Animadores na China recebem quase três vezes mais do que no Japão 'Não acho que falte dinheiro, o que acontece é que é distribuído para poucos.'

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
China
©SPY x FAMILY

Um programa de televisão no Japão revelou que o salário médio anual de um animador chinês é de cerca de 5,2 milhões de ienes (cerca de 40,89 mil dólares americanos), valor 2,7 vezes superior ao de um animador japonês, que ganha cerca de 1,9 milhões de ienes (cerca de 14,90 mil dólares americanos) por ano. Esta estatística, revelada pelo usuário do Twitter “こぼ (@rurikoat)”, imediatamente se tornou viral.

China
© China

Como o fato de os animadores japoneses serem mal pagos não é segredo, a maioria dos comentários concordou com o que foi mencionado no post. Além disso, Jun Arai (Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Sword Art Online, Tengen Toppa Gurren Lagann), um animador veterano da indústria, também contou que enfrentou uma diferença salarial semelhante enquanto trabalhava em um projeto de animação na China. Sua postagem no Twitter escreveu:

“As empresas de animação chinesas realmente pagam mais do que as japonesas. No ano passado, quando me pediram para supervisionar a produção de uma animação para uma grande empresa de animação chinesa, o preço foi até 100 vezes maior que o do mercado japonês.”

No entanto, alguns comentários também apontaram que, embora os animadores chineses sejam bem pagos, muitos deles ainda decidem emigrar para o Japão para trabalhar. Jun Arai explicou que, embora a China tenha conquistado recentemente um lugar no mundo da animação, muitos animadores estão curiosos para aprender a fazer animação japonesa de alta qualidade. Eles vêm na esperança de aprender as técnicas ou trabalhar em seu anime favorito da infância.

“A razão pela qual os animadores chineses decidem trabalhar no Japão por um salário muito menor é a chamada “aquisição de experiência”. Eles sabem que é um salário miserável, mas vêm estudar como fazer animação japonesa de alta qualidade. Ou eles querem participar de seu anime japonês favorito que assistiram quando crianças.”

Claro, nos fóruns de comentários no Japão você também pode ler opiniões como:

  • ‘Naturalmente, a crítica não deveria ser ‘por que a China paga tanto?’, mas ‘por que o Japão paga tão pouco?’ Maldito ganancioso.’
  • ‘Se você conseguir um emprego para mim no Japão, seria ótimo.’
  • “Por que você decidiu trabalhar no Japão? A resposta é muito embelezada, tudo o que eles vêm fazer é roubar as técnicas.”
  • ‘E se a indústria de anime realmente se esforçar para resolver essas falhas? Não acho que falte dinheiro, o que acontece é que é distribuído para poucos.’
  • ‘Espero que mais e mais pessoas se retirem e que a indústria de animação japonesa possa resolver esse problema.’
  • “Por que a animação é mais bem paga na China? Eu pensei sobre por que a indústria de animação japonesa está estruturada de tal forma que só pode funcionar com vínculos com editoras e emissoras de TV, etc, e me perguntei novamente por que isso acontece. Eu pensei em jogos e coisas do tipo, onde cada um é seu próprio criador, e talvez seja isso que acontece na animação na China.”
  • ‘Se é dezenas de vezes mais, por que eles não se concentram em empregos chineses em vez de japoneses?’

Fonte: Aqui!

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.