Crescimento da indústria de anime de 2019 foi o mais lento Mesmo tendo grandes sucessos, estes não conseguiram manter o crescimento da indústria

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Industria de anime
©Industria de anime

De acordo com um artigo publicado pelo Yahoo! News Japan, o crescimento econômico da indústria de animação no país em 2019 foi o mais lento desde 2011 e, de fato, pode ser a primeira vez em vários anos que o mercado encolheu.

Sucessos e derrotas:

Embora seja possível dizer que o ano de 2019 teve produções de bastante sucesso, como por exemplo Kimetsu no Yaiba, uma série de anime que obteve uma popularidade explosiva e duradoura junto a um amplo leque de pessoas e gerações; e até mesmo o filme dirigido por Makoto Shinkai, Tenki no Ko, que foi um grande sucesso, arrecadando mais de 14 bilhões de ienes nas bilheterias, o que foi um grande apoio para a indústria.

Ainda assim, o ano de 2019 também foi repleto de tragédias, principalmente em julho de 2019, quando o trágico desastre do estúdio Kyoto Animation tirou a vida de 36 integrantes da empresa. A cultura de anime sofreu perdas irreparáveis ​​com esse incidente devido a talentos de animação insubstituíveis e materiais de produção que foram perdidos. Mesmo assim, a empresa retomou os negócios e o novo filme Violet Evergarden: The Movie, lançado em setembro, teve um excelente início, o que também é um ótimo recomeço para os estúdios.

Número de produções diminui e mercado de streaming cresce:

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação de Animação Japonesa, o número de produções de animação para a televisão em 2018 foi de 332 projetos, diminuindo pelo segundo ano consecutivo. É a primeira vez em oito anos que isso acontece. Embora os títulos tenham se mantido em alta, ultrapassando 300 produções pelo quinto ano consecutivo, também é inegável que o setor está estagnado.

Além disso, o mercado de formatos físicos (estimado em 58,7 bilhões de ienes) e que representava grande parte da receita de vendas do setor, agora foi superado pelo mercado de streaming (estimado em 59,5 bilhões de ienes). Pela primeira vez na história, o consumo de anime deixou as coisas físicas e mudou para o digital.

Os fenômenos sociais:

O ano de 2019 foi abençoado com excelentes projetos que se tornaram os mais populares do ano, com Kimetsu no Yaiba dominando essa lista. Além disso, séries populares como Go-Toubun no Hanayome e Kaguya-sama: Love is War foram transmitidas uma após a outra, e também houve algumas séries curtas com sucessos consideráveis, como Yatogame-chan Kansatsu Nikki, que agora está em sua terceira temporada.

Além disso, o filme Tenki no Ko dirigido por Makoto Shinkai teve um excelente desempenho nas bilheterias, ultrapassando 14 bilhões de ienes em ganhos.

O mercado em 2019 gerou o menor crescimento desde 2011:

O tamanho do mercado na indústria de produção de animação (com base nas vendas de 273 empresas) em 2019 era de 242,479 milhões de ienes. Desde 2011, o valor vem sendo superado ano a ano e, pelo nono ano consecutivo, foi alcançado um novo recorde nesse valor. No entanto, a taxa de crescimento foi de apenas 0,5%, a mais baixa desde 2011. Embora o crescimento tenha explodido durante a década, em 2019 ele entrou em colapso repentino.

As vendas médias por produção em 2019 foram de 899 milhões de ienes, o que é cerca de 90% do pico de 2007 (que foi de 1 bilhão de ienes) pouco antes da explosão da cultura de anime que impulsionou o mercado. Esse ganho vinha crescendo cerca de 4,2% ano a ano por quatro anos consecutivos, até que em 2016 aumentou em assombrosos 38,0%, superando o pior percentual negativo do ano no faturamento, que havia sido uma queda de 22,4%. Em termos de resultados, a relação de aumento dos lucros em 2019 foi de 52,2%, superando o de 2018 estimado em 48,8%.

Cada empresa fez questão de ter um bom número de produções de filmes de animação e longa-metragem em seu catálogo para se manter. Além disso, é geralmente aceito que os custos de produção são os mais altos do negócio, e foram feitas tentativas para definir os preços unitários com base no desempenho anterior, tanto no Japão quanto com empresas de distribuição no exterior. Algumas empresas aumentaram significativamente sua capacidade de negócios ao receber ordens de produção para projetos de grande porte de comitês envolvendo grandes empresas, levando o setor a projetar o crescimento.

No entanto, não é igual para todos os estudios, a grande maioria continua lutando contra os custos de mão de obra, pouco investimento de capital na atualização de equipamentos de trabalho e custos crescentes derivados de um aumento na subcontratação, um fator que reduziu significativamente seus lucros.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.