Acho que uma política de mudança nem sequer foi pensada.”

MAPPA
©MAPPA

“Para ser sincero, há várias razões pelas quais não quero voltar a trabalhar com o MAPPA. Ainda me lembro de quando em um determinado anime esportivo nos pagaram apenas 1.500 ienes (10 dólares atuais) por corte/cena. Antes disso, era muito cansativo e os animadores não tinham formação alguma, por isso a cooperação com os produtores não ia bem. A motivação caiu imediatamente no local de trabalho. É claro que esta é a situação das pessoas que estão no fim da linha de produção, porque os produtores e os seus patrões são muito bem pagos e não se preocupam com nada”.

MAPPA
©MAPPA

“Foi impressionante, até agora foi o melhor episódio da série. Tudo parecia diferente no bom sentido, em comparação com o episódio anterior. Eu gostaria que todos os animadores fossem melhor pagos. E principalmente que isso fosse proporcional à qualidade do seu trabalho. É muito triste.”

“Espero que chegue o dia em que o pessoal de produção seja melhor remunerado. A indústria de anime precisa de uma revolução, espero que isso aconteça mais cedo ou mais tarde! Tsuchigami-san, muitos consideram este o melhor episódio de todo o ano e mais um triunfo da animação. Isso sempre será lembrado!”

“Gostaria que você fosse pago proporcionalmente ao impacto que causa nos fãs ao redor do mundo. Alguém que conquista bilhões de fãs ao redor do mundo deveria ganhar bastante dinheiro em resposta. Espero que você receba melhor na próxima vez!”

“Este episódio pareceu-me um ótimo trabalho e foi muito bonito de ver. ‘Grandes artistas deveriam poder exigir o salário que desejam.'”

“Acabei de ler um tópico onde explicavam o excelente trabalho que os diretores de episódios têm que fazer em comparação com outros trabalhadores da animação, mas o salário não compensa a quantidade de responsabilidades. É exatamente como você diz. Espero que as coisas melhorem no futuro.”

“Meu irmão, este foi o melhor episódio que vi este ano, você fez um ótimo trabalho. Muito obrigado por entregar um trabalho tão impressionante, mesmo sob essas condições de trabalho horríveis.”

“É uma pena que o MAPPA ganhe prestígio à custa da vontade dos artistas que querem demonstrar o seu talento. O impacto do trabalho é global, a qualidade é excelente, quem participa deve ser bem recompensado”.

“É tão perturbador que vocês que colocaram tanto trabalho e dedicação para fazer um dos melhores episódios do ano não recebam o pagamento ou o tratamento que merecem do MAPPA. Espero que da próxima vez vejamos vocês em lugares melhores e com recompensas melhores.”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.