Animadores japoneses agora preferem trabalhar para a China por melhores salários A indústria de animes no Japão precisa mudar urgentemente....

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
animadores
©Indústria de animes

O portal japonês PRESIDENT Online publicou um artigo intitulado “A seriedade da “reversão Japão-China” nas produções de animação: “Um animador só pode obter um terço dos benefícios no Japão do que obteria na China“, em que a situação atual dos animadores japoneses e a competição entre o Japão e a China por seus talentos foram descritas. Embora o artigo seja “pago para ler”, outros portais japoneses o republicaram:

“Cada vez mais estúdios de animação japoneses estão sendo terceirizados para outras empresas na China. Rei Nakafuji, um repórter, mencionou: “De acordo com sites de ofertas de emprego na China, o salário anual dos animadores em Hangzhou é de 34.062 yuans (cerca de 520.000 ienes). Por outro lado, no Japão, mesmo uma renda mensal de 175.000 ienes é muito mais alta do que a média da indústria. A relação entre os animadores da China e do Japão foi revertida.

É um prédio em uma área residencial na cidade de Machida, em Tóquio. Peguei o elevador até o quinto andar e entrei em uma sala. Lá encontrei vários homens e mulheres usando ferramentas de desenho e um tablet eletrônico. O que estou descrevendo para vocês é um estúdio de animação chamado Colored Pencil Animation Japan. Na verdade, entre os projetos que eles estavam fazendo estavam partes de uma série chamada The King’s Avatar. Isso mesmo, Colored Pencil Animation Japan é a divisão japonesa de um estúdio de animação chinês, que foi fundado em 2018. 

Recentemente, houve um aumento no número de empresas chinesas que estabeleceram uma divisão no Japão para contratar animadores japoneses. Enquanto a popularidade do anime está aumentando na China, as restrições à distribuição de conteúdo fora do Japão estão se tornando mais severas e as pessoas começaram a parar de consumir anime na China por volta de 2018. Em resposta, as empresas de distribuição que queriam expandir seu conteúdo aceitaram passos para produzir agora suas próprias séries, em essência ‘séries chinesas com animação japonesa’.

A China Literature, subsidiária da Tencent, uma das megaempresas da China, tem investido nesse aspecto e na Colored Pencil Animation Japan, que se encarrega da animação de alguns de seus projetos. Em suma, por terem produtoras japonesas sob seu comando, esses gigantes chineses podem usar seus recursos virtualmente ilimitados para produzir animações e distribuí-las gratuitamente, competindo em pé de igualdade com a indústria japonesa.

Assim, as empresas chinesas conseguem contratar animadores japoneses, principalmente porque lhes oferecem melhores condições de trabalho neste mercado em crescimento. Daisuke Iijima, que pesquisa tendências da indústria de animação, comentou: “Para a China, cujo mercado está em expansão, há necessidade de animadores japoneses. Podendo pagar três vezes o salário que o Japão oferece, não é surpreendente que os japoneses prefiram trabalhar lá, causando uma grande fuga “.

Na verdade, há uma grande diferença entre as condições de trabalho entre as empresas chinesas e as japonesas para os artistas. As empresas na China contratam animadores contratados, e o salário dos novos contratados é de cerca de 175.000 ienes, o que é mais alto do que a média dos trabalhadores de animação no Japão. As empresas chinesas oferecem horários de trabalho flexíveis e as ocasiões em que há excesso de trabalho são compensadas com dias de folga ou pagamentos extras. A China também oferece cobertura para custos de transporte e moradia. ‘

Fumijiro Eguchi, CEO da Colored Pencil Animation Japan, disse:” Nossa prioridade é melhorar as condições de trabalho dos animadores, com o objetivo de que eles não planejem trabalhar para o Japão e reter seus talentos. ” Por trás de tudo isso está a realidade inegável: os salários dos animadores japoneses no Japão são muito baixos. A indústria da animação às vezes se orgulha de ser ‘funcional’, mas as péssimas condições de trabalho e os baixos salários revelam outra realidade.’

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.