LISTENERS: Confira a entrevista com o redator da obra Dai Sato "Então eu espero que você assista todo o caminho até o episódio final."

Matheus Henrique
(redator de noticias)
LISTENERS
©LISTENERS

O site Anime News Network entrevistou um dos criadores da série de anime LISTENERSque chegará ao fim nas próximas semanas, o escritor Dai Sato para discutir música, mecha e temas. O anime original estreou em abril e segue Echo, um garoto que pensa que está destinado a uma vida tranquila, e Mu, a garota que ele acha que está destinado a ser uma jogadora heróica. Os dois começam a viajar juntos para descobrir a verdade por trás do conflito entre os Jogadores e os Sem Orelha e recuperar as memórias de Mu.

Quando começou o processo criativo de LISTENERS?

Este projeto começou há cerca de sete anos, quando o produtor Hashimotosan e Jin-san se conheceram. Por acaso, Jin-san estava pensando em um projeto original com robôs e música. Ele gostou do anime com o qual eu estava envolvido, como Cowboy Bebop e Eureka Seven. Eles me adicionaram ao projeto (Hashimoto-san e eu estávamos trabalhando em outro projeto juntos) e, a partir daí, iniciamos a proposta do anime.

A música sempre foi central para a história? Como os temas evoluíram?

Como respondi anteriormente, o tema para o novo projeto a partir do momento em que Jin-sanHashimoto-san se conheceram eram robôs e músicas. Depois que me envolvi, começamos a detalhar os detalhes. Enquanto conversávamos sobre que tipo de música gostávamos, surgiu o assunto do rock na Inglaterra, e a partir daí começamos a construir a história.

Como você descreveria sua relação de trabalho com Jin? Você colabora simultaneamente?

Primeiro, o núcleo do projeto era a história e a música de Jin-san, então pensamos juntos sobre o cenário do mundo, a estrutura da história e a escrita real dos roteiros. Compartilhamos ideias e oferecemos feedback sobre os scripts que escrevemos, um método de trabalho que eu realmente não uso muito. Então, geralmente estávamos trabalhando juntos.

De quem foi a ideia de incluir as Irmãs Neubauten? Einsturzende Neubauten é considerado bastante obscuro!

Quando decidimos fazer do Noise um dos temas do anime, decidimos contar uma história parecida com um filme de estrada em um mundo de fantasia onde os países se baseiam em gêneros musicais. Nessa fase, pensávamos que queríamos colocar gêneros distantes de acordo com uma metodologia musical como melodia e ritmo. A partir daí, todos nós tivemos ideias juntos.

Música e mecha têm uma longa história em anime. Você vê LISTENERS continuando ou desenvolvendo esse legado?

Claro que eu faço. O produtor Hashimoto-san trabalhou em um estúdio envolvido na Macross . Eu próprio trabalhei em Macross PlusCowboy Bebop e Eureka Seven, entre outros. Eu não chegaria ao ponto de chamar isso de tradição, mas havia uma parte de mim que sabia que estava seguindo uma sucessão de alguns títulos nobres.

Até agora, LISTENERS incluiu referências a artistas de todo o mundo. Algum dos personagens refletem seus gostos musicais?

Claro, tenho sentimentos de respeito e apego aos personagens e gêneros. No que diz respeito ao meu gosto pessoal, talvez eu não escreva as pessoas que admiro como são, mas há muitas partes que as usam como motivos. Em particular, Kevin, Bilin e Denka são inspirados em artistas que eram ativos na minha juventude nas décadas de 80 e 90, e refletem meus sentimentos e inclinações.

Como você decidiu de qual época escolher músicas? Muitos dos artistas mencionados na série seriam considerados “clássicos”, com canções de sucesso de 25 anos atrás.

Por regra, não decidimos nenhuma década em particular. No entanto, para criar um cenário de fantasia onde os países se baseiam em gêneros musicais, tivemos que usar lendas e boatos que evocariam um sentimento de história. Talvez inevitavelmente, muitas partes foram extraídas dos “clássicos”.

Existe uma música que você considera importante para você ou um momento em sua vida?

Essas não são músicas que foram usadas neste anime, mas em um nível pessoal, “Rydeen“, da Yellow Music Orchestra, e “Blue Monday“, da New Order, são músicas muito importantes para mim. No período em que eu estava passando de aluno do ensino fundamental para aluno do ensino médio, elas me fizeram perceber a audição de música por si só.

Você já escreveu outras séries populares de mecha como Eureka Seven, como Echo e Mu se comparam a Renton e Eureka?

Ao criar algo, não posso compará-lo a qualquer coisa em que trabalhei antes ou a qualquer outro trabalho.

Existem muitos mistérios em torno dos Earless, mas o nome deles implica a incapacidade de apreciar a música. Como você descreveria a importância da música para o ser humano?

Se você assistir esse anime até o fim, acho que Echo e Mu vão expressar uma das respostas que os funcionários pensaram como uma equipe. Então eu espero que você assista todo o caminho até o episódio final.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.