Será que seu anime favorito ganhará uma nova temporada? Conheça um pouco mais sobre como é decidido se um anime terá uma nova temporada

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic

Muita gente se pergunta se determinado anime pode ter uma nova temporada, as vezes ficamos muito tempo sem nenhuma informação, porém observando as estatísticas e os tópicos podemos ter uma base se ele pode ou não ter mais temporadas.

Existem dois tipos de anime, os que vendem Blu-Rays e DVD’s e os que são por conta de audiência, como no caso de One Piece, Naruto, Bleach e Fairy Tail. Obviamente os animes citados também vendem Blu-Rays e DVD’s, mas o maior sustento deles é justamente a audiência nas emissoras Japonesas.(TV Tokyo, Fuji TV, TV Asahi)

© Studio Pierrot, A-1 Pictures, Toei Animation

 

Para se ter uma base se o anime ganhará uma nova temporada, geralmente analisamos a venda de Blu-Rays e DVD’s, a venda do material original, seja ele Light Novel ou Mangá, a Editora, e se a obra tem material original sobrando para ser adaptado.

Para se ter uma base melhor ainda, um anime de 12 a 13 episódios custa em média de 1 a 2 milhões de dólares, já um Split-cour de aproximadamente 22 a 25 episódios custa em média de 3 a 4 milhões de dólares. Para o anime não fracassar ele tem que vender aproximadamente 3.500 a 4.000 unidades por volume (Blu-Rays e DVD’s) o que muitas vezes não acontece, deixando assim o estúdio (MadHouse, Pierrot, Shaft, Ufotable) no prejuízo.

Caso o anime venda de 5.000 unidades para cima, o estúdio já começa a ter um certo lucro, ficando mais interessado em uma possível nova temporada, mas como nem tudo são flores, depende também da venda do material original. Geralmente quando um anime está sendo exibido ele dá um boost nas vendas do material original, isso nem sempre acontece, as vezes o aumento é muito pouco e a editora acaba deixando pra lá.

74045
© 8bit

O Anime vendeu bastante em termos de Blu-Rays e DVD’s, aumentou bastante a venda do material original e mesmo assim onde está a nova temporada?

Muitas vezes o diretor está ocupado dando atenção a outra obra, isso acontece muito, ele é contratado para dirigir outro anime, então não tem tempo  para fazer uma nova temporada daquele determinado anime. Outro motivo para isso acontecer é a falta de material original para adaptar, como no caso de Infinite Stratos, vendeu super bem em termos de Blu-Rays e DVD’s, tanto a 1° como a 2° temporada, porém cadê a 3°? A resposta é simples, falta material original para ser adaptado.

28496
© Toei Animation

 

Há também casos em que uma adaptação para anime é feita para divulgar algo, como por exemplo: Saint Seiya (Ou Cavaleiros do Zodiaco para os mais íntimos), ele foi feito para se vender “Bonecos”(Cloth Myth), mas já que o sucesso foi grande resolveram ir adaptando e fazendo novas séries, cujo a qual mais recente foi Soul of Gold.

Lembrando também que produtos licenciados como Camisetas, Canecas, Figures e etc, também são partes importantes para o futuro da obra.

Como podemos ver, são vários fatores que determinam se o seu anime favorito pode ganhar ou não uma nova temporada

Caso queiram uma análise mais aprofundada de determinado(os) animes, podem deixar nos comentários!

 

FONTE: AQUI (TABELAS), INFORMAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE ANIMES AQUI, QUER SABER MAIS SOBRE VENDAS TOTAIS? AQUI

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.