Anime e idols são os ‘mercados otaku’ mais afetados pela pandemia COVID-19 no Japão As duas indústrias devem demorar um pouco mais para se recuperarem

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Animes
©Love Live

O portal Yahoo! News Japan compartilhou um artigo mencionando um relatório do Yano Research Institute sobre o impacto econômico da pandemia COVID-19 nos diferentes ‘mercados otaku’ no Japão, observando que os mercados de figures e armas de brinquedo tiveram um crescimento, enquanto os de anime e ídolos foram afetados.

O mercado otaku foi dividido entre o boom e o colapso devido à propagação da pandemia COVID-19, com quatro mercados apresentando bom desempenho: modelos de plástico, figuras, modelos de ferrovias (incluindo dioramas e outros produtos periféricos) e armas de brinquedo, de acordo com um relatório do Yano Research Institute. Nove mercados acabaram encolhendo este ano, incluindo ‘Idols’ e ‘Anime’.

(O termo ‘Otaku’ no texto é usado no contexto japonês, onde qualquer atividade de colecionismo é considerada otaku e não fica somente nos animes e mangás)

“A expansão dos quatro mercados no ano fiscal de 2020 foi impulsionada pela ‘baixa demanda’, já que as pessoas passaram mais tempo em casa devido à necessidade de evitar sair de casa após a propagação da pandemia COVID-19. Além dos usuários atuais, cada vez mais pessoas estão escolhendo modelos de plástico como uma nova forma de diversão. A demanda também aumentou como uma ferramenta de comunicação entre pais e filhos. Os números foram impulsionados pelo aumento das compras online dos usuários e pelo efeito de títulos populares como o anime ‘Kimetsu no Yaiba’.”

“No campo dos modelos de ferrovias, as vendas de material rodante padrão, produtos de material rodante e produtos periféricos têm sido fortes, e os usuários existentes estão particularmente interessados ​​em comprar mais trilhos, produtos relacionados ao som e produtos para kits de modelos e dioramas. Embora o número de pessoas que saem para jogar jogos de sobrevivência tenha diminuído, o número de pessoas que gostam de cuidar e personalizar suas armas de brinquedo em casa aumentou. As vendas de armas de brinquedo e peças periféricas para manutenção foram fortes.'”

“Por outro lado, o mercado de animação e o mercado de ídolos, as duas principais áreas do otaku, deverão permanecer em uma situação difícil no ano fiscal de 2021, afetado pela pandemia COVID-19. Isso porque o mercado de animação continua sendo afetado pelo baixo crescimento da receita de bilheteria devido a restrições no número de visitantes de cinemas e outras salas, além de postergação e cancelamento de eventos relacionados a produções cinematográficas. Embora o número de produções de animação para televisão deva aumentar em relação ao ano anterior, ‘não se espera uma recuperação significativa do mercado’, segundo o relatório do instituto.

“Em relação ao mercado de idols, menciona-se que“ a recuperação do tamanho do mercado é limitada ”, uma vez que as atividades presenciais das idols ainda não voltaram ao mesmo patamar anterior à pandemia do COVID-19. Como resultado, o instituto prevê que o mercado de animação em 2021 crescerá 1,8% anual até os 280 bilhões de ienes com base nas vendas de empresas de produção de animação, e que o mercado de idols se recuperará uns 7,1% anual até os 150 bilhões ienes com base no consumo do usuário.

“No entanto, a popularidade internacional das obras de animação japonesas é alta. Plataformas de vídeo estrangeiras como Netflix, China’s Tencent e Bilibili têm mostrado interesse crescente, e tem havido uma série de contratos diretos e acordos de distribuição exclusiva, bem como movimentos para fornecer capital e estabelecer estúdios de produção no Japão. “Espera-se que o negócio de distribuição de vídeo se expanda tanto no mercado interno quanto no internacional”, menciona o relatório, já que o número de usuários de serviços de distribuição de vídeo está aumentando a uma taxa acelerada devido ao isolamento da pandemia de COVID-19.”

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.