Animadores japoneses revelam seus baixos salários Eles têm recebido menos a cada ano!

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Animadores japoneses
© Anime

A hashtag #AnimationPaidMe se tornou viral nesta semana quando os animadores revelaram publicamente seus ganhos por meio dela para chamar a atenção para as disparidades salariais do setor.

O movimento começou como uma inspiração das hashtags #PublishingPaidMe e #GameDevPaidMe, que focavam nas diferenças salariais entre as pessoas pretas e brancas que viviam nos Estados Unidos, na sequência do movimento Black Lives Matter. A partir daí, o #AnimationPaidMe se tornou uma tendência global e um meio pelo qual os animadores que trabalham no Japão compartilharam seus ganhos, revelando as diferenças marcantes nos salários dos animadores em todos os países.

Um animador revelou que em 2018 ganhava um total de US $ 51.000 por mês e decidiu renunciar como animador devido aos baixos salários. O animador esclareceu em uma resposta que esses ganhos foram calculados antes dos impostos e não incluem despesas de seguro.

Outro animador revelou que, para uma cena principal, é pago de US $ 20 a US $ 40, enquanto que para uma sequência de animação é de US $ 20 a US $ 25. O salário mensal é de 700 a 14.000 dólares, tendo a oportunidade de ganhar anualmente de 10.000 a 23.000 dólares.

Artistas das Filipinas também falaram sobre os valores que estão ganhando trabalhando em empresas japonesas e não japonesas. Revelando que eles também sofrem com baixos salários.

As taxas citadas por artistas americanos e canadenses que usam a hashtag tendem a variar dependendo se pertencerem a um sindicato ou não, entre outros fatores, embora seja notável que mesmo os números mais baixos não cheguem perto dos números apresentados pelos animadores de Ásia.

De acordo com uma pesquisa de 2019 realizada pela Japan Animation Creators Association (JAniCA), a renda média anual da indústria é de 4.410.000 ienes (US $ 40.000), embora a média para animadores intermediários seja de apenas 1.250.000 ienes (US $ 11.400). Jovens entre 20 e 24 anos relataram que ganhavam 1.550.000 ienes (US $ 14.000) por ano, 1 milhão de ienes a menos que a média nacional para a faixa etária, segundo dados da Agência Nacional de Impostos.

Lembrando que, para nós brasileiros, um salário de Us $ 1.000 ou mais por mês pode representar uma grande quantia, porém em um país como o Japão, onde o custo de vida é muito mais alto, este valor é irrelevante para eles.

Fonte: Aqui!

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

2
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
AnduinPedro Luís Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Fonte: Aqui! Fonte […]

Pedro Luís
Visitante
Pedro Luís

Isso é péssimo, pois pode ser um indicativo não muito promissor para a indústria de animes futuramente. O que é péssimo para nós tambem :/

Anduin
Visitante
Anduin

bem que vocês poderiam traduzir o que está escrito nos tweets para facilitar o entendimento das pessoas

trackback

[…] início deste mês, os animadores de todo o mundo falaram sobre seus baixos salários usando a hashtag #AnimationPaidMe, revelando disparidades globais de renda, especialmente na […]