Animador revela Motivo dos Adiamentos da Aniplex COVID é só uma desculpa...

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Aniplex
©Shirobako

Já é do conhecimento geral que a produtora Aniplex é conhecida dentro da indústria de anime por impor cronogramas de produção impossíveis de se cumprir, o que leva a problemas de produção em suas séries de anime e consequentemente à suspenção destas. Problemas de produção poderiam ser evitados se a data de lançamento fosse adiada, porém, é possível que já exista um contrato assinado que exija o cumprimento dos prazos estabelecidos. De qualquer forma, os efeitos da má gestão da Aniplex são agora ainda mais sentidos dado que três das suas produções já foram suspensas (algumas por tempo indeterminado, outras por várias semanas), incluindo NieR: Automata Ver. 1.1a, Ayakashi Triangle e UniteUp.!. Será que os próximos serão Maou Gakuin no Futekigousha 2nd Season, Buddy Daddies ou Tomo-chan wa Onnanoko!, que também são produzidos pela Aniplex? Ainda não sabemos, embora existam rumores sobre a suspensão iminente do anime Demon King. No entanto, o animador Kanta Kamei fez um post no Twitter tentando explicar o que está acontecendo, e parece que a indústria de anime no Japão já está muito dependente de animadores da China, que eles terceirizam.

“Há muito tempo perguntei isso a um produtor da Aniplex: “Você poderia parar de planejar seus lançamentos para janeiro? Os feriados de Ano Novo desaceleram o processo de produção e a equipe nem consegue tocar no ano novo corretamente. Além disso, o Ano Novo chega em fevereiro na China, então a produção para”. Eu disse minha opinião, mas ele não se importou.”

E continuou explicando sobre o que acontece na China nessas datas:

“E no Ano Novo Chinês, os gerentes de empresas de produção lamentam que os animadores não aceitem trabalhar, mesmo que recebam cinco vezes o salário normal. Isso mesmo, essa é a importância da festa do Ano Novo naquele país.”

Acontece que os animadores na China se recusam a trabalhar nessas datas porque o Ano Novo Lunar, ou Ano Novo Chinês, é extremamente importante para os habitantes do gigante asiático. Eles não concordam em trabalhar nem por cinco vezes o salário normal, o que mostra o peso dessa comemoração. E como muito raramente as produções de anime são finalizadas quando a transmissão começa, o processo fica pela metade e não pode ser finalizado.

Isso atraiu opiniões em fóruns, destacando:

  • ‘A indústria de anime nunca aprende, certo?’
  • ‘É uma situação que já sabíamos que chegaríamos.’
  • ‘Mas seria estúpido não lançar séries em janeiro, é perder uma oportunidade que só aparece quatro vezes por ano.’
  • ‘E porque é que não terminam a produção antes da série que vai estrear em Janeiro? Não há nenhum planejamento real sobre isso e, no final, acaba se tornando um desastre.’
  • ‘A mesma coisa acontece há anos. Eu não acho que os produtores dão a mínima neste momento.’
  • ‘Agora eu entendo porque Lycoris Recoil foi adiado, mas eles nunca disseram.’
  • ‘Na indústria de anime não existe ‘esforço mínimo’. Você mantém seu horário e seu trabalho, mas depois eles pedem para você melhorar cada vez mais e acabam explorando você.’

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.