Entrevista com Tomohiko Ito, diretor de Sword Art Online Entrevista com Tomohiko Ito...

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic

Diretor de um dos animes de maior destaque deste ano, Tomohiko Ito deu uma entrevista para o site norte-americano ANN. Abaixo, a tradução da entrevista:

Sword Art Online (SAO) é um MMORPG. Alguma vez você já jogou um MMORPG, diretor Ito?

Sim. Pensando nisso, eu joguei com um Kirito, então eu pude, sem muito compromisso, ganhar alguns níveis.  Há centenas de pessoas ligadas a ele em tempo real, achei misterioso como as pessoas que você conheceu lá vem falar com você, mesmo que nunca tenham conhecido-o pessoalmente.  Além disso, teve um ocasião em que eu me encontrava num aperto durante a batalha e um outro personagem me deu um item de cura. Achei muito legal da parte dele, ainda mais pelo fato de eu não fazer ideia de quem era, sua idade ou sexo. Foi divertido tentar imaginar como essas pessoas eram na vida real.  Eu também fiquei satisfeito, já que fui capaz de aproveitar as descrições e sensações de um MMORPG no trabalho original. Eu gostaria de fazer bom uso disso no anime também.

Então, como você fez para retratar a aparência de um mundo MMORPG em anime?

Cenários de fantasia se enquadram muito bem em animes, e isso eu queria passar muito bem, só depois adicionar a perspectiva de que era um jogo. Contudo, eu fiquei preocupado com o aspecto virtual, se eu me preocupasse de mais com os cenários, eu acabaria perdendo a aparência de jogo e o resultado final seria mais anime de fantasia convencional. Se parecesse um mundo distante e independente, não criaria empatia suficiente com os espectadores. Então eu pensei. Se nós retratássemos ele como uma extensão do mundo real, além disso, mostrássemos a vida real e os problemas dos personagens. Isso daria mais profundidade.

Com isso em mente, que tipo de imagem que você tem para definir o mundo da Aincrad?

A ideia inicial era muito vaga. Pensei: “que tal as ruínas da América do Sul”? Eu queria desviar um pouco do caminho convencional e dar um encanto diferente ao anime, por isso descartei a ideia de usar a Europa Medieval.

Foi menos, “Devemos usar a América do Sul!” e mais “Vamos usar um local que os outros não estão usando muito”.

Eu estive lá antes em uma viagem pessoal,  logo eu pensei que poderíamos usar as fotos que eu tirei e recuperar algumas despesas da viagem (risos). Obviamente que não usamos a imagem inteira, há vários locais da Europa Ocidental que naturalmente aparecem também.

Como o autor original, Kawahara-sensei, foi envolvido com o anime?

Primeiramente, ele participou que quase todas as reuniões de roteiro. Houve momentos em que ele não podia comparecer devido a um resfriado, mas fora isso ele estava sempre conosco. Ele fez mais do que apenas responder às nossas perguntas, e nós somos muito gratos pela forma como ele se juntou a nós como membro de desenvolvimento do roteiro. Ele também decidiu muitas coisas que não apareceram na obra original, como nomes de cidades e explicações detalhadas sobre estatísticas dos equipamentos do Kirito. Ele chegou a dar nomes aos equipamentos padrões que Kirito usou quando acessou o jogo pela primeira vez (risos).  Nós ficamos muito felizes por Kawahara-san tomar a iniciativa de nos dizer todas essas coisas.

Conte-nos um pouco sobre os personagens. Primeiro,  qual foi a impressão que você teve do Kirito?

Eu estava com ciúmes de Kirito. Para ser franco, eu estava com ciúmes que ele é forte e popular com as mulheres (risos). Mas, enquanto ele sabe que tem de escapar do mundo virtual, Aincrad, ele também se sente mais em casa no mundo virtual do que na realidade. Tenho certeza de que há um monte de pessoas que compartilham desse sentimento no mundo dele, mas talvez Kirito seja o representante.

Então o que dizer da heroína, Asuna?

Asuna é uma boa mulher. Mesmo em nosso palco de evento durante Expo Anime Contents, eu disse “Asuna é uma boa mulher” na frente (Haruka) Tomatsu-san, que interpreta a personagem (risos). Ela é, basicamente, a mulher perfeita, não é? Ela é gentil, linda, ela é uma boa cozinheira e amada por seus companheiros. Geralmente, é difícil abordar esses personagens perfeitos, mas eu cresci junto com ela enquanto eu desenhei os storyboards. Surpreendentemente, ela tem seus defeitos também. Quando eu estava convencido de que Asuna era bonitinha, eu senti que muitos iriam aproveitar esse anime.

Quais foram suas impressões sobre Yoshitsugu Matsuoka-san e Haruka Tomatsu-san, que representam o papel de Kirito e Asuna?

Enquanto Kirito é introvertido e ingênuo, ele pode assumir o comando quando ele decide, mas também queria evitar que sua voz soasse muito viril ou masculina. Entre todas as pessoas que fizeram testes para o papel, Matsuoka-san se encaixou melhor na nossa imagem.

Quando ouvimos Tomatsu-san na audição, não apenas se encaixava no personagem, ela era muito boa. Eu duvido que haja muitas atrizes de sua idade que possam igualar o seu nível de habilidade. Matsuoka-san e Tomatsu-san não foram preocupação para nós, e eu não posso esperar até off-recoding começar.

Falando de Anime Expo Content, todos vocês realmente fizeram Elucidator (espada Kirito) e a exibiram?

É conveniente ter uma espada na mão como referência para a animação, por isso, nós originalmente haviamos planejado comprar uma barata. Elucidator é um pouco longa para uma espada de uma mão, mas queríamos saber como era o balançar de tal espada, e como ela se movia. Então, nosso produtor, Kashiwada-san, disse: “Então por que não fazer a coisa real?” E ele ainda falou sobre fazer a Lambentright de Asuna além da Elucidator de Kirito. Quando não temos eventos, toda a nossa equipe de animação usa elas para praticar suas habilidades com a espada (risos).

Outro trabalho original de Kawahara-sensei, Accel World, foi animado antes SAO. Você se importou muito com isso?

Importar-se demais não traria qualquer benefício, assim nós focamos todos os nossos esforços em SAO, sem dar muita atenção. Ao invés de me preocupar, eu prefiro enviar-lhes um apoio: “Vamos fazer eles se divertirem juntos!”

Por último, será que você poderia nos dizer como você se sente pelo caminho que a produção fez até o estado atual?

Temos animadores em que posso confiar, um diretor de animação de ação altamente qualificado e eu me sinto abençoado por ter a equipe que temos. Especialmente com a nossa equipe de arte. O anime tem vários mundos diferentes em sua configuração, por isso tivemos de pedir para eles uma grande quantidade de material. Mas isso é algo que o trabalho pede, e não haveria nenhum ponto para o anime se não cuidássemos bem disso. Pedimos o impossível mais do que o habitual, mas nossos diretores de arte de Bamboo corresponderam às nossas expectativas e sua qualidade é maravilhosa. Quando a arte para o nosso PV estava pronta, eu podia realmente sentir o progresso que tinha sido feito. Este é um trabalho com pessoas que são fãs desde as light novels e aqueles que se tornaram fãs quando o site foi ao ar, então estamos sob muita pressão para tentar atender a todas as expectativas. Mas vamos fazer o nosso melhor para respeitar o trabalho original, então esperamos que todos assistam a animação quando ela estiver pronta, e desfrutem do nosso trabalho duro.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.