Komi-san wa, Komyushou desu – Fãs criticaram a Netflix pelas legendas. Komi-san não pode se comunicar e a Netflix não pode traduzir...

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Komi-san wa, Komyushou desu
©Komi-san wa, Komyushou desu

A plataforma Netflix finalmente lançou a adaptação para anime do mangá escrito e ilustrado por Tomohito Oda, Komi-san wa, Komyushou desu (Komi Can’t Communicate), quinze dias após sua estreia original na televisão no Japão. O tema virou tendência nas redes sociais não só para os fãs empolgados com a estreia, mas também para os desiludidos.

Deixando de lado as oito dublagens prometidas, que provavelmente serão adicionadas no futuro, os fãs têm apontado para a já popular ‘cena do quadro-negro’, onde Shouko Komi e Hitohito Tadano têm sua primeira conversa escrevendo uma variedade de frases na sala de aula quadro-negro. Os fãs esperavam que a Netflix traduzisse as frases escritas, o que não aconteceu.

A discussão começou com a comparação publicada por @ChibiReviews entre a versão enviada por um fansub (parte superior da imagem) e a publicada pela Netflix (parte inferior da imagem). Vale ressaltar que o que foi mostrado na primeira comparação foi traduzido no Netflix, e foi mostrado enquanto Komi estava escrevendo no quadro, não no final.

Komi-san wa, Komyushou desu
©Komi-san wa, Komyushou desu / Netflix
Komi-san wa, Komyushou desu
©Komi-san wa, Komyushou desu / Netflix

Embora a cena anterior mostrada tenha sido traduzida, houve outros segmentos do episódio em que Komi e Tadano comentaram coisas menos relevantes e que não foram oficialmente traduzidas, como mostrado pelo usuário @AnimeFlyz na comparação a seguir (novamente o topo é um fansub, enquanto o inferior é o que é oferecido no Netflix). Outros fãs têm apontado que no atual player da Netflix é impossível adicionar textos desse tipo, o que definitivamente limita a liberdade de operação que têm os tradutores oficiais do projeto.

Komi-san wa, Komyushou desu / Netflix
©Komi-san wa, Komyushou desu / Netflix
Komi-san wa, Komyushou desu / Netflix
©Komi-san wa, Komyushou desu / Netflix

A série está sendo transmitida em emissoras de televisão no Japão desde o último dia 6 de outubro e seu número de episódios ainda não foi confirmado. A plataforma Netflix lança os episódios duas semanas após sua transmissão no Japão, com o título Komi-san não consegue se comunicar.

Elenco:

  • Aoi Koga  como Komi Shouko;
  • Gakuto Kajiwara  como Hitohito Tadano;
  • Rie Murakawa  como Osana Najimi;
  • Yukiyo Fujii como Agari Himiko;
  • Rina Hidaka como Ren Yamai;
  • Rumi Ookubo como Omoharu Nakanaka;
  • Noriko Hidaka como a Narradora.

Sinopse:

Em seu primeiro dia na Academia Privada Itan, Shouko Komi imediatamente recebe atenção e popularidade avassaladoras devido à sua beleza estóica e elegância refinada, razão pela qual ela é vista como uma deusa por seus colegas.

No entanto, apenas Hitohito Tadano, um aluno comum designado para sentar ao lado dela na classe, é capaz de descobrir que, por trás do que todos acreditam, Komi na verdade tem um sério problema de comunicação com os outros. Tadano decide então ajudá-la a realizar seu sonho de fazer cem amigos.

Mais sobre:

Ayumu Watanabe é responsável pela supervisão de direção, enquanto Kazuki Kawagoe (Beyblade Burst God, Beyblade Burst GT) é responsável pela direção de anime nos estúdios OLM (Pokémon, Kenpuu Denki Berserk, Utawarerumono). Deko Akao (3D Kanojo: Real Girl, Akagami no Shirayuki-hime, Hige wo Soru. Soshite Joshikousei wo Hirou, Nazo no Kanojo X) é responsável por escrever e supervisionar os roteiros.

Oda começou a publicar o mangá em maio de 2016 por meio da revista Weekly Shonen Sunday da editora Shogakukan. A obra já tem mais de 5,2 milhões de exemplares em circulação.

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.