Animadora japonesa revela seus ganhos no primeiro ano Mesmo a indústria crescendo os principais trabalhadores da área ainda sofrem com baixos salários

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
animador
© Animator Dormitory Project

O Animator Dormitory Project tem um canal no YouTube onde compartilha regularmente informações sobre questões trabalhistas na indústria de anime no Japão. Em seu vídeo mais recente, ele compartilhou os ganhos de uma nova lanimadora em 2019, que foi seu primeiro ano ativa no setor. Sua renda total no ano foi de 668.000 ienes (cerca de US $ 6.000), o que equivale a um salário médio mensal de 74.000 ienes (cerca de US $ 670). De acordo com o gráfico, os ganhos mensais eram altamente inconsistentes, raramente ultrapassando algumas centenas de dólares por mês (Imagem acima).

A equipe do projeto comentou que sua renda pode até ser mais alta quando se trata de animadores no primeiro ano. Geralmente, estima-se que 50.000 ienes (cerca de US $ 450) por mês é um valor típico para o pessoal. Na verdade, estima-se que alguns possam ganhar cerca de 30.000 ienes (cerca de US $ 270) por mês.

Em janeiro de 2020, a trabalhadora ganhou 14.000 ienes (cerca de US $ 130), que se tornou seu salário mais baixo desde que se tornou animadora. Ela explicou que um dos motivos da baixa renda em janeiro foi a folga para ficar com a família, mas também porque o pagamento de grandes projetos é entregue vários meses após a entrega da obra. “Mesmo com economias, é difícil fazer face às despesas desta forma“, explica ela, “por isso os freelancers devem levar isso em conta ao decidir que tipo de trabalho fazer.”

O vídeo de investigação completo tem legendas em inglês. Lá ele detalha os detalhes do trabalho como animador, incluindo o ambiente de trabalho e algumas das técnicas necessárias para praticar o ofício.

Os animadores no primeiro ano ganham uma renda significativamente abaixo da média, mesmo entre outros jovens membros da indústria da animação. De acordo com uma pesquisa da Japan Animation Creators Association (JAniCA) em 2019, a renda média anual dos jovens de 20 a 24 anos na indústria de anime era de 1.550.000 ienes (cerca de US $ 14.000). Esse valor é um milhão de ienes abaixo da média nacional para a faixa etária, de acordo com dados da Agência Nacional de Impostos.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.